07/11/2023 às 13h52min - Atualizada em 07/11/2023 às 20h05min

Segurança Psicológica, embora recomendada pelo IBGC, ainda enfrenta barreiras nas lideranças corporativas

Instituto Internacional de Segurança Psicológica debate e esclarece o tema no evento HSM + em São Paulo

Luciana Santos Tardioli
https://segurancapsicologica.com/
Divulgação - IISP
O primeiro estudo sobre segurança psicológica realizado no Brasil data do ano passado e revela que um dos principais desafios para que o conceito saia da teoria para a prática é a desconfiança de grande parte da liderança sobre os reais benefícios para profissionais e empresas. “Ouvimos 341 profissionais de todo o país, líderes representantes de diversos setores da iniciativa privada, e essa desconfiança em relação ao tema apareceu em quase 10% das opiniões coletadas”, diz Patricia Ansarah, psicóloga organizacional, mentora executiva e cofundadora do Instituto Internacional de Segurança Psicológica (IISP), único órgão no Brasil autorizado a aplicar o método de certificação internacional em Segurança Psicológica de times.

Segundo Patrícia, essa percepção é um sinal de alerta para a agenda ESG, dentro do pilar de governança. A governança corporativa é um sistema formado por regras, estruturas, processos e valores que regem as iniciativas da empresa e procuram zelar pelo seu desenvolvimento ético e sustentável. “Mas é, antes de tudo, um sistema formado não por tecnologias inovadoras, mas por pessoas, ou seja, lideranças com diferentes atribuições que precisam estar motivadas para exercer seu papel, envolver o time e também acompanhar a conduta do outro. É um sistema autorregulado que, portanto, precisa de espaço para que todos se sintam seguros o suficiente para exporem ideias, iniciativas, desconfortos e inclusive irregularidades, de forma madura e sem medo de represálias”, diz Patrícia.

O resultado da pesquisa do IISP preocupa porque vai de encontro a isso. Segue na mão contrária também das medidas que o próprio Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) recomenda a líderes e CEOs. São diretrizes apoiadas nos seis principais pilares da governança - (1) ética e integridade; (2) diversidade e inclusão; (3) ambiental e social; (4) inovação e transformação; (5) transparência e prestação de contas; e (6) conselhos do futuro – dentre as quais a segurança psicológica é explicitada na recomendação de número 14 da agenda: “Criar um ambiente de confiança e segurança psicológica para que as pessoas possam divergir entre si, reportar erros e irregularidades, manifestar dúvidas e preocupações e oferecer suas contribuições abertamente”.

“É uma recomendação explícita porque com segurança psicológica, rotas são mais rapidamente corrigidas, riscos são melhor identificados e geridos, talentos são desenvolvidos e retidos, e a empresa ganha competitividade”, diz Patrícia.
A segurança psicológica traduz o ambiente corporativo no qual profissionais se sentem seguros o suficiente para serem quem são, dizerem o que pensam. Embora o conceito seja relativamente novo no Brasil, há estudos que comprovam que a segurança psicológica é condição essencial aos times de alta performance sustentável. “E na agenda ESG, uma governança fundamentada em segurança psicológica é essencial ao sucesso de qualquer inovação ou projeto de impacto socioambiental positivo. Sem ela, nada vai para frente”, diz.
Um destes estudos é o Projeto Aristóteles, conduzido internamente pelo Google, com o objetivo de descobrir fatores que desenvolvem times de melhor performance dentro de uma mesma cultura organizacional.  O projeto revelou que as melhores equipes não têm como padrão a combinação dos melhores talentos individuais trabalhando juntos. Não é o fator “quem” que faz a diferença, e sim como o time trabalha reunido. O projeto elencou os cinco padrões essenciais presentes em times de alta performance, e a segurança psicológica foi o primeiro deles, seguido de confiabilidade, clareza, significado e impacto do trabalho.
Para esclarecer o conceito da segurança psicológica a lideranças de RH e gestão de pessoas, como implementá-lo, seus reais benefícios e debatê-lo também sob a perspectiva ESG, o IISP participará da edição 2023 do evento HSM +, principal evento de gestão e inovação da América Latina, que acontecerá em São Paulo nos dias 28 e 29 de novembro. O painel, conduzido por Patrícia e intitulado "Conectando Inteligências por meio da Segurança Psicológica na prática", quer aproximar os profissionais da segurança psicológica e seus ganhos. “É também uma resposta ao que o nosso levantamento feito no ano passado trouxe”.
O IISP também terá um estande no evento, onde será possível conhecer mais sobre os programas do instituto e a certificação de times em segurança psicológica. 
Para mais informações sobre o IISP, acesse: https://segurancapsicologica.com/ 
E para mais informações sobre o evento, acesse: https://hsmmais.com.br/

Serviço: 
HSM+ 
Para programação completa e inscrições, acesse: https://hsmmais.com.br/
28 e 29 de novembro de 2023
Transamérica expo center 

Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387
Santo Amaro, São Paulo – SP

Mais informações sobre o IISP: https://segurancapsicologica.com/




Mais informações para a imprensa:
Elabore Estratégia
Luciana Santos Tardioli – [email protected] / 11 97350-6928
Vanessa Costa Santos – [email protected] / 11 98584-1072
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp