07/11/2023 às 02h03min - Atualizada em 07/11/2023 às 02h03min

Barriga e Juca Pato

Do Cafofo do Dezena: Crônica Viva

Esta minha barriga imarcescível não me atrai bons olhares quando estou de perfil. Brincadeira de bola, aceito com o sorriso amarelo. Voltando das férias, depois de passar alguns dias pelos Lençóis Maranhenses, ela me pareceu maior. Olho no espelho, porta de elevador, hotel em Umuarama, o amigo ao lado, que também carrega a sua, disse-me que era um defeito do espelho. Como no circo... não, como nos parques. Hoje não existem mais jogos de espelhos nos parques. Parece-me que nem parques. Quem é capaz de dizer: aqui na minha cidade tem um com pipoca, algodão doce, pescaria, tiro ao alvo, mulher com barba, homem gorila etc. Saudosismo? Pode ser.
Mas, vamos falar do Juca Pato. No momento em que você lê a crônica, eu e o Sibila estamos na estrada. Longas dez horas pelo caminho de volta. Valeu a pena. A entrega da mais tradicional láurea da UBE – União Brasileira de Escritores, pela primeira vez, a uma escritora negra, Conceição Evaristo, foi emocionante. No ano de 2022, o ganhador foi o Padre Júlio Lancellotti que, conforme o costume, deveria entregar o prêmio para o ganhador do ano seguinte. O padre não pôde, afinal, fizemos a cerimônia na FLITABIRA – Feira Literária de Itabira, terra de Drummond, e para ele é complicadíssimo se ausentar. Os moradores das ruas, os desvalidos e abandonados de São Paulo, necessitam atenção. Para vocês verem como o Juca Pato busca boas mãos. Mas, gravou uma mensagem que transmitimos no momento. Poderia dar uma pitada e contar de como fomos à paróquia pedir para que gravasse. Marcado o dia, combinamos o horário, levamos o troféu, fizemos o trabalho e fomos embora. Depois, a mensagem do encarregado pela filmagem dizendo que houvera um problema técnico e teríamos de refazer. Que barranco! Um dia conto.
Bom, preciso parar de escrever. O Sibila, que cochilava ao meu lado, acordou e quer experimentar um torresmo e tomar café. Aconselharam-nos a comer aquele ovo cozido que todo bar decente de Minas tem em sua vitrine. No primeiro posto, paro e, à tardinha, depois de mais esse gol de placa da UBE, chegaremos a São Paulo.
 
Fernando Dezena é escritor. Membro da Academia de Letras de São João da Boa Vista, SP, diretor da UBE – União Brasileira de Escritores e Curador Literário do Espaço Cultural da Boca do Leão.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp