06/11/2023 às 09h27min - Atualizada em 07/11/2023 às 00h09min

Premiação do +Admirados reconhece talentos do jornalismo negro

Cerimônia que reconhece os jornalistas negros e negras da imprensa brasileira irá contar com homenagens e apresentações artísticas em celebração à diversidade na mídia

SI Comunicação
Divulgação
 

No próximo dia 13 de novembro, acontecerá a premiação dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, que promete marcar o cenário jornalístico com a revelação dos eleitos de todo o país, homenagens e performances especiais.

O evento contará com a presença do poeta Slam Akins Kintê (@akinskinte) e da renomada grafiteira Sheila Raiana (@artsheilaraiana), que vão proporcionar aos convidados performances especiais em um tributo à diversidade e à luta antirracista. Para Akins, participar da celebração é muito importante, visto que o jornalismo e a literatura sempre andaram juntos. “Quando nós pesquisamos a imprensa negra, grandes poetas tiveram suas obras publicadas nestes veículos de informação, então para mim é uma grande honra estar presente nesse dia”, diz ele.

Sheila Raiana explica que para ela é uma honra contribuir artisticamente em uma festa que premia profissionais pretos, pois enquanto mulher preta e artista, sabe das dificuldades de conseguir seu espaço em ambientes que na sua grande maioria são majoritariamente ocupados por pessoas brancas. “A minha arte é uma extensão de mim, dos meus e do que gostaria de ver nas telas. Minha arte é a grande vontade de fazer a gente presente como protagonista. Minha expressão artística vem muito disso, de querer fazer pertencente, de mostrar o protagonismo preto, de me mostrar e mostrar os meus acima de tudo”, conclui.

Rosenildo Ferreira, fundador e editor-chefe do site 1 Papo Reto, um dos idealizadores do +Admirados e da cerimônia de premiação, explica que a festa foi desenhada a partir de um olhar que contemplasse a diversidade, além de valorizar a contribuição da comunidade afro-brasileira em diversos campos. “A partir daí, fomos em busca de elementos que pudessem concretizar nosso desejo de fazer uma cerimônia marcante, do ponto de vista institucional, e emblemática, no contexto das celebrações do Mês da Consciência Negra. E nada melhor do que a arte para resumir tudo isso. 

A opção pelo SLAM e pelo grafite partiram do pressuposto da importância dessas duas vertentes artísticas como veículos de informação e propagação de ideias. Afinal, cabe à arte, especialmente à pintura e à literatura, sintetizar o espírito do tempo", explica. Ele completa dizendo que a curadoria dos artistas teve como ponto de partida a qualidade de seu trabalho, sua adesão ao tema comunicação-sociedade-diversidade-informação e o fato de não estarem, ainda, no mainstream. Segundo ele, sempre foi importante buscar amplificar novas vozes de talentos periféricos.
 

O prêmio
A iniciativa inédita no Brasil, surgiu a partir de inquietações antigas de seus realizadores e de uma costura inédita do Jornalistas&Cia, compondo um quarteto editorial, com as participações estratégicas de 1 Papo Reto, Neo Mondo e Rede JP de Jornalistas pela diversidade na comunicação, representando um marco na promoção da inclusão e da luta antirracista no campo da comunicação. Motivados pela necessidade de promover a inclusão, enfrentar o preconceito racial e dar voz às comunidades marginalizadas, os organizadores lançaram essa premiação. 

A indicação dos profissionais ocorreu nos meses de setembro e outubro, com intensa movimentação nas redes sociais e uma votação popular expressiva em dois turnos para eleger os principais jornalistas negros e negras, bem como veículos de comunicação com destaque na cobertura de pautas raciais. 

No evento de premiação, que revelará os vencedores nas categorias "TOP 10 +Admirados Jornalistas", os vencedores regionais, o campeão da categoria Imagem Foto/Vídeo e os vencedores das categorias Veículo Geral e Veículo Liderado por Jornalistas Negros, também estão previstas homenagens especiais. Os Decana e Decano do Jornalismo serão agraciados com o Troféu Luiz Gama, a Revelação do Ano receberá o Troféu Tim Lopes, e a Personalidade do Ano será honrada com o Troféu Glória Maria.

O evento conta com o patrocínio de Bayer, Unilever e DOW, apoio de Latam e Embaixada e Consulados dos Estados Unidos; e apoio institucional de ABI, Conajira/Fenaj, Redemar e Unibes Cultural. Para garantir que o público tenha a oportunidade de acompanhar a entrega dos prêmios, a cerimônia será transmitida ao vivo no canal Portal dos Jornalistas no YouTube. Quem não quiser perder nenhum momento da comemoração, pode ativar as notificações do canal.

 

Serviço

Data: 13 de novembro de 2023

Horário: 18h

Link da Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=FLhu5Ob4xNA
 

Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras 

O Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira é uma iniciativa inédita que reconhece e celebra jornalistas negros e negras, assim como veículos de comunicação que se destacam na cobertura de pautas raciais e na luta antirracista. Promovido por Jornalistas&Cia, Neo Mondo, 1 Papo Reto e a Rede JP de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação, o prêmio destaca a excelência no jornalismo e promove a diversidade e inclusão nas redações, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.

 


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp