06/11/2023 às 09h36min - Atualizada em 07/11/2023 às 00h09min

Crianças brasileiras participam de encontro com o Papa Francisco em Roma 

Convocado pelo próprio Papa, a proposta do encontro é “manifestar o sonho de todos nós: voltar a ter sentimentos puros como as crianças

REPAM - Brasil
Comissão para a Amazônia da CNBB

 

“Aprendamos com as crianças” é o evento organizado pelo Dicastério para a Cultura e a Educação que reunirá, nesta segunda-feira (6), mais de seis mil crianças de todo o mundo para um encontro com o Papa Francisco. Do Brasil, 8 crianças participam da atividade e estão sendo acompanhadas pela secretária executiva da Rede Eclesial Pan-Amazônica REPAM-Brasil, Ir. Maria Irene Lopes, e pelo assessor de imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Arnaldo Rodrigues. 

Convocado pelo próprio Papa no início de outubro, a proposta do encontro é “manifestar o sonho de todos nós: voltar a ter sentimentos puros como as crianças. Porque aquele que é puro como uma criança pertence ao Reino de Deus. As crianças nos ensinam a clareza dos relacionamentos, o acolhimento espontâneo de estranhos e o respeito por toda a Criação. Queridas crianças e todos vocês, estou esperando para aprender com vocês também”, afirmou Francisco.  

A delegação brasileira para o encontro com o Papa são das cidades de Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e de Belém (PA). Acompanhadas pelos pais, as crianças ainda prepararam uma apresentação para ser realizada no evento, quando os países, na programação, terão oportunidade de partilhar algumas experiências locais.  

Para Édina dos Santos, mãe de duas meninas mineiras que seguem para Roma na delegação, o encontro é uma oportunidade ímpar na vida das crianças de um encontro com Francisco. “Além de tudo, demonstra a sensibilidade do papa em ouvir as crianças e estar com elas num gesto de se colocar em atitude de aprendizado”, concluiu Édina.  

Ir. Maria Irene Lopes, secretária executiva da REPAM-Brasil, que acompanha a delegação brasileira, o momento proporcionado pelo Papa com as crianças segue na dinâmica do pontificado de Francisco de se colocar em atitude de escuta. “Após o Sínodo da Sinodalidade o Papa realizar um encontro dessa magnitude revela o quanto a Igreja tem estado aberta para ouvir e estar junto com o povo, especialmente ao lado das vozes antes não ouvidas e que têm muito a nos dizer, seja no Sínodo para a Amazônia, e, agora, num encontro com as crianças”, afirmou a religiosa. 

 

Sobre a REPAM –Brasil  

A Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM-Brasil constitui um serviço da Igreja no Brasil para os povos da Amazônia. É um esforço da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), das Igrejas Particulares (dioceses e prelazias), paróquias, comunidades, organizações sociais, cooperadores nacionais e internacionais para a defesa dos direitos humanos de mulheres e homens, ribeirinhos, indígenas, quilombolas, extrativistas, pescadores, e tantas outras expressões e trajetórias de vida emersas na Amazônia. 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp