03/11/2023 às 08h45min - Atualizada em 07/11/2023 às 00h02min

Como a meditação pode te ajudar a lidar com o luto

Especialista explica como a prática auxilia no controle e gerenciamento dos próprios sentimentos, além de despertar o amor próprio e da gratidão

Comunicação Conectada
Banco de imagem canva

O luto é um sentimento complexo que pode ser refletido de maneiras diferentes em cada pessoa. No geral, porém, ele envolve emoções profundamente dolorosas e difíceis de lidar. Muitos se enganam em limitar o luto à perda de alguém, visto que ele pode ser despertado frente a grandes mudanças na nossa vida — seja a perda de alguém, de algo ou de um futuro que não vai acontecer mais.

Segundo Gabriela Frantz, especialista em meditação e formada em terapia quântica com mais de 30 cursos voltados à área, durante esse processo, é importante entender tais sentimentos e não suprimi-los. “Saber lidar com as emoções é um desafio. Talvez um dos maiores desafios que temos que enfrentar como seres humanos”, ressalta.

A especialista reforça o papel da meditação como ferramenta para olhar para o seu interior e organizar as emoções. “Lidar com o luto não é fingir que esse sentimento não está ali, não é abafar as nossas emoções, mas sim olhar para elas com consciência e saber medir o peso que elas têm”, reforça Gabi.

 

Como a meditação pode ajudar a lidar com o luto?

Segundo Frantz, criar uma rotina de meditação para a fase de luto é uma ótima opção para enfrentar esse momento tão difícil. “A prática é uma forma de transformar as emoções negativas, geradas pela perda, em bons sentimentos, como a gratidão e a resiliência”, destaca.

Além disso, através da cultivação do amor próprio, a meditação auxilia na cura do coração, visto que muitas pessoas podem estar lidando com uma dependência emocional do que foi perdido. “É preciso acordar sua luz, não permitindo que a perda de uma pessoa querida te leve para lugares escuros, de tristeza e saudades.”

Ela reforça a importância de sentir saudades e não oprimir nenhum tipo de sentimento, mas do papel da meditação em controlá-los, para que não tomem conta de sua mente por completo. “Tem que sentir o luto, deve-se saber que vai sentir saudades, mas é importante que isso não tome grandes proporções no seu mundo interno”, reforça a especialista.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp