06/11/2023 às 12h01min - Atualizada em 06/11/2023 às 20h09min

Descobrindo o caminho interior: A busca pelo autoconhecimento e transformação pessoal

Eliane Borges, professora universitária e autora de ‘Na Fresta Entre Os Mundos’ aborda espiritualidade, autoconhecimento e desenvolvimento nas relações pessoais e sociais em seu primeiro romance.

Alex Yan da Costa Mendes
Assessoria de imprensa da autora
Arquivo pessoal

Pesquisas sobre espiritualidade e práticas religiosas são realizadas por grandes centros médicos, institutos e universidades em todo o mundo. No entanto, há bem pouco tempo, os centros de pesquisa passaram a estudar o quanto a espiritualidade (sem necessariamente estar vinculada com a religiosidade) pode auxiliar na cura de doenças físicas e psíquicas de pacientes ou agravar a partir de sentimentos ruins ou pensamentos negativos como a raiva, o rancor, orgulho ou o medo, por exemplo. 

A SBC, Sociedade Brasileira de Cardiologia e o Instituto de Psiquiatria da USP começaram a investigar mais de perto as diversas expressões da espiritualidade e o seu impacto na saúde e no bem-estar, assim como Stanford e Columbia, nos Estados Unidos, Universidade de Munique, na Alemanha e a Royal College of Psychiatrists, no Reino Unido, possuem programas e centros de estudos exclusivos para tratarem desta temática. Vale ressaltar que essas investigações não combinam espiritualidade e religião, que possuem significados diferentes. Na teoria, uma pessoa religiosa é espiritualizada, contudo, alguém espiritualizado não é necessariamente seguidor de uma religião, nem mesmo precisa acreditar em Deus. 

Sendo assim, a espiritualidade estaria ligada a uma busca pessoal de propósito de vida. Há uma transcendência que envolve relações dos mais diversos âmbitos como familiares, relacionamentos românticos, sociais, de trabalho, entre outros. Não obstante, o SUS - Sistema Único de Saúde, incluiu a espiritualidade como parte integrante dos tratamentos oferecidos pela rede pública de saúde. Segundo o último levantamento feito pelo Ministério da Saúde, apenas no SUS, os atendimentos em terapias integrativas e complementares aumentaram de 217 mil, em 2008, para 2,1 milhões, em 2016.

 

 Autoconhecimento é principal motivo de quem procura por terapia, diz pesquisa:

A espiritualidade envolve um trabalho individual e subjetivo em cada indivíduo onde é estimulado a desenvolver sentimentos e pensamentos sobre o perdão, a gratidão, solidariedade, compaixão, humildade, paciência, confiança, otimismo, entre outras atitudes positivas. O autoconhecimento é uma investigação de si mesmo, ou seja, uma pessoa desenvolve a autoconsciência da sua imagem e, portanto, se trata de uma busca que leve o sujeito a se transformar em um ser humano melhor no que tange a sentimentos destrutivos como a raiva, rancor, orgulho, medo, ódio e egoísmo, por exemplo.

Um caminho que algumas pessoas encontram para obter esse conhecimento sobre si é a terapia ou a análise. Recente pesquisa da Zenklub, divulgada à VOCÊ RH, no começo deste ano (2023) levantou, em sua plataforma, mais de 500 mil sessões realizadas entre janeiro de 2021 a julho de 2022. O resultado foi que 15% dos usuários citaram sentirem-se motivados por terapia para buscar autoconhecimento.

 

Arte, Literatura e Cultura transmitem sentimentos para o desenvolvimento pessoal: 

Outras pessoas conseguem encontrar formas diferentes de lidar com o autoconhecimento. Muitos se inspiram na leitura, na música, nas artes em geral a fim de construírem sentimentos mais altruístas e positivos, desestressar e diminuir a ansiedade. O caminho varia muito de pessoa para pessoa. 

A literatura desperta para a compreensão do mundo. Além de ser uma ferramenta de conhecimento, a leitura pode ajudar na elaboração de projetos de vida, desenvolver mais compreensão acerca das relações sociais e também dos próprios desejos e sensações. De acordo com a escritora e professora universitária Eliane Borges: “ler significa ter interesse pela vida, conhecer outras formas de mundo, lidar com as alegrias, aflições e inseguranças. É uma ótima forma de trabalhar os sentimentos, encontrar respostas e criar momentos para se fazer indagações sobre o que a gente sente”.

Autora do romance “Na Fresta Entre Os Mundos”, Eliane Borges vive e trabalha em Juiz de Fora, Minas Gerais, como professora universitária. Seus estudos, que chegaram ao doutorado, são focados em Ciências Sociais, Fotografia e Cinema Antropológico e Infância. Sua obra traz assuntos importantes como a espiritualidade, autoconhecimento e relações sociais, trazendo conceitos importantes para pensarmos sobre cultura e respeito às diferenças.

 

“Na Fresta Entre Os Mundos” toma como cenário os anos 1980 e traz uma protagonista aventureira, que reflete sobre o mundo a partir da natureza e saberes ancestrais: 

A obra é o romance de estreia da autora e traz uma envolvente história de autodescoberta, conexão com a natureza e transformação pessoal. Ambientado nos anos 1980, o livro segue a jornada de Luísa, uma jovem antropóloga brasileira em busca de seu caminho profissional e de si mesma. 

Luísa decide embarcar em uma aventura no exterior, como parte do seu doutorado. O destino escolhido é uma tribo indígena localizada no deserto do estado do Novo México, nos Estados Unidos, onde ela vai fazer pesquisa de campo, juntamente com seu professor Fernando, e seu colega de universidade, Mateus. Lá, a protagonista tem a oportunidade de mergulhar em um projeto antropológico e se conectar com saberes ancestrais que a levam a refletir sobre a vida, as relações humanas e o nosso relacionamento com o Planeta. 

Inspirada nas obras do escritor e antropólogo Carlos Castañeda, Luísa se vê imersa em um ambiente que, por vezes, beira o onírico. Conflitos, dúvidas e dores permeiam a jornada dos personagens, mas também são catalisadores de transformação e cura espiritual. Através dessas experiências, eles são levados a uma compreensão mais profunda de suas trajetórias e identidades, encontrando uma nova perspectiva de vida, mais leve e luminosa.

"Na Fresta entre Os Mundos" é um convite para os leitores embarcarem em uma viagem de autodescoberta, conexão, espiritualidade, identificação e referências filosóficas. Através das páginas do livro, os personagens serão levados a refletir sobre suas próprias vidas, suas relações e seu papel no mundo. Com uma narrativa envolvente e personagens cativantes, a autora Eliane Borges consegue criar uma atmosfera única, transportando os leitores para um lugar onde a magia e a sabedoria ancestral se encontram. 

"Na Fresta entre Os Mundos" já está disponível nas principais livrarias e plataformas online. Para mais informações sobre o livro e a autora, visite o instagram @escritoraelianeborges ou entre em contato com a assessoria de imprensa da autora: 21 97132-8024. 

 

FICHA TÉCNICA:

 Título: Na Fresta entre os Mundos

 Autora: Eliane Borges 

ASIN: B0BVCZPQCM

 Página: 191 

Preço: E-book Kindle: R$20,95 

Onde Comprar: Amazon


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp