11/05/2012 às 23h48min - Atualizada em 11/05/2012 às 23h48min

Observadores de aves se reúnem em parques de São Paulo em maio

Encontros acontecerão nos parques Ibirapuera e Villa Lobos

Lead Comunicação

Entre os dias 18 e 20 de maio, das 9h às 18h, a Arena de Eventos do Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP), recebe o Viva a Mata 2012. Uma das atrações promovidas durante o evento será a observação de aves, uma prática que começa a ficar cada vez mais popular no Brasil. A ação é aberta ao público e acontece no domingo (20/5), às 8h, no Parque Ibirapuera. A ação é fruto de uma parceria do Viva a Mata com o Avistar, feira e congresso que ocorre no mesmo período no Parque Villa Lobos. A observação contará com a participação do ativista inglês David Lindo, conhecido mundialmente como “The Urban Birder”, e da ornitóloga e PhD em Ecologia Martha Argel.

A ornitóloga Maria Antonietta Castro Pivatto também promove uma oficina sobre o tema na sexta-feira, dia 18, às 13h30, na Sala Exposição Itinerante. O foco são os proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) e produtores rurais e o objetivo é discutir a observação de aves em suas propriedades, com um panorama do mercado de observação e algumas dicas para os interessados em implantar birdwatching em suas áreas.

O Viva a Mata 2012 tem como tema “Nosso verde também depende do azul” e a intenção é destacar a importância da zona costeira e ecossistemas marinhos. A mostra é aberta ao público e gratuita. Além de promover a troca de informações entre os que lutam pela conservação desta da Mata Atlântica, o Viva a Mata celebra também o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio). A cenografia do evento é assinada pelo designer Beto Von Poser e o patrocínio é do Bradesco e da Natura.

Confira a programação completa do Viva a Mata em www.sosma.org.br e a programação da Avistar em www.avistarbrasil.com.br. Para saber mais sobre David Lindo: http://www.theurbanbirder.com/about-me/.

 

Expositores

Organizações, associações e reservas particulares (RPPNs) de 14 Estados brasileiros já confirmaram presença no evento. Até o momento, são 75 os expositores que estarão distribuídos pelos 18 estandes do Viva a Mata, divididos em 13 temas – Costa Atlântica, Centro de Experimentos Florestais, Produtos Sustentáveis, Áreas Protegidas, Ações Regionais, Educação Ambiental, Fauna e Flora, Reciclagem, Lagamar, Água, Túnel dos Sentidos, Oficina de Plantio e Empresas pela Mata Atlântica. Entre os expositores confirmados estão organizações como o Projeto Coral Vivo, o Instituto Mar Adentro e a ONG Ecosurfi.

 

Visitas Monitoradas

Grupos interessados em agendar visitas monitoradas já podem se inscrever pelo e-mail educacao@sosma.org.br. Podem participar escolas, turmas de faculdades, grupos de igreja, empresas, escoteiros, associações, dentre outros grupos que queiram saber mais sobre a Mata Atlântica e conhecer iniciativas em prol da sustentabilidade.


SERVIÇO

Viva a Mata 2012 – mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica

Realização: Fundação SOS Mata Atlântica.

Onde: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral – São Paulo/SP

Quando: De 18 a 20 de maio, das 9h às 18h.

Informações: www.sosma.org.br

Todas as atividades são gratuitas.

 

Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica

Criada em 1986, a Fundação SOS Mata Atlântica é uma organização privada sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do Bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência. Assim, estimula ações para o desenvolvimento sustentável, promove a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobiliza, capacita e incentiva o exercício da cidadania socioambiental. A Fundação desenvolve projetos de conservação ambiental, produção de dados, mapeamento e monitoramento da cobertura florestal do Bioma, campanhas, estratégias de ação na área de políticas públicas, programas de educação ambiental e restauração florestal, voluntariado, desenvolvimento sustentável, proteção e manejo de ecossistemas. Mais informações em www.sosma.org.br.

Faça download de alguns materiais da campanha do Viva a Mata 2012 em: http://bit.ly/ILGjDi

Fotos de cobertura da edição de 2011 disponíveis em: http://j.mp/kVnmxC e http://j.mp/lbbIt3

Confira o teaser do Viva a Mata em: www.sosma.org.br/link/VivaAMata.zip

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »