06/11/2023 às 17h09min - Atualizada em 06/11/2023 às 20h00min

Como se tornar um investidor-anjo renomado?

*Por Rafael Kenji Hamada, médico e CEO da FHE Ventures

NB Press
FHE Ventures

Como o próprio nome diz, o investidor-anjo é o responsável por guiar e até mesmo salvar uma empresa ou um projeto para que possa escalar durante os momentos mais desafiadores. No mundo das startups, situações do tipo compreendem os dois primeiros anos, chamados de “vale da morte”.  

 

Ser um investidor-anjo renomado é mais do que apenas injetar capital em startups promissoras. É um papel desafiador que requer visão estratégica, expertise no mercado e habilidades de networking. Muitas vezes, é necessária até mesmo uma estratégia política, de relacionamento e parcerias.  

 

Para se destacar e auxiliar da melhor forma as companhias e os empreendedores, é essencial que o investidor-anjo esteja atualizado com as últimas tendências do mercado, tecnologias emergentes e necessidades do setor. Portanto, a leitura de livros, colunas e canais de notícia relevantes, além de participação em encontros sobre as inovações mais recentes, norteiam as decisões de investimento. 

 

Um investidor-anjo de sucesso compreende a importância de construir relacionamentos sólidos no ecossistema empreendedor. Ele participa de eventos do setor, conhece outros investidores e é aberto a colaborações. Os grupos de anjo são ótimas maneiras de gerar reconhecimento, aprendizado e troca de experiências com colegas que também estão em busca da startup ideal. 

 

Além disso, ter uma tese de investimento clara e bem definida é fundamental para guiar as decisões do investidor, com base em sua expertise e experiência. Embora métricas e projeções financeiras sejam importantes, um investidor-anjo experiente avalia além dos números. É necessária uma análise criteriosa dos sócios e fundadores, da cultura da empresa e do potencial e valor que a startup pode agregar ao mercado. 

 

Dessa forma, algumas dicas podem ajudá-lo a tomar as melhores decisões e ser reconhecido em sua área, como: 

 

Educação financeira: comece estudando sobre investimentos, mercado financeiro, empreendedorismo e startups. Conheça os diferentes tipos de investimento disponíveis e as estratégias utilizadas por investidores-anjos bem-sucedidos. 

 

Networking: construa uma ampla rede de contatos na comunidade de startups e empreendedores. Participe de eventos e conferências relacionadas à sua tese de investimento. 

 

Experiência empresarial: ter vivência anterior como empreendedor ou colaborador em uma startup pode ser uma vantagem significativa. Isso ajudará a entender melhor os desafios e as necessidades dos negócios que busca apoiar. 

 

Capital disponível: seja realista em relação ao seu capital disponível para investir. Ser um investidor-anjo requer recursos financeiros substanciais, pois os investimentos em startups podem ser arriscados. 

 

Mentor e guia: além do financiamento, os investidores-anjos experientes podem fornecer orientação valiosa para os empreendedores. Desenvolva habilidades de mentoria e orientação para apoiá-los em seus empreendimentos. 

 

Seleção criteriosa: aprenda a avaliar startups de forma criteriosa e identificar aquelas com alto potencial de crescimento e retorno sobre o investimento. Participe de bancas de avaliação de startups para entender como outros investidores avaliam os negócios. 

 

Diversificação: evite concentrar todo o seu capital em uma única startup ou tese. Diversifique seus investimentos em várias empresas para reduzir o risco. 

 

Acompanhamento ativo: como investidor-anjo, seu trabalho não acaba após o investimento inicial. Acompanhe de perto o progresso das startups e esteja disponível para ajudar quando necessário. A participação em fundos de investimento ou Venture Builders é uma ótima forma de aprendizado e mitigação do risco. 

 

Contribuição para a comunidade: além de investir, considere contribuir para o ecossistema de startups e empreendedorismo. Isso pode incluir participação em painéis, eventos de networking e palestras. Escrever sobre suas experiências e conhecimentos em blogs ou livros também pode ajudar. 

 

Ser um investidor-anjo renomado leva tempo e esforço. É necessário paciência para aprender com as próprias experiências e outros investidores e startups, além de disposição para adaptar as estratégias ao longo do tempo. A reputação é construída com o passar dos anos, baseada nas decisões e no impacto positivo nas startups e na comunidade empreendedora. Ajudar as empresas a superarem desafios e alcançarem os objetivos como investidor-anjo cria um ambiente propício para o crescimento mútuo. 

 

*Rafael Kenji Hamada é médico e CEO da FHE Ventures, uma corporate venture builder cujo principal objetivo é desenvolver soluções inovadoras voltadas ou adaptadas para as áreas de saúde e educação.  

  

Sobre a FHE Ventures  

A FHE Ventures é uma corporate venture builder cujo principal objetivo é desenvolver soluções inovadoras voltadas ou adaptadas para as áreas de saúde e educação. O foco é a ampliação e a criação de novas atividades, ferramentas ou processos diferenciados que possam resolver as dores do mercado e serem incorporados às instituições de toda a rede FHE, transformando a educação na área da saúde e, consequentemente, o bem-estar das pessoas. Pertencente ao grupo FCJ Venture Builder, multinacional que leva a inovação como base de ação, com sede em Belo Horizonte (MG), é pioneira no ramo de venture building na América Latina e está presente também nos Estados Unidos, na Europa e no México. Para mais informações, acesse: fheventures.com.br  

   


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp