Desde a década de 90, o mês de outubro é conhecido internacionalmente como o período de conscientização e prevenção contra o câncer de mama. O período sempre é lembrado como uma maneira de incentivar o diagnóstico precoce da doença, já que ao descobri-la ainda no começo, é possível salvar vidas. Durante esse período, as empreendedoras e líderes femininas têm um papel significativo nesse processo, pois podem utilizar sua influência e visibilidade para incentivar práticas saudáveis, compartilhar informações sobre a detecção precoce do câncer de mama e apoiar causas relacionadas à saúde da mulher.
De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil.
A empresária e administradora do Grupo Amor de Mãe BH, Márcia Machado, acredita que mais do que levar dados e informações, as lideranças precisam incentivar o autocuidado em suas empresas. “É fundamental incentivar as colaboradoras propondo espaços que levem em consideração a saúde integral da mulher, não apenas durante a campanha, mas ao longo do ano inteiro”, diz.
Como as empreendedoras podem contribuir para a conscientização durante o Outubro Rosa?
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U