01/11/2023 às 15h26min - Atualizada em 02/11/2023 às 00h01min

Sistema de bicicletas compartilhadas em Curitiba completa três meses com mais de 265 mil deslocamentos, e passa a contar com patrocínio da faculdade Estácio

Número de usuários ativos registrou aumento de 178%, considerando o primeiro mês de operação, afirmando a aderência do modal pelos curitibanos e turistas

redação
Reprodução

Curitiba, novembro de 2023 - Neste mês, o projeto de bicicletas compartilhadas da Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, em parceria com a Prefeitura, completa três meses de operação em Curitiba. E o sistema, que já realizou mais de 265 mil deslocamentos com as bikes, passa a contar com o patrocínio da Estácio, uma das maiores instituições de ensino superior do país, além do apoio da Eletromidia. 

 

Por conta disso, as bicicletas e estações de Curitiba estarão estampadas em azul, indicando a parceria da Estácio. “Estamos muito felizes em contribuir de forma tão significativa para os curitibanos e turistas, especialmente para os nossos alunos” afirma Eduardo Guedes, diretor de Mídia e Marketing da Estácio. Vale apontar que planos e aplicativo da Tembici que viabilizam o uso das bikes seguem os mesmos.

 

“Os curitibanos e turistas que visitam a cidade abraçaram o projeto desde o início, os números de adeptos só vêm aumentando. Comparado ao primeiro mês, o saldo de usuários cresceu 178%. Com 50 estações e 500 bikes, sendo metade delas elétricas, a iniciativa já é reconhecida como uma alternativa econômica, eficaz e sustentável para diversos trajetos do dia a dia, seja deslocamentos de forma geral, ou para lazer e exercícios. Prova disso é que nos três primeiros meses, foram mais de 650 mil quilômetros rodados com nossas bikes”, comenta Gabriel Reginato, diretor de negócios e operações da Tembici. 

 

Para o diretor de Mídia e Marketing da Estácio, o investimento em mobilidade urbana é um tema que transforma cidades inteiras e reforça a inovação que não se trata apenas de tecnologia, mas também de repensar práticas cotidianas de toda sociedade. “O compartilhamento de bicicletas, é um novo paradigma de mobilidade urbana, que se alinha com a visão de uma cidade mais sustentável e conectada, o que faz parte dos princípios da Estácio”, explica. 

 

Intermodalidade é destaque na cidade 

Nos três meses iniciais do sistema, as cinco estações com mais usabilidade foram: Parque Barigui I e II, Parque São Lourenço, Praça Dezenove de Dezembro e Igreja do Portão, todas em localizações que facilitam o acesso a transportes públicos.

 

“A integração de bicicletas compartilhadas com o transporte público é fundamental para o aumento da mobilidade urbana sustentável. Por meio dessa iniciativa, é possível ter trajetos mais eficazes e contribuir para a redução do congestionamento e da poluição ambiental. Estamos desempenhando um papel importante no desenvolvimento de uma cidade mais sustentável e acessível", ressalta Gabriel.

 

Vale apontar que os locais das estações foram previamente definidos por meio de estudos e análises realizados pelo time de urbanistas da Tembici, em diálogo com o corpo técnico da Prefeitura, que além do Plano Cicloviário da cidade, avaliou critérios como proximidade à infraestrutura cicloviária, possibilidades de maior demanda e respeito às questões urbanísticas da cidade. 

 

“Curitiba é uma cidade linda e as bicicletas azuis serão amplamente vistas nas ruas. Essa enorme visibilidade contribui para o espaço urbano e queremos agregar ainda mais às características únicas dessa cidade” finaliza o diretor da Estácio.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp