01/11/2023 às 10h06min - Atualizada em 02/11/2023 às 00h01min

Vai pegar a estrada no feriado prolongado? Veja 7 dicas da ANIP para manter o passeio seguro 

Desgaste dos pneus e níveis do fluido do radiador e do óleo do motor precisam de revisão antes da viagem    

Vinicius Pereira Santos
Reprodução: ANIP

Desenho de um círculo    Descrição gerada automaticamente com confiança média

Desenho de um círculo Descrição gerada automaticamente com confiança média

   

 

Vai pegar a estrada no feriado prolongado? Veja 7 dicas da ANIP para manter o passeio seguro 

   

Desgaste dos pneus e níveis do fluido do radiador e do óleo do motor precisam de revisão antes da viagem    

  

O feriado prolongado está chegando e muitas pessoas pretendem viajar para aproveitar os dias de folga. Porém, antes de pegar a estrada, é necessário verificar as condições dos principais itens do veículo como o desgaste do conjunto de pneus e os níveis do fluido do radiador e do óleo do motor. Para auxiliar nessa revisão, a ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) elencou sete dicas essenciais para garantir um passeio seguro nas rodovias de todo o país.    

 

Confira 7 dicas para viajar com segurança:  
 

1 – Desgaste dos pneus: verifique as condições de uso dos pneus por meio do indicador de desgaste TWI, saliência de borracha localizada na banda de rodagem do produto. Lembre-se de sempre calibrar os pneus antes de viajar, incluindo o estepe. 

 

2 – Fluido do radiador: é o líquido responsável por ajudar o equilíbrio da temperatura do motor. O recomendado é preencher o recipiente com a quantidade necessária de fluido até o nível indicado com o veículo frio, antes da viagem. 

 

3 – Óleo do motor: além de observar se o óleo está no nível indicado, é importante levar em conta que ele deve ter uma cor clara e a consistência fluida. Se estiver escuro e gelatinoso, é necessária a substituição.  

 

4 – Limpador do para-brisa: muito utilizado em dias de chuva, o equipamento é fundamental para garantir a boa visibilidade da pista. Antes de viajar é necessário checar se o item está em boas condições. Caso contrário, substitua-o. 

 

5 – Sinalização e iluminação: confira todas as luzes do veículo antes de sair de casa. Faróis, lanternas, luz da placa, seta e luzes de freios devem estar em perfeito funcionamento. Caso encontre alguma anormalidade, procure um serviço especializado para reparo do problema.  

 

6 – Uso do cinto de segurança: para garantir uma viagem segura, todos os ocupantes do veículo devem utilizar o cinto de segurança, incluindo quem estiver no banco traseiro. 

 

7 – Planejamento: planeje a viagem com antecedência, se alimente e descanse bem antes de pegar a estrada.  

 

Sobre a ANIP   

Fundada em 1960, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil, que compreende 11 empresas e 22 fábricas instaladas no Brasil. O setor emprega diretamente mais de 29,5 mil pessoas, e se considerado toda a cadeia, cerca de 848,8 mil pessoas de forma indireta.   

   

A ANIP trabalha no Programa Nacional e Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis desde 1999 e em 2007 as fabricantes nacionais de pneus criaram a Reciclanip, entidade voltada exclusivamente para a realização deste trabalho no país. A Reciclanip é uma referência mundial em logística reversa, sendo a maior da América Latina no setor de pneus, reunindo mais de 1.050 pontos de coleta distribuídos por todo o país.   

   

Mais informações para a imprensa   

   

Claudio Sá ([email protected]) – 11 99945-7005   

Ricardo Morato ([email protected] – 11 98799-5868   

Carol Freitas ([email protected]) – 11 99196-3890    

  


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp