01/11/2023 às 13h57min - Atualizada em 01/11/2023 às 20h08min

Schneider Electric lidera em sustentabilidade de data centers com nova estrutura de relatórios

Schneider Electric lidera em sustentabilidade de data centers com nova estrutura de relatórios

Schneider Electric
Schneider Electric
 

Schneider Electric lidera em sustentabilidade de data centers com nova estrutura de relatórios

 

A padronização proposta para as métricas de relatórios ambientais ajudará as empresas de data center a melhorar o benchmarking e atingir metas de sustentabilidade



 

São Paulo, outubro de 2023 - A Schneider Electric, líder global na transformação digital do gerenciamento e automação de energia, apresenta uma automação revisada e padronizada de relatórios de métricas ambientais com atualizações críticas para o setor de data centers. A iniciativa foi estimulada pelas crescentes demandas de processamento de informações de Inteligência Artificial (IA) e aprendizado de máquina que sobrecarregam os data centers e aumentam a urgência para reduzirem seu impacto ambiental. 

Este novo relatório é uma revisão do whitepaper original publicado em novembro de 2021, criado para apoiar o setor, fornecendo métricas padronizadas para relatar a sustentabilidade. Agora, em 2023, a Schneider Electric solicitou feedback de clientes e associações do setor para contribuírem com ideias para a publicação desta última revisão.

Composta por 28 métricas-chave de sustentabilidade em cinco categorias: energia, emissões de gases de efeito estufa, água, resíduos e ecossistema local, a abordagem padronizada e orientada por dados recomendada está descrita em um documento disponível para download aqui.

Uma vez que as empresas de data center estão em diferentes estágios em sua jornada de sustentabilidade, o relatório descreve as métricas em três estágios de relatório: inicial, avançado e líder. O inicial possui seis métricas que representam relatórios básicos para energia, uso de água e emissão de gases de efeito estufa (GEE) — as métricas essenciais necessárias para cada data center. O avançado inclui métricas mais detalhadas para energia, água e emissões de GEE e introduz duas novas categorias, incluindo resíduos e ecossistema local. O nível líder acrescenta métricas ainda mais detalhadas às categorias existentes.

"Os operadores de data centers estão usando uma variedade de métricas diferentes, o que torna mais difícil comparar e referenciar o progresso e o desempenho em sustentabilidade", disse  Davi Lopes, Diretor de Distribuição e Divisão de Secure Power da Schneider Electric. "Precisamos de uma abordagem padronizada baseada em dados para concordar com onde melhorar e o que priorizar, bem como formas de identificar e eliminar discrepâncias nos relatórios organizacionais para atender às expectativas dos stakeholders e compromissos governamentais. Através de dados mais credíveis e comparáveis, poderemos estabelecer benchmarks da indústria para que outros possam realizar mudanças ambientais valiosas.”  

Sem uma abordagem unilateral para relatórios, explica a executiva, as organizações de data centers correm o risco de perder tempo e esforços vitais à medida que os requisitos regulamentares continuam a ganhar importância. “Como sinal de nosso compromisso em liderar a indústria de data centers em iniciativas de sustentabilidade e em resposta às solicitações de nossos clientes, revisamos nosso quadro original, atualizando-o com um novo conjunto de métricas para que as organizações possam aprimorar seus relatórios."

"A indústria de data centers está avançando rapidamente e fornecendo soluções inovadoras em escala para apoiar a crescente transformação digital do mundo. Em todas as nossas linhas de serviços, a Iron Mountain reconhece que, sem uma consideração cuidadosa de um conjunto abrangente de benchmarks, corremos o risco de criar um impacto ambiental maior", disse Mark Kidd, Vice-Presidente Executivo e Gerente Geral de Gerenciamento de Ativos e Centros de Dados da Iron Mountain.  

"As medidas de desempenho apresentadas no whitepaper da Schneider Electric definem um cenário completo que deve ser considerado, pois a adição de métricas de e-lixo é oportuna e cada vez mais crítica. Alinhar-se em medidas e metodologia, e manter a visibilidade sobre a extensão total do que deve ser medido, ajudará todos os provedores de data centers a avançar, coletivamente, em direção ao futuro digital sustentável que precisamos", afirma Kidd. 

Alcançar data centers sustentáveis é um processo contínuo que requer compromisso, investimento e colaboração em toda a indústria. Comentando sobre a importância do estabelecimento de padrões de referência, Vlad Gabalov, Diretor da Omdia e Chefe da Prática de Pesquisa em Nuvem e Dados, disse: "Medir a sustentabilidade em centros de dados não é apenas uma opção, é uma responsabilidade que devemos ao nosso planeta e às gerações futuras. Ao quantificar nosso impacto ambiental, capacitamo-nos a tomar decisões informadas que levem a mudanças significativas. No entanto, esforços isolados não são suficientes. Para impulsionar verdadeiramente o progresso em toda a indústria, devemos nos unir sob um quadro padronizado. Esse quadro não apenas guiará nossas ações, mas também nos permitirá comparar, aprender e inovar coletivamente".

Destaques do whitepaper atualizado incluem:

  • Um esboço detalhado das 28 métricas específicas em cinco áreas-chave de energia, GEE (Gases de Efeito Estufa), água, resíduos e ecossistema local (ou seja, biodiversidade) que os centros de dados devem revisar;
  • Adição de segmentação para métricas de emissões de GEE por escopo 1, 2 e 3;
  • Inclusão de "Utilização de servidores (ITEUsv)" na categoria de energia para orientar os esforços na redução do número de servidores necessários para alcançar o mesmo nível de processamento de informações;
  • Adição de "Reposição de água" na categoria de "Água" para melhorar as atividades de gestão de água;
  • Adição de métricas "E-lixo" e "Bateria" às métricas de "Resíduos gerados" e "Taxa de desvio de resíduos" na categoria de "Resíduos";
  • Maior foco na categoria de "Ecossistema local" para incluir métricas de "Uso total de terra", "Intensidade de uso da terra" e "Ruído ao ar livre", que medem o impacto direto e indireto na biodiversidade;
  • Uma abordagem holística recomendada para mapeamento do nível de maturidade de cada métrica, inspirada pelo Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, para medição contínua do progresso;
  • Os valores de referência e valores-alvo da indústria para cada métrica-chave para as empresas do setor. 

Este quadro recentemente atualizado coincide com o lançamento recente do EcoStruxure Resource Advisor Copilot da Schneider Electric, uma ferramenta de IA conversacional projetada para ajudar líderes de negócios a interagir com seus dados de energia e sustentabilidade corporativa com ainda mais rapidez.

Usando a tecnologia de modelos de linguagem de grande porte, a Schneider Electric construiu com segurança o Copilot como um companheiro digital conveniente incorporado ao Resource Advisor. O Copilot fornecerá, às equipes de energia e sustentabilidade, uma análise de dados aprimorada, visualização, suporte à decisão e otimização de desempenho, além da capacidade de processar, de forma contínua, conhecimento da indústria intrincado e informações do sistema Resource Advisor. 

Uma versão beta privada será lançada em setembro, e a disponibilidade geral da solução ocorrerá no final de 2023/início de 2024. A nova ferramenta é a mais recente melhoria habilitada por IA que a divisão de Negócios de Sustentabilidade da Schneider Electric fez nos últimos anos. Isso inclui otimização de risco, serviços de validação de faturas e notificações de alerta de pico. Além disso, cada software no portfólio de Negócios de Sustentabilidade é apoiado pela ciência de dados, aprendizado de máquina e automação de IA.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp