01/11/2023 às 17h16min - Atualizada em 01/11/2023 às 20h08min

Livoltek apresenta novas tecnologias de inversores na Intersolar Summit Brasil Sul

Entre novidades, empresa anuncia ainda a construção da primeira fábrica nacional de inversores fotovoltaicos no Brasil e lança linha de produtos focada em proteção contra surtos elétricos

Totum Comunicação
Divulgação
A Livoltek, fabricante de inversores fotovoltaicos on-grid, off-grid e híbridos, com comunicação IoT e plataformas em nuvem para monitoramento que pertence do Grupo Hexing Brasil, anuncia dois grandes lançamentos durante a participação na Intersolar Summit Brasil Sul: a construção da primeira fábrica nacional de inversores fotovoltaicos no Brasil e o lançamento de linha de produtos focada em proteção contra surtos elétricos. O evento acontece nos dias 7 e 8 de novembro em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

A companhia vai mostrar todo o projeto da construção da fábrica, em Manaus, que deve inaugurada no início do próximo ano. Com investimentos de R$ 70 milhões, a unidade fabril será o centro da produção de uma variedade de produtos da Livoltek, que incluirá inversores monofásicos e trifásicos, cobrindo até 25 kW. Esta gama abrangerá tanto os modelos tradicionais (380v) quanto os de baixa tensão (220v), oferecendo flexibilidade e eficiência em soluções de energia solar.

A fábrica produzirá ainda uma linha completa de string boxes, reforçando ainda mais a abrangência da oferta da Livoltek no País. Os novos strings box da empresa vão oferecer alto desempenho de proteção contra sobretensão e sobrecorrente e reduzindo custos com eventuais danos em equipamentos e serão compostos pelo chamado DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos Elétricos) e Disjuntores próprios para aplicação em corrente contínua.

“Apostamos no desenvolvimento ainda maior do mercado de energia solar no Brasil, com crescimento da demanda no próximo ano. Estamos muito felizes em apresentar essas novidades para o nosso público do Sul do Brasil”, afirma Cristiano Santos, gerente de Desenvolvimento de Negócios.


A nova fábrica

A planta de fabricação em Manaus terá uma área fabril de 18 mil metros quadrados. Inicialmente projetada para produzir até 1,8 GW em inversores fotovoltaicos, além de carregadores veiculares e string boxes, essa capacidade está sujeita a expansão. Conforme a demanda pelas soluções inovadoras da Livoltek aumentar, a capacidade produtiva pode ser escalada para até 4 GW, refletindo o compromisso contínuo da empresa em promover a adoção sustentável da energia solar.

“A Livoltek reconhece que a fabricação local tem o potencial de minimizar a pegada de carbono global e a oportunidade de aproveitar uma fábrica quase pronta para acelerar o início das operações. O transporte intercontinental de componentes é consideravelmente mais eficiente em termos de espaço em comparação ao transporte de produtos acabados. Além disso, a matriz energética brasileira apresenta um volume consideravelmente menor de emissões em comparação com as matrizes chinesa e europeia”, afirma Rui Cheng, CEO do Grupo Hexing Brasil.

Isso significa que os inversores fotovoltaicos fabricados no Brasil têm uma pegada de carbono substancialmente menor em comparação com produtos fabricados em outras partes do mundo. Embora os números precisos da pegada de carbono ainda estejam em fase de obtenção, a Livoltek está empenhada em fornecer dados definitivos que evidenciem as vantagens inegáveis das soluções "Made-In-Brasil" da empresa.

“Queremos também contribuir significativamente para a redução das emissões de dióxido de carbono (CO²) e aumentar a conscientização sobre a proteção da Amazônia, visando mitigar os efeitos das mudanças climáticas”, ressalta Cheng.

Com base na instalação das linhas de produção e nos testes necessários, a Livoltek tem como meta disponibilizar os primeiros equipamentos a partir de dezembro de 2023. A inauguração oficial da fábrica também está programada para ocorrer no mesmo período, marcando um marco significativo para a empresa e a indústria de energia solar no Brasil.

A empresa também vai divulgar novas parcerias de distribuição, entre elas com as empresas Techlux, L8 Energy, Acqua Solar, Acroni, A Dias Solar, Eletroforça, Techsolar e Sol+, além de apresentar e pormover a integração entre os distribuidores, direcionando os visitantes do estante para estreitarem relacionamento com eles.

Entenda a string box

A String Box (ou Caixa de Junção) é um componente de proteção de corrente contínua. O equipamento conecta os cabos vindos dos módulos fotovoltaicos ao inversor, e enquanto fornece proteção contra sobretensão e sobrecorrente gerados por descargas atmosféricas, também permite o seccionamento e proteção contra curto-circuitos. Entre as vantagens da nova tecnologia de String Box da Livoltek, estão: proteção contra surtos robusta, utilização de disjuntores, inspeção e manutenção mais práticas, agilidade de reposição de peças e redução de gastos por indisponibilidade do inversor, além de auxiliar o rápido payback do investimento do gerador fotovoltaico.

O DPS é o equipamento capaz de evitar uma sobrecarga na rede elétrica, preservando a vida útil dos dispositivos eletrônicos. Assim, o sistema atua para inibir a eventual queima dos equipamentos que compõe o sistema fotovoltaico. Já o Disjuntor proporciona a interrupção e seccionamento do sistema em casos de manutenções, além de garantir a proteção contra a corrente reversa e curtos-circuitos.

“Os surtos elétricos, ocasionados por raios, liga e desliga de máquinas de alta potência e ou perdas de energia, são picos de tensão que podem atingir uma rede elétrica devido a perturbações externas. Essas ocorrências podem gerar problemas para a rede como um todo, queimando equipamentos que estejam ligados a ela”, explica, Igor Natividade, engenheiro de produtos de proteção da Livoltek.

O executivo destaca ainda que também deve ser previsto a utilização de DPSs no lado de corrente alternada do inversor. “Da mesma maneira que para os circuitos de corrente contínua, para o lado de corrente alternada do inversor também deve-se utilizar DPSs externos, garantindo a proteção contra surtos provindos da rede elétrica.” Por isso, o lançamento da Livoltek também conta com uma linha de produtos específica para aplicação em corrente alternada, trazendo assim a proteção completa para os sistemas fotovoltaicos e seus componentes.

De acordo com Igor, embora a conclusão técnica da NBR 16690 - que versa sobre a utilização de DPS - não exija que se tenha DPSs externos e que alguns inversores, inclusive, possuam proteção interna, o uso de DPS externo é altamente recomendado pela instrução normativa e por profissionais da área. “A utilização de DPSs externos, além de otimizar a proteção dos sistemas, também possibilita vistorias periódicas, garantindo que o sistema esteja devidamente protegido”, conclui.

Sobre a Livoltek

A Livoltek está comprometida em fornecer energia solar de alta qualidade para seus clientes globais, cobrindo usos residenciais, comerciais, industriais, agrícolas e concessionárias de energia e saneamento. O portfólio da empresa abrange inversores fotovoltaicos on-grid, off-grid e híbridos, com comunicação IoT e plataformas em nuvem para monitoramento remoto.

O maior diferencial da Livoltek é o tamanho de sua estrutura no Brasil, por meio das outras empresas do Grupo Hexing, que conta com mais de 1400 colaboradores no país, com escritórios em diversas cidades, além da fábrica da Eletra Energy, que já completou 10 anos em Itaitinga-CE, região metropolitana de Fortaleza.

A missão da empresa é ser a primeira escolha de soluções de armazenamento de energia para clientes de energia solar em todo o mundo. Seus produtos utilizam componentes de alta qualidade, com 80% deles provenientes de fornecedores internacionais conhecidos da Alemanha, Japão e Estados Unidos, entre outros.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp