31/10/2023 às 14h58min - Atualizada em 31/10/2023 às 20h13min

Circuito Nelore de Qualidade 2023 avalia animais jovens, pesados e com boa cobertura de gordura em Senador Canedo (GO)

Circuito Nelore de Qualidade 2023 avalia animais jovens, pesados e com boa cobertura de gordura em Senador Canedo (GO)

Graziele Oliveira
Divulgação
No dia 10 de outubro, no frigorífico Friboi de Senador Canedo (GO), a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), em parceria com a Associação Goiana do Nelore (AGN), avaliou 965 machos não castrados que foram terminados em confinamento. O evento contou com a participação de oito pecuaristas e recebeu o apoio da própria Friboi e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Essa avaliação faz parte da 17ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2023, renomado campeonato de avaliação de carcaças de bovinos, reconhecido como o maior do mundo.
"Os animais avaliados em Senador Canedo, se destacaram por sua juventude, peso e boa cobertura de gordura no acabamento de carcaças. Isso se deve ao fato de que 71% desses exemplares possuíam dentição de leite completa, indicando uma idade menor de 2 anos”, informa Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.
Dentre os animais avaliados, 71% apresentaram um peso superior a 21 arrobas, elevando a média para 22 arrobas. “Esses dados realçam a qualidade dos animais, enfatizando o alto padrão de atenção que foi dedicado a eles”, finaliza Callejon.
Melhor Lote de Carcaças de Machos
Na 17ª etapa nacional do evento, as premiações foram distribuídas da seguinte forma: a Agropecuária Nelore Paranã, localizada na Fazenda Eldorado de Iaciara (GO), conquistou o título de campeão na categoria de Melhor Lote de Carcaças de Machos e recebeu a Medalha de Ouro. A Medalha de Prata foi concedida a João Maurício Martins Normanha, da Fazenda Serralu (GO). Por sua vez, a Medalha de Bronze foi conquistada pelas Fazendas Reunidas Baumgart, situadas em Rio Verde (GO).
 
Novidades do campeonato 
O campeonato de 2023 conta com duas modificações promovidas pela ACNB. A primeira é a faixa de peso de carcaça em que os machos julgados recebem a pontuação máxima. Até 2022, os bovinos que pesassem de 18 a 25 arrobas recebiam nota 10. Em 2023, o limite mínimo para alcançar tal nota sobe duas arrobas. Agora, apenas as carcaças de machos que pesam de 20 a 25 arrobas recebem a nota máxima. Os bovinos que pesam de 18 a 20 arrobas recebem nota 9. Para as fêmeas, não há alteração: as que tiverem de 14 a 18 arrobas de peso seguem recebendo nota máxima na avaliação dos técnicos em cada etapa. 
 
Outra novidade é a criação de prêmio específico para o Melhor Lote de Carcaça de Machos e/ou Fêmeas Terminado em Pastagens. Antes, a premiação era entregue apenas ao fim do campeonato, de forma nacional, na cerimônia de premiação do Nelore Fest. Agora, o reconhecimento está sendo entregue em cada etapa. 
 
Calendário 
As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas: 
 
  • 01/11 – Friboi de Naviraí (MS) 
  • 06/11 – Friboi de Andradina (SP) 
  • 08 e 09/11 – Fribal de Imperatriz (MA) 
  • 14/11 – Friboi de Redenção (PA) 
  • 16/11 – Frisa de Teixeira de Freitas (BA) 
  • 17/11 – Friboi de Santana do Araguaia (PA) 
  • 21 e 22/11 – Friboi de Diamantino (MT) 
  • 23/11 – Friboi de Marabá (PA) 
  • 29/11 – Friboi de Itapetinga (BA) 
  • 30/11 – Friboi unidade II de Campo Grande (MS) 
 
Circuito Nelore de Qualidade 
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção. 
 
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. 
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp