31/10/2023 às 14h57min - Atualizada em 31/10/2023 às 20h12min

Doutores da Alegria realiza 2º Fórum Pelos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema “Vulnerabilidade, Arte E Cultura”, dia 9 de novembro, às 9h30, em São Paulo (SP)

Segundo encontro da série contará com a participação da jornalista e assistente social Rosângela Araújo Almeida, do artista plástico Rodrigo Bueno e da atriz e palhaça Thaís Ferrara. Inscrições gratuitas podem ser feitas pelo Sympla.

LN Textos
Divulgação
A Associação Doutores da Alegria realiza no dia 9 de novembro (quinta-feira), às 9h30, em sua sede (R. Alves Guimarães, 73 – Pinheiros), em São Paulo (SP), o segundo encontro do Fórum Pelos Direitos da Criança e do Adolescente: Vulnerabilidade, Arte e Cultura.

A iniciativa, idealizada pela organização, consiste em uma série de encontros para refletir sobre temas que transitam entre a cultura, a assistência social e a saúde, sob diferentes perspectivas e práticas, a partir da atuação de Doutores da Alegria e das experiências e vivências dos convidados. Os encontros são gratuitos e abertos ao público, mediante inscrição prévia pela plataforma Sympla.

Participam desta edição a jornalista e assistente social Rosângela Araújo Almeida, o artista plástico Rodrigo Bueno e a atriz e palhaça Thaís Ferrara, com medição da diretora de Relações Institucionais da organização, Daiane Barbieri.
 
Durante a conversa, será proposto um diálogo reflexivo sobre os eixos norteadores da vulnerabilidade e os direitos básicos de crianças e adolescentes. A questão da vulnerabilidade é um tema importante para Doutores da Alegria, é o ponto de partida para as práticas artísticas e para os projetos em desenvolvimento. Tais ações surgem também por meio de uma atuação intersetorial entre a cultura, a educação, a saúde, a assistência social e as políticas de garantia de direitos. Estar vulnerável é estar exposto, é preciso olhar com muita delicadeza para as situação e criar ações a partir delasantecipa Roberta Calza, artista e formadora da associação.

O fórum, viabilizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca),  reforça um dos valores e a missão de Doutores da Alegria, que propõe a arte como mínimo social, um direito inegociável no cotidiano de qualquer pessoa, especialmente crianças e adolescentes. A primeira edição, ocorrida em agosto deste ano, reuniu as pesquisadoras Priscila Costa e Gabriela Romeu.
“Por mais de 30 anos trabalhamos na área da saúde, porém, entendemos que a multidisciplinaridade entre cultura, assistência social e saúde conversam com o nosso momento atual, onde fazem parte da prática de construção de conhecimento da organização”, reafirma Daiane Barbieri.

Sobre os participantes
  • Rosângela Araújo é assistente social na Biblioteca Menotti Del Picchia, na zona norte de São Paulo)Atuou no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e no CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) nos últimos 13 anos. 
  • Rodrigo Bueno é artista plástico e idealizador do projeto Mata Adentro, situado em um mocambo no bairro da Lapa, que explora as dinâmicas do espaço através da coleta de resíduos urbanos. 
  • Thaís Ferrara é atriz e palhaça, tendo atuado em centros comunitários de Santo André (SP), realizando oficinas de teatro, jogos e improvisação para moradores locais. Foi palhaça e formadora de Doutores da Alegria, além de uma das idealizadoras da Escola atualmente mantida pela organização. 

Doutores da Alegria - Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos. Desenvolve o Programa de Palhaços em 12 hospitais de São Paulo e Recife. No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, mantém uma programação artística permanente e diversa em sete hospitais. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.

Como ajudar na manutenção da associação Doutores da Alegria? - O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal. Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. Para contribuir com a manutenção do trabalho, basta acessar o site www.doutoresdaalegria.org.br ou pelo Facebook (/Doutores).
Serviço

Associação Doutores da Alegria
Fórum pelos Direitos da Criança e do Adolescente:
Vulnerabilidade, Arte e Cultura.

 
Data: 9 de novembro de 2023 (quinta-feira)
Horário: das 9h30 às 12h
Local: Sede da Associação Doutores da Alegria | Rua Alves Guimarães, 73 -
Pinheiros, São Paulo/SP
Público-alvo: instituições parceiras, organizações que atuam no
território de Pinheiros, alunos dos cursos de formação da organização
e demais pessoas interessadas no assunto.
Inscrições: Online, mediante inscrição prévia pelo Sympla.
https://bit.ly/forumvulnerabilidade | Vagas Limitadas.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp