31/10/2023 às 10h37min - Atualizada em 31/10/2023 às 20h11min

Logicalis apoia desenvolvimento de solução antifraude da Quod 

Logicalis apoia desenvolvimento de solução antifraude da Quod 

Logicalis
Logicalis
 

Logicalis apoia desenvolvimento de solução antifraude da Quod 

Plataforma, que adota tecnologia de Realtime Analytics rodando em ambiente de nuvem AWS, tem capacidade para processar bilhões de transações por mês

 

São Paulo, outubro de 2023 – Diante do aumento das tentativas de fraude envolvendo as transações realizadas via Pix, a Quod, datatech líder no segmento de análise de crédito, prevenção a fraude e inteligência de cobrança, criada pelos principais bancos nacionais, percebeu que era preciso desenvolver uma solução capaz de realizar diversas análises em tempo real a fim de identificar possíveis golpes.

 

A velocidade para o processamento das informações e o volume de transações eram alguns dos desafios do projeto. Para apoiá-la no desenho de uma plataforma que proporcionasse a rapidez, segurança e escalabilidade necessárias, a Quod contou com o apoio da Logicalis, empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação. “A Logicalis demonstrou amplo conhecimento de ambientes em cloud, além de ser especialista em arquitetura de dados na nuvem AWS para o setor financeiro, o que motivou nossa escolha”, afirma Fabio Stein, head de tecnologia da Quod. 

 

A partir de um trabalho realizado em conjunto com o cliente e com a AWS, a Logicalis propôs uma estratégia para otimizar os ambientes em nuvem existentes e estabelecer uma solução de configuração e gestão cloud (landing zone), garantindo escalabilidade e o controle de custos na nuvem. “Trabalhamos no desenho e na implementação da arquitetura de Realtime Analytics e conseguimos estruturar o sistema de tal forma que viabilizasse a análise em menos de 50 milissegundos, tempo até menor do que o inicialmente projetado”, explica Fabio Hashimoto, diretor de Data Analytics e IoT na Logicalis para a América Latina.

 

O projeto deu origem à plataforma Quod X, com capacidade para processar bilhões de transações por mês. Com alta disponibilidade, a solução permite coletar e processar grande fluxo de dados em tempo real (streaming analytics) para análise de informações transacionais; viabiliza o armazenamento e processamento em memória, para incrementar a capacidade de processar as informações e agilizar o acesso aos dados; e ainda conta com uma estrutura de armazenamento de dados de longo prazo (datawarehouse). 

 

Para realizar a configuração do ambiente, desenvolvimento das APIs de integração de componentes, testes e deploy em produção, foi alocado um time multidisciplinar, com especialista em Cloud, Data Analytics e Finanças. “Nossa equipe entendeu a necessidade da Quod e, em conjunto como os times de tecnologia, produto e análise de risco/fraude deles, criamos uma arquitetura que atende plenamente as demandas do projeto”, explica Hashimoto, lembrando que um dos pontos destacados pelo time da Quod era que a plataforma iria escalar de forma exponencial, saltando de centenas de milhares de transações mensais para bilhões em pouco tempo. 

 

De acordo com Stein, da Quod, o principal benefício da criação do Quod X é a capacidade de análise de movimentações suspeitas em meio ao processamento de alto volume de todas as transações em tempo real. “Esse é um dos destaques do projeto, já que poucas soluções no mercado têm capacidade para processar bilhões de transações diárias e analisar as transações simultaneamente sempre entregando para nosso cliente a marcação de fraude mais recente.”, conta. 

 

Além disso, a plataforma também será um habilitador para o desenvolvimento de novos produtos/serviços, pois contará com características como tomada de decisões mais ágeis, com base em informações atualizadas em tempo real; alta disponibilidade dos ambientes; escalabilidade conforme o crescimento do volume de usuários; e camadas de segurança para proteger os dados em streaming. “Trata-se de um projeto muito importante para o combate a fraudes e que pode ser aplicado em outras frentes, beneficiando toda sociedade”, orgulha-se Stein.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp