31/10/2023 às 10h43min - Atualizada em 31/10/2023 às 20h10min

Havaianas Praia + Limpa em Ubatuba: em um compromisso contínuo com a sustentabilidade, 5ª edição do ano recolheu mais de 23 quilos de resíduos

Parceria com a Worldpackers reuniu mais de 50 voluntários para retirada de resíduos da praia de Itamambuca; iniciativa faz parte da agenda de economia circular da marca, com seis ações planejadas para 2023 em diversos estados

Gabriela Bone
Lucas Bianque
 

São Paulo, outubro de 2023 - A Havaianas acredita que, para se ter uma vida mais leve e com harmonia, é preciso estar em equilíbrio com o meio ambiente e reforça cada vez mais seu compromisso com a preservação ambiental por meio da iniciativa de Havaianas Praia + Limpa. Em parceria com a Worldpackers, a quinta edição anual de limpeza de praia aconteceu no sábado, 28 de outubro, na praia de Itamambuca, em Ubatuba, onde reuniu uma equipe de 50 voluntários. Juntos, retiraram 23,975 quilos de resíduos e 525 bitucas de cigarro em cerca de três horas de ação, entre coleta, triagem e roda de conversa. 
 

Esta iniciativa faz parte da agenda de economia circular da companhia, um dos principais pilares estratégicos da marca. Ao longo do ano de 2023, a empresa já realizou outras quatro ações de limpeza de praia em estados como Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia e São Paulo, e até o final do ano planeja realizar a sexta edição. Até o momento, foi coletado um total de 454.014 quilos de resíduos, além de 25.935 bitucas de cigarro, em todas as edições realizadas.
 

"Estamos muito felizes com o sucesso da quinta edição do Havaianas Praia+Limpa. Ver o compromisso e a dedicação dos voluntários e da comunidade local é inspirador. Esta iniciativa é um passo importante em nossa jornada de conservação ambiental e reflete o compromisso contínuo de Havaianas em promover a sustentabilidade e o cuidado com o nosso planeta." comenta Mariana Ponzini, gerente de sustentabilidade de Havaianas Global. 

 

A edição contou com a participação especial de ativistas ambientais e influenciadores, como Diego Saldanha (@ecobarreiradiegosaldanha) e a gestora ambiental Gabriela Marcondes, idealizadora do Sustentável na Prática (@sustentavel.napratica). 

 

Ficamos muito contentes em conseguir causar impacto positivo junto às comunidades locais, gerar debates importantes, e ensino por meio da limpeza das praias. Nós sabemos que ainda há muito o que melhorar quando falamos de ações de sustentabilidade, mas ficamos otimistas em ver que estamos no caminho certo”, complementa Ponzini. 

 

O Havaianas Praia + Limpa é uma peça fundamental na agenda de economia circular e no ecossistema de reciclagem que a marca está construindo por meio do programa Havaianas reCICLO. Desde 2020, o programa já coletou mais de 58,1 toneladas de chinelos, impactando positivamente mais de 2 mil famílias, graças à parceria com cooperativas de reciclagem. Essas iniciativas demonstram o compromisso da Havaianas em promover práticas sustentáveis e contribuir para um futuro mais consciente e responsável. Para obter mais informações sobre a agenda sustentável da Havaianas e participar das próximas ações, acesse:  https://havaianas.com.br/sustentabilidade.html 

 

Sobre a parceria 

Em 2022, Havaianas e Worldpackers se uniram para realizar um projeto piloto com duas ações de limpeza de praias no litoral norte de São Paulo, em Ubatuba e Maresias. Em 2023, o Havaianas Praia + Limpa foi lançado oficialmente e já realizou limpezas nas praias do Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Ilhéus (BA) e Ilhabela (SP). Até agora, a iniciativa já mobilizou 528 pessoas que recolheram 454,014 quilos de resíduos, sobretudo micro-plásticos, e 25.935 unidades de bitucas de cigarros. Todos os materiais recicláveis encontrados, como diversos materiais de plástico, vidro, papel e outros são destinados para as cooperativas de reciclagem locais, gerando renda para as mesmas. As sandálias encontradas nas ações são separadas para o Havaianas reCICLO, o programa de logística reversa de Havaianas, sendo posteriormente recicladas em itens como tapetes, vasos, pneus, pisos, bancos e acessórios.

 

Sobre a Worldpackers

A Worldpackers é uma comunidade global de voluntários e projetos anfitriões interessados em trocar habilidades por acomodação, que já ajudou mais de 140 mil pessoas a realizarem o sonho de viajar pelo mundo. Uma empresa brasileira, fundada em 2014, que atua em mais de 140 países, tornando o ato de viajar mais acessível e um caminho para a construção de uma sociedade mais colaborativa, consciente e regenerativa. Desde abril de 2021, organiza e promove os Beach Clean Ups, dando a oportunidade para seus usuários trocarem a dedicação na limpeza da praia por 2 diárias de hospedagem gratuitas em anfitriões parceiros da iniciativa. Até agora, já realizou 86 ações de Beach Clean Up, juntando mais de 1.500 voluntários e retirando 2 toneladas de resíduos, fortalecendo cooperativas de reciclagem, promovendo educação ambiental e engajando diversos atores locais para uma relação mais sustentável com os territórios.

 

E aí, vamos juntos limpar as praias por um planeta mais livre? 



 

Agência Lema

Leandro Matulja / Letícia Zioni / Guilherme Maia

www.agencialema.com.br 

 

Informações para a Imprensa:

Gabriela Bone (+55 11) 99751-5121

[email protected]

Gabriel Hsu (+55 11) 96350–2213

[email protected]

Sofia Carnavalli (+55 11) 96343-7918

[email protected] 

 

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp