29/06/2016 às 16h40min - Atualizada em 30/06/2016 às 11h20min

Centro Social Marista Ir. Justino vence Prêmio Milton Santos

Projeto “Sampa”, responsável pela conquista, envolveu mais de 60 educandos da unidade

Cíntia Gomes

O Centro Social Marista Ir. Justino foi o vencedor da edição 2016 do Prêmio Milton Santos, promovido pela Câmara Municipal de São Paulo. O prêmio reconhece projetos que desenvolvem trabalhos de promoção de formas locais de organização e desenvolvimento social no município de São Paulo. O Centro Social Ir. Justino conquistou o primeiro lugar na sua categoria com o projeto "Sampa".

Desenvolvido por mais de 60 educandos de 5 e 14 anos, o projeto Sampa tinha como objetivo promover a compreensão sobre a formação e a construção da cidade de São Paulo a partir do bairro onde o Centro Social está localizado - União de Vila Nova, na zona leste. Para isso, foram feitos mapeamentos, buscando reconhecer os principais pontos culturais, políticos e históricos do território. 

O projeto também proporcionou o surgimento de alguns questionamentos sobre a forma como se vive em São Paulo. "É uma cidade na qual as pessoas não se olham, não se relacionam, mas vivem conectadas", disse o educador Danilo Vaz Ribeiro. "O projeto permitiu refletirmos sobre quais as prioridades que a cidade enxerga e quais são as prioridades do ponto de vista das crianças", explica Danilo.

As questões relacionadas aos Direitos Humanos também foram tema do projeto, gerando a série "Direitos Desumanos", disponibilizado no canal do youtube do Centro Social (https://www.youtube.com/watch?v=RgZD7OyPIrU).

O projeto vencedor de cada categoria recebeu uma Salva de Prata e foi encaminhado para o Executivo. Todos os projetos participantes serão compilados em um caderno para divulgação. 

As atividades do Centro Social Marista Ir. Justino iniciou em 2008 no Bairro União de Vila Nova, zona leste da cidade de São Paulo. Atende educandos de 0 a 15 anos oferecendo Educação Infantil e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Orientação Sociofamiliar e Biblioteca Interativa. Este ano a unidade foi incluída no Mapa da Inovação e Criatividade na Educação Básica do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e finalista do Desafio Criativos da Escola, do Instituto Alana.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »