31/10/2023 às 12h19min - Atualizada em 31/10/2023 às 20h01min

Confira 10 dicas de segurança para lentes de contato e maquiagem no Halloween

Saiba como proteger seus olhos e pele durante o Dia das Bruxas com conselhos do Dr. Fernando Ramalho, médico oftalmologista

Target Estratégia em Comunicação
Oftalmos - Hospital de Olhos
Divulgação - FreePik
​Nesta terça-feira (31), comemoramos o Halloween, ou Dia das Bruxas, como preferem alguns, que já é uma das festas mais divertidas e aguardadas do ano: a data é especialmente amada por crianças, adolescentes e jovens, que começam a planejar suas fantasias e maquiagens assustadoras para entrar no clima festivo, sendo incentivadas, inclusive, em suas escolas.

Entre os acessórios mais populares estão as lentes de contato coloridas, que podem transformar completamente nosso visual e adicionar um toque mágico à nossa aparência assustadora. No entanto, enquanto nos divertimos com a maquiagem e as lentes coloridas, é crucial lembrar dos cuidados essenciais para manter nossos olhos saudáveis.

Dr. Fernando Ramalho, do Oftalmos - Hospital de Olhos, da rede Vision One, e membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, separou algumas dicas para garantir que você aproveite o Dia das Bruxas com mais segurança:

Para quem usa lentes de contato
  • Ao usar lentes de contato coloridas, certifique-se de adquiri-las de fontes confiáveis e com prescrição adequada de seu oftalmologista. Comprar pela internet sem indicação não é uma opção segura! 
  • Antes de colocar ou remover as lentes, lave bem as mãos com sabão e água. Use uma solução adequada para limpar e armazenar suas lentes, garantindo que estejam livres de germes.
  • Não use lentes de contato por mais tempo do que o recomendado pelo seu médico. A superexposição pode causar desconforto e problemas oculares.
  • Lentes de contato e maquiagens são itens pessoais e não devem ser compartilhados com outras pessoas para evitar a propagação de infecções. Ou seja, se você não tem, nada de pedir emprestado ao coleguinha!
Para quem só vai investir na maquiagem:
  • Evite glitter na região dos olhos: o glitter pode ser divertido, mas evite aplicá-lo nesta região, especialmente se não for um produto específico para essa área. Partículas de glitter podem irritar os olhos e causar desconforto. Uma boa saída é optar por produtos de maquiagem à prova d'água para evitar que o glitter entre em contato com os olhos.
  • Não arrisque: certifique-se de que todos os produtos de maquiagem que você utiliza são seguros para a pele e não causarão reações alérgicas. Faça um teste de patch (aplicando uma pequena quantidade na pele) antes de usar qualquer maquiagem nova para garantir que não haja reações adversas.
  • Após a festa de Halloween, lembre-se de remover completamente a maquiagem. Use um removedor de maquiagem suave e siga uma rotina de limpeza facial para evitar o acúmulo de produtos na pele.
  • E igualmente importante: não Compartilhe Maquiagem. Evite ao máximo compartilhar sua maquiagem com outras pessoas, já que isso pode aumentar o risco de infecções cutâneas ou oculares.
  • Além disso, lave seus pincéis e esponjas de maquiagem regularmente para evitar o acúmulo de bactérias que podem causar problemas na pele da região.
  • Lembre-se: se você sentir qualquer desconforto, vermelhidão ou irritação, remova imediatamente as lentes e consulte um oftalmologista. Não ignore os sinais de alerta dos seus olhos. 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp