30/10/2023 às 09h37min - Atualizada em 31/10/2023 às 00h00min

A importância de contar com um advogado empresarial para proteger a propriedade intelectual da empresa

Muitos pensam em proteger o patrimônio físico da empresa, mas não focam tanto na propriedade intelectual do negócio, afirma o advogado e consultor jurídico Sérgio Vieira

Fabiano de Abreu
© Divulgação / MF Press Global

Foi-se o tempo em que a propriedade intelectual podia ser deixada em segundo plano no planejamento de custos de uma empresa, com o cenário competitivo e altamente baseado em avanços tecnológicos, o foco na proteção do patrimônio intelectual tem sido cada vez mais presente para preservar e aumentar o valor desses, que são ativos muitas vezes negligenciados pelas empresas.

O que é propriedade intelectual?

A propriedade intelectual é um conceito jurídico que abrange a proteção de criações da mente humana, como obras, marcas e segredos comerciais, patentes e direitos autorais. Envolve direitos legais que garantem a exclusividade de uso e exploração de ideias, inovações e expressões criativas.

Ao contrário do que se acredita, os direitos autorais de propriedade intelectual não são usados apenas para artistas, mas também são fundamentais para empresas preservarem seus direitos sobre marcas e produtos.

Por que proteger a propriedade intelectual da minha empresa?

De acordo com o advogado e Sócio Diretor da Nelson Wilians Advogados, Sérgio Vieira, ter o registro da marca da empresa, de seu processo de produção e produtos específicos é importante para manter os rendimentos do negócio.

Ter um advogado empresarial é importante para a empresa não só nos pontos mais conhecidos, como análise de contratos, sócios e dos direitos trabalhistas dos funcionários, mas também no registro intelectual, o que garante a exclusividade e os ganhos do negócio”.

Ter o registro da sua marca, do seu produto de destaque, de campanhas de marketing, de obras e etc., é essencial para garantir que sua empresa mantenha um diferencial competitivo entre seus concorrentes e concentrar os rendimentos desta propriedade intelectual apenas na empresa”, explica Sérgio Vieira.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp