30/10/2023 às 15h36min - Atualizada em 30/10/2023 às 20h08min

Uso de tecnologia no RH: confira 5 processos empresariais que podem ser até 40% mais ágeis com o apoio de recursos digitais

Autohunting, teste comportamental, reunião one-to-one, gestão de pessoas e cursos para a formação de colaboradores proporcionam ganhos significativos em eficiência e produtividade

Milena Almeida
https://refuturiza.com.br/
Refuturiza

De acordo com o levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná, a adoção de recursos tecnológicos para gestão de processos empresariais desempenha um papel estratégico nas corporações, independentemente de seu porte, atribuindo às dinâmicas diárias a possibilidade de uma redução de 40% no tempo operacional e de 35% no custo de projetos. 

O principal ponto de inflexão capaz de possibilitar essas mudanças positivas é a liberação do tempo gasto em tarefas repetitivas, com múltiplos níveis de aprovação, para que os profissionais, em especial aqueles que pertencem ao setor de Recursos Humanos (RH), possam se concentrar em questões estratégicas.

Segundo Fernando Ferreira, CPO e CTO da Refuturiza, ecossistema pioneiro em educação e empregabilidade, a automação de processos no setor de gestão de pessoas, o popular RH, coloca os profissionais do segmento mais à disposição de ações estratégicas e, como consequência, ajuda os colaboradores a obterem melhores resultados, fazendo que uma pessoa seja capaz de realizar tarefas de uma equipe. 

Confira a seguir algumas das soluções lançadas no último ano que possibilitam a agilização de processos empresariais, permitindo que as companhias economizem tempo e dinheiro:

 
  1. Autohunting: caça de talentos automatizada

 

O processo de recrutamento e seleção de talentos — também conhecido como “hunting” pelos profissionais de RH — é uma área onde a tecnologia tem se destacado. A utilização de artifícios digitais para o realizar o “hunting” permite uma triagem mais rápida e precisa de candidatos, o que economiza tempo dos recrutadores e garante que os melhores candidatos sejam identificados mais rapidamente. O RH pode, assim, focar em entrevistas e avaliações mais detalhadas, agilizando a contratação de profissionais altamente qualificados.

Quando realizado de modo automatizado, conforme proposto pela Refuturiza, as empresas nem precisam postar vagas, caso haja pressa na contratação. Basta descrever o perfil do profissional de interesse e a plataforma encontra os candidatos e os convida a participar do processo seletivo.

 
  1. Testes comportamentais digitais

Os testes comportamentais são uma ferramenta valiosa para avaliar candidatos e funcionários. Com o uso de tecnologia, é possível aplicar esses testes de forma mais eficaz, em larga escala e analisar os resultados de maneira mais ágil.

A interpretação automática das respostas e a comparação com perfis de sucesso pré-definidos ajudam a identificar os traços comportamentais que melhor se encaixam em cada função. Isso simplifica o processo de alocação de funcionários nas posições certas, economizando tempo e melhorando a adequação das contratações.

 
  1. Reuniões one-to-one virtuais

 

As reuniões individuais entre líderes e funcionários são cruciais para o desenvolvimento e a gestão de desempenho. Com ferramentas de videoconferência e plataformas de gerenciamento de talentos, é possível agendar e conduzir reuniões one-to-one de forma mais eficaz, eliminando a necessidade de deslocamentos e permitindo que essas conversas aconteçam mesmo com equipes remotas. Isso aumenta a frequência e a qualidade das interações entre líderes e colaboradores, impulsionando o engajamento e o desenvolvimento profissional, o que pode levar a uma maior produtividade.

 
  1. Gestão de pessoas integrada

A gestão de pessoas abrange uma ampla variedade de processos, desde avaliações de desempenho até a gestão de benefícios e o acompanhamento de metas. Plataformas de gestão de RH integradas permitem que todos esses processos sejam centralizados em um único sistema. Isso reduz a duplicação de esforços, elimina a necessidade de lidar com várias interfaces e torna os dados de gestão de pessoas facilmente acessíveis e analisáveis. A integração de sistemas agiliza a administração de recursos humanos e melhora a tomada de decisões baseadas em dados.

A Refuturiza 360º oferece às empresas parceiras soluções que possibilitam o mapeamento de colaboradores e o desenvolvimento de suas respectivas habilidades, além de disponibilizar aplicações para o gerenciamento de times, métricas para identificação do clima organizacional e do índice de engajamento dos colaboradores e recursos para avaliação de desempenho através de KPI’s.

 
  1. Cursos para a formação de colaboradores

A capacitação dos colaboradores é um elemento-chave para o desenvolvimento da força de trabalho. Nesse caso, a Refuturiza 360º ganha destaque ao oferecer uma ampla gama de cursos e treinamentos, permitindo que os funcionários desenvolvam suas habilidades e conhecimentos de forma flexível e conveniente. Isso não apenas capacita os colaboradores, mas também contribui para a retenção de talentos.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp