30/10/2023 às 14h43min - Atualizada em 30/10/2023 às 20h08min

Tecnologia e manejo sustentável são aliados para segurança nas operações florestais

Incêndios e outros desastres naturais podem ser evitados com a utilização de equipamentos de corte florestal que promovam maior desempenho e sustentabilidade

Letícia Pereira dos Santos
Divulgação
 

A elevação da temperatura global tem como uma de suas principais consequências o aumento dos casos de incêndios. Países como Grécia e Canadá têm sofrido com ocorrências graves e, no Brasil, a preocupação maior se volta para biomas como a Floresta Amazônica e o Cerrado. Um dos principais aliados para a proteção dessas vegetações é o manejo florestal sustentável, que consiste em um conjunto de técnicas que promovem o desenvolvimento por meio da reprodução dos ciclos naturais das florestas. 

A extração vegetal é feita de forma responsável, permitindo o crescimento natural da vegetação e a preservação do bioma aliada à geração de renda. No entanto, para que o manejo seja feito de forma correta, é importante priorizar a utilização de maquinários que garantam tecnologia, desempenho e segurança. A Oregon Tool, líder mundial na produção de correntes e guias para motosserras, completou 75 anos de atuação em 2022 e oferece ao mercado produtos que promovem a sustentabilidade em todas as etapas das operações florestais.

“Para isso, temos desenvolvido novos materiais, ligas especiais de aço e aplicado tecnologias para promover esse desempenho superior e sustentável. A Oregon não irá se contentar e parar por aqui. Queremos continuar inovando e aprimorando, gerando também o uso racional de nossos equipamentos. Não queremos vender mais produtos, queremos vender mais tecnologia e performance de maneira sustentável”, explica Fabio Nardelli, diretor da Oregon Tool na América Latina.

Exemplos dessa tecnologia embarcada é o conjunto de corte Speed Max XL. A linha Harvester, composta por coroa, sabre e corrente, ela tem conseguido ampliar em 20% a produtividade nas atividades florestais, além de apresentar maior durabilidade nas correntes, devido à menor presença de áreas livres nos elos de tração e nas emendas, o que diminui o impacto com o sabre durante o corte e os riscos de rompimento.

Para promover a sustentabilidade em toda a cadeia florestal, a Oregon Tool realiza treinamentos junto a parceiros comerciais e usuários para conscientizá-los sobre a importância de práticas sustentáveis durante a utilização dos equipamentos da empresa - sempre visando a utilização racional e em áreas de reflorestamento e certificadas para operações de base florestal.

“Nossa meta é que até 2035 nós nos posicionaremos dentro do mercado não como uma empresa de produtos do segmento florestal, mas sim uma empresa de soluções para este mercado. Com isso, trazemos ao mercado tecnologia embarcada, além da preocupação com o desenvolvimento de nossos parceiros, clientes e sociedade”, finaliza Nardelli.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp