30/10/2023 às 17h26min - Atualizada em 30/10/2023 às 20h08min

Startup promove doação de 114 toneladas de alimentos e beneficia comunidades em Campinas e Sorocaba

Por meio da tecnologia e da gestão eficiente de desperdício, filantech Infineat, que une filantropia com tecnologia, redireciona alimentos a famílias de menor nível socioeconômico na região. São cinco instituições atendidas concentradas nas duas cidades que recebem doações das grandes redes: COOP, St. Marché, Lopes e Sam’s.

Amotara Agência de Notícias
https://www.infineat.com.br/
Divulgação

Comunidades do interior de São Paulo, especialmente dos municípios de Campinas e Sorocaba, foram beneficiadas com doações de 114 toneladas de alimentos redirecionados para cinco instituições na região (ACAP, Inhayba e Lar Casabela, em Sorocaba; AMIC e ARC ONG, em Campinas). A iniciativa garantiu mais de 190 mil refeições complementadas a famílias em vulnerabilidade social por meio do redirecionamento de frutas, verduras e legumes, em especial.   

O trabalho é realizado pela filantech Infineat - empresa que desenvolveu uma tecnologia proprietária que conecta a indústria de alimentos e supermercados a ONGs e instituições sociais para distribuição de produtos aptos para consumo, mas que seriam descartados. Para atender a região, a startup conectou 5 clientes do ramo alimentício e suas lojas locais (entre cooperativa e redes de supermercados da região) a quem precisa.  

Como a startup funciona e quais são os benefícios 

Atendendo a indústria e o varejo de alimentos, a Infineat faz a gestão completa do que seria desperdiçado: desde a promoção de treinamentos e consultorias em processos internos, até conexão e gestão dos produtos doados junto às instituições, com análise minuciosa de dados e dos produtos a serem destinados. Uma plataforma própria foi desenvolvida, usando a tecnologia em prol do combate à fome e também garantia para que o alimento seja utilizado em sua totalidade, além de, simultaneamente, gerar economia de milhões de reais em alimentos redirecionados.  

“Além de evitar o desperdício de alimentos, nosso modelo busca conscientizar a sociedade da necessidade de transformar o ciclo de vida do alimento, fazendo com que ele cumpra seu papel: alimentar vidas. Essa iniciativa tem efeito direto na segurança alimentar, pois promove uma alimentação mais adequada e rotineira a quem mais precisa, além do enorme impacto positivo no meio ambiente e melhora do desempenho econômico das empresas parceiras”, explica Alexandre Vasserman, CEO da Infineat. 

Assistir e capacitar 

Uma das principais entidades beneficiadas pelas doações é a ACAP – Associação Cristã de Assistência Plena, que atende cerca de 40 pessoas com assistência plena, entre população de rua e idosos convalescentes que não possuem contato com familiares. O abrigo tem 26 anos de atividades ininterruptas e funciona 24h por dia, fornecendo refeições aos atendidos quatro vezes ao dia. 

"O projeto tem uma abrangência muito grande devido às retiradas que acontecem duas vezes por dia, oferecendo um volume alto de alimentos distribuídos. Atuamos há cerca de 26 anos no acompanhamento dessas pessoas, e suportamos alguns eventos realizados na comunidade com frutas, legumes e verduras", reforça Rosa Pereira, Gerente e Assistente Social da ACAP.  

Após abastecer o suprimento da casa, a Associação também redistribui parte dos alimentos recolhido para cerca 100 famílias. Rosa conta que “é uma espécie de atendimento ‘preventivo’ para famílias que estão precisando de alimentos. Fazemos uma triagem, um cadastro e cerca de 20 famílias são atendidas diretamente. Essas mesmas famílias acabam distribuindo para vizinhos e parceiros”.   

Do lado de quem doa, uma das organizações, a Coop, maior cooperativa de consumo da América Latina, pela tecnologia da Infineat já realizou a doação de mais de 751 toneladas de alimentos – 89,46 toneladas só em Campinas e Sorocaba. A estão é feita em mais de 20 lojas da rede. 

"Ao firmar parcerias de impacto, como essa junto à Infineat, a Coop potencializa sua estratégia ESG e garante que a transformação social chegue na ponta. Além de evitar o desperdício de alimentos, apoiamos no combate à fome. Essa é a essência do cooperativismo e da nossa plataforma de sustentabilidade Coop Faz Bem.”, João Miron, analista sênior de Responsabilidade Social na Coop.  

A ACAP também produz compostos orgânicos com a parte que não pode ser reaproveitada. Esse composto que é utilizado em um outro projeto da casa chamado Projeto Florescer, onde eles utilizam para manter essas plantas. E acabam doando. Os colaboradores também são beneficiados uma vez por semana, no que chamam de “mercado da ACAP”. 

Sobre a Infineat 

A Infineat é a primeira filantech que nasceu com a missão de erradicar a fome e o desperdício de alimentos. Aliada à tecnologia e inovação, tem realizado trabalhos brilhantes no segmento filantrópico no Brasil, firmando parcerias com grandes clientes nacionais, por meio da implementação de soluções que garantem uma gestão eficiente de desperdícios. Até o momento, mais de 2390 toneladas de alimentos já foram redirecionadas, gerando uma economia de milhões de reais em serviços e produtos. 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp