30/10/2023 às 16h59min - Atualizada em 30/10/2023 às 20h05min

Programa “Geração Coop” conclui primeira turma com 13 estudantes capacitados e doação de computadores

Com o objetivo de reduzir o déficit de mão de obra no mercado de TI, Populos e Sicoob Engecred se unem para capacitar estudantes de baixa renda de escola pública de Goiânia (GO). Além de conteúdo teórico e prático, alunos recebem tablets e computadores como incentivo à continuidade dos estudos

Breno Carlos Beham
https://www.populos.com.br/
Banco de imagens Populos
A Populos Tecnologia - empresa líder na América Latina em soluções de end-user computing, infraestrutura e cloud, em parceria com o Sicoob Engecred, instituição financeira cooperativa de crédito - anuncia a conclusão da primeira turma do Geração Coop, programa de formação e capacitação de estudantes de baixa renda de escolas públicas para receber treinamento especializado em TI.  

A turma contou com a participação de 13 estudantes de um colégio estadual de Goiânia (GO), que receberam aulas sobre programação, vendas em TI, softwares e hardwares, além de conhecimentos específicos sobre os principais fornecedores de soluções avançadas de TI, como Nutanix e Citrix. No dia 27 de setembro, os estudantes também receberam tablets e computadores na cerimônia de fechamento do curso, que foram disponibilizados pelo Grupo CLM, distribuidor latino-americano de valor agregado com foco em segurança da informação, proteção de dados, cloud e infraestrutura para data centers. O evento contou com a presença de Francisco Camargo, CEO do grupo. 

A iniciativa para criação do Programa de Formação e Capacitação de estudantes na área de TI “Geração Coop” surgiu da parceria entre a Populos e o Sicoob Engecred, iniciada em 2015. A Populos já contava com programas para capacitação de profissionais de tecnologia, como o Geração Tech e o Populos University, mas tinha interesse em expandir ainda mais seus projetos sociais, se juntando com a instituição financeira para capacitar estudantes de baixa renda em Goiânia.  

“Hoje o mercado de tecnologia possui uma dificuldade muito grande de preencher suas vagas. Segundo a Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), a demanda por profissionais de tecnologia no Brasil chegará a quase 800 mil em 2025. Por isso, queremos cada vez mais impactar este segmento positivamente, dando as ferramentas e chances para quem se interessar na área”, explica Paulo Asano, CEO da Populos. 

A seleção dos estudantes para o curso foi realizada pela própria escola escolhida pelo Sicoob Engecred, por meio de seu instituto, que utilizou como critério as notas, comportamento e a capacidade de comunicação dos candidatos. O curso teve duração de quatro meses, onde os estudantes tiveram contato com conteúdo teórico, prático, workshops e mentorias diretas com lideranças da Populos e do Sicoob Engecred. 

"A inclusão digital dos estudantes desempenha um papel fundamental no fortalecimento do futuro de nossa nação e na promoção da equidade de oportunidades. Temos muita satisfação de participar ativamente nessa importante jornada, que deve ser uma prioridade tanto para o setor corporativo quanto para toda a sociedade. É imperativo que o compromisso com os princípios ESG (Ambiental, Social e Governança) não se limite a palavras em planejamentos, mas se traduza em ações concretas e sustentáveis que transformem positivamente a vida dos estudantes e da comunidade em geral," comenta Juliana de Barros, gerente de marketing da CLM. 

O projeto contou com 50% de estudantes mulheres, e Maria Luiza de Oliveira, 17 anos, foi um dos principais destaques da turma. “Eu nunca tinha tido a oportunidade de estudar tecnologia e com o Geração Coop me desafiei a conhecer. Existe um mundo dentro da tecnologia, e têm três áreas que me interesso mais para atuar profissionalmente: infraestrutura, vendas e gestão. Quero fazer Ciências da Computação e depois ingressar no mercado de trabalho, seja na Populos ou no Sicoob Engecred”, comenta.  

Wallyson Pereira, 18 anos, foi outro estudante a se destacar durante o curso. Ele conta que já tinha interesse em TI e pesquisava sobre o tema, mas após passar pelo Geração Coop seu leque de opções em tecnologia expandiu. “Quando fiquei sabendo que fui selecionado pela escola para participar do programa fiquei muito feliz, já que era a área que eu queria atuar. Gostava de hardware e programação, mas o curso abriu meus olhos para outras opções que eu sequer sabia que existiam. O projeto mudou completamente tudo, traz outras perspectivas para a vida”, comenta. 

Desta primeira turma, a Populos já sinalizou que contratará pelo menos quatro estudantes no futuro, podendo aumentar para seis, enquanto o Sicoob Engecred também avalia possíveis contratações. Mesmo para os estudantes que não forem selecionados, as duas empresas continuarão acompanhando e dando mentoria aos alunos durante os próximos anos.  

“Estamos muito contentes com o desenvolvimento de todos os envolvidos. O projeto foi um sucesso e com certeza os alunos se transformarão em ótimos profissionais. Também já estamos ansiosos para iniciar a próxima edição do Geração Coop, criando parcerias para que ele seja ainda mais abrangente, oferecendo oportunidades a mais estudantes”, complementa Rodrigo Escorcio, gerente de Tecnologia do Sicoob Engecred. 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp