30/10/2023 às 17h22min - Atualizada em 30/10/2023 às 20h02min

Escola pública de Ensino Médio Integral em Goiás arrecada mais de 150 caminhões de materiais recicláveis em ação para ajudar cooperativa

CEPI Maria Ribeiro Carneiro de Rio Verde (GO) foi destaque em gincana e arrecadou em torno de 56 toneladas de recicláveis e 4,2 mil litros de óleo usado em cozinha. Iniciativa reverteu quase R$29 mil para cooperativa 

Amotara Agência de Notícias
https://www.sonhogrande.org/porque-ensino-medio-em-tempo-integral/pt?
Divulgação

Resumo:  

- Escola goiana de Ensino Médio Integral conquista 1º lugar em gincana, arrecadando mais de 56 toneladas de materiais recicláveis 

- CEPI Maria Ribeiro Carneiro de Rio Verde (GO) aposta em protagonismo juvenil, promove ação comunitária entre os estudantes e reverte cerca de R$29 mil para doação 

- Participação em projeto social de reciclagem contribui para conscientização ambiental e projeto de vida de alunos em GO 

Sob a liderança inspiradora de mais de 300 estudantes, que reuniram esforços de professores, pais e comunidade, o CEPI (Centro de Ensino em Período Integral) Maria Ribeiro Carneiro conquistou o 1º lugar na Gincana Coopera & Recicla. A escola, de Ensino Médio Integral em Rio Verde (GO), conseguiu arrecadar mais de 56 toneladas de materiais recicláveis e cerca de 4,2 mil litros de óleo de cozinha, somando aproximadamente R$29 mil com a ação.  

O evento foi organizado pela Cooperativa CoopRecicla, em colaboração com o SICOOB CREDI Rural, o SICOOB Empresarial e a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano. O objetivo, segundo o professor Giuller Fernando, era "fortalecer a consciência ambiental na sociedade e a necessidade de reciclagem, especialmente para as famílias que se beneficiam deste trabalho social e para o meio ambiente, que tanto sofre com a degradação". 

Como resultado dessa brilhante colaboração, a escola ganhou um PEV – Ponto de Entrega Voluntária, que passará a funcionar para coleta seletiva da vizinhança e da comunidade escolar. 

Protagonismo juvenil 

De acordo com o educador, os alunos foram peças-chave de todo o processo, demonstrando na prática como funciona o protagonismo juvenil dentro do Ensino Médio Integral. E foi justamente a partir de propostas pedagógicas diversificadas do modelo, que também envolvem acolhimento, tutoria, projeto de vida, eletiva, orientação de estudos e outros, que surgiu a oportunidade de o CEPI Maria Ribeiro Carneiro participar da iniciativa. 

Para a coordenadora Maria Isabel Pereira, o que mais evidenciou esses aprendizados nos estudantes foi o fato deles mostrarem como jovens também podem ser engajados com questões importantes para a comunidade e para o planeta.  

"Durante o percurso, o presidente da cooperativa achava que a turma do ensino médio não ia querer colaborar, nem carregar lixo, ficar sujo e tudo mais, mas muito pelo contrário. Foram esses meninos que fizeram a diferença e ficaram muito emocionados em conseguir ajudar as 70 famílias que vivem da reciclagem", relata Maria.  

Uma das protagonistas que fizeram esse movimento acontecer foi a aluna Ariana da Cruz Mendonça, do 3º ano do ensino médio, que conta como isso foi fundamental para a sua formação. "A realização da gincana foi um divisor de águas em nossa educação, tanto ambiental como social, principalmente pois conhecemos como funciona o trabalho de uma cooperativa, que emprega diversos cooperados, gerando renda para suas famílias e valorizando o trabalho da reciclagem", explica.  

Projeto de vida 

Além de englobar toda a comunidade escolar, dentre os professores, pais e alunos, a gincana relacionou vários contextos já trabalhados em sala de aula, contribuindo de maneira significativa com os projetos de vida dos estudantes. É o que fala a aluna Jessica Lacerda, do 2º ano do ensino médio.  

"Meu projeto de vida ainda não está bem definido. No entanto, por meio da gincana, pude notar uma forte conexão com o cooperativismo, que promove uma ação de preservação do meio ambiente para um mundo melhor", finaliza. 

Para o aluno Alexandre Lima, que também é líder de turma, os hábitos de preservação do meio ambiente e reciclagem que foram aprendidos continuarão a perpetuar no seu dia a dia. "Me vejo no futuro como um líder e empreendedor, conectando pessoas e empresas. Por isso, quero adotar mais hábitos saudáveis, como ter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos, mas, acima de tudo, quero incentivar uma sociedade que preserve o planeta e que valorize a reciclagem e o bem comum", afirma.  

Tempo Integral 

A ampliação da carga horária nos Centros de Ensino em Período Integral (CEPI) teve início em 2016. Atualmente, essa política envolve cerca de 186 escolas para mais de 36 mil alunos. 
 

O Ensino Médio em Tempo Integral é uma proposta pedagógica multidimensional, moderna, nacional, pública e gratuita. A partir de um modelo de ensino que se conecta à realidade dos jovens e ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, propõe a formação integral dos estudantes. Trabalha pilares como projeto de vida, aprendizado na prática, tutoria, protagonismo juvenil, acolhimento, orientação de estudos e eletivas, que promovem a formação completa do estudante, junto aos componentes curriculares já previstos na BNCC. Está presente em cerca de 6 mil escolas em todo o país, beneficiando mais de 1 milhão de estudantes. 


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