27/10/2023 às 12h12min - Atualizada em 29/10/2023 às 00h00min

Conheça a trajetória de Rafael Kenji: Médico que largou a assistência para empreender antes dos 30

Sócio de uma dezena de empresas, o empreendedor atua nos setores de saúde, educação, finanças e até mesmo moda e terceiro setor. O jovem médico também trabalha com empreendedorismo social e esteve presente em fóruns importantes da ONU, representando o Brasil na Organização.

NB Press
Rafael Kenji

A trajetória de Rafael Kenji como empreendedor começou cedo. Ao longo dos últimos 5 anos, o empreendedor se tornou sócio de cerca de 10 empresas dos setores de saúde, educação, finanças, moda e terceiro setor, também atuando como orientador de projetos de inovação e professor de um MBA de Gestão em Saúde. Com cinco participações em fóruns da ONU, em Nova Iorque, o jovem médico é influência no setor de empreendedorismo, gestão e inovação.

Sua trajetória começou com uma pergunta sobre seu propósito. Ainda na faculdade de medicina, questionado sobre quais seriam seus planos para o futuro, a resposta era “aliviar o sofrimento”, seja ele físico, mental, emocional e das diversas vertentes vinculadas aos determinantes pessoais de cada indivíduo. Isso gerou um incômodo que posteriormente se transformou em perguntas: “O que eu estou fazendo aqui e onde eu quero estar? Qual o impacto das minhas ações? ”. As respostas vieram de professores que se tornaram mentores, e todas o direcionavam ao empreendedorismo.

Rafael sempre foi uma pessoa curiosa e inconformada, com um desejo forte de mudar o mundo, gerando escala em suas ações a nível global. Começou com projetos locais de empreendedorismo na faculdade, com a criação do que hoje é a maior Empresa Júnior de Medicina da América Latina, a Medic Júnior Consultoria em Saúde, que já capacitou mais de 100 alunos de medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora. Desde 2022, retornou à empresa como professor orientador, assinando os projetos realizados pelos alunos, de forma voluntária.

Em 2019, no último período da graduação, realizou parte de sua formação na Harvard Medical School. Apesar de inicialmente ter acompanhado o serviço de Cirurgia Torácica da Instituição, pelo foco que o hospital dava para a gestão e sua equipe multidisciplinar, o grande aprendizado foi o papel e a importância do médico gestor, em um dos melhores hospitais do mundo, o Brigham and Women’s Hospital. Esse foi o momento de sua grande virada: remando contra a maré, decidiu que não seguiria o caminho tradicional da residência médica, e sim a gestão, o empreendedorismo e a inovação.

Preocupado com o lado social e identificando a dor do mercado de graduação, de falta de apoio das Universidades na formação internacional de seus alunos, Rafael Kenji fundou em 2020 a Academy Abroad, que capacita alunos de graduação para impulsionamento de carreira. Com ele, fundaram a Academy um professor de Harvard e um pesquisador da Universidade de Yale, também focados em gerar impacto na educação superior e aperfeiçoamento de carreira. Foram 5.100 alunos impactados em 2 anos de empresa, alguns bolsistas de baixa renda, alunos de universidades públicas ou de programas de bolsas de estudos.

Atualmente, aos 28 anos, Rafael Kenji, além de fundador e CEO da Academy Abroad, também é CEO da FHE Ventures, uma Venture Builder cujo principal objetivo é investir e desenvolver soluções inovadoras voltadas às áreas de saúde e educação. Rafael lidera um time de cerca de 20 pessoas na FHE e mais de 70 investidores-anjo, gerindo cerca de R$ 10 milhões, investidos por médicos e executivos de todas as regiões do Brasil e de países como Estados Unidos, Espanha e Portugal.

À frente da FHE Ventures desde abril de 2021, reconhece que chegar nessa posição não foi fácil. O atual CEO passou por um processo seletivo composto por diversas etapas e entrevistas, tendo também que conciliar sua corrida agenda como CEO de uma startup, além de Conselheiro nas demais empresas que é sócio. Desde 2021, Rafael Kenji é o CEO mais jovem do segmento de ventures no país, sendo pontuado pela mídia como um dos CEOs mais jovens do Brasil.

“Depois de muito tempo tentando entender meu real papel como profissional e como ele poderia se interligar com minhas escolhas pessoais, descobri que meu propósito é gerar conexões e replicar as histórias inspiradoras que escuto pelo caminho. Entender o impacto que eu, ainda jovem, poderia causar de forma global, me possibilitou a ir em busca de pessoas que compartilhassem os mesmos objetivos que os meus.”, confirma Kenji. E foi ouvindo histórias e gerando conexões verdadeiras, que Rafael contou sua trajetória no TEDx FCMMG, com o tema “O sucesso é o final de uma rede de conexões”.

Mas gerar conexões não é fácil. Um dos maiores desafios encontrados até então era a falta de incentivo. As instituições de ensino pecam no quesito gestão e empreendedorismo. Não se aprende liderança, empreendedorismo e trabalho em equipe nas escolas e faculdades. Seria esse o segredo que faltava para o sucesso?

Para Kenji, o sucesso é relativo e acredita que cada um tem uma meta a ser cumprida, ou um porquê que guia sua existência. “Para mim, a receita do sucesso é sempre ir em busca do seu propósito, se aproximando de pessoas boas pelo caminho. Cada um tem sua própria percepção do sucesso e suas metas pessoais e profissionais que precisam ser atingidas. Quando os caminhos de pessoas que tem o mesmo propósito se cruzam, a caminhada fica muito mais fácil e significativa”, comenta o jovem CEO que lidera times robustos de duas empresas ao mesmo tempo e já é referência nos setores que atua.

Foi por essa referência, que foi convidado a representar o Brasil no Fórum Jovem do Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC), em Nova Iorque, em sua quinta participação na Organização, em abril de 2023, com uma nova participação em julho, no 2023 High-Level Political Forum on Sustainable Developmen (HLPF) da ONU. Debatendo pautas como o impacto da geração jovem no direcionamento das ações globais e a Agenda 2030, Rafael Kenji, como médico, levantou temas importantes como a associação da economia, educação e mudanças climáticas com a saúde da população. Também seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, liderou uma equipe de 35 voluntários, como Diretor Regional do Hult Prize, o maior prêmio de empreendedorismo do mundo, considerado o Prêmio Nobel dos Estudantes, envolvendo mais de 100 mil alunos, de 2 mil Universidades de 122 países participantes do prêmio.

Atualmente, na visão de Kenji, seu principal desafio é conseguir mostrar de forma ampla e democrática o papel do jovem na sociedade e empoderar as mudanças reais que são capazes de gerar. Como médico e gestor, ele tenta associar os setores que também atua, como saúde, economia, educação, gestão, sustentabilidade e políticas públicas.

 “Tive o privilégio de ouvir histórias de grandes empreendedores, que me lideraram durante o início da minha carreira e que para cada um deles eu levo algum ensinamento que constantemente muda minha forma de pensar e atuar como líder e como gestor”, finaliza Rafael Kenji. Hoje, o jovem médico é uma das principais referências nos setores da inovação em saúde e educação, e sua atuação não se resume a apenas suas áreas de conhecimento técnico. Onde existem problemas a serem resolvidos e conexões a serem geradas, Rafael Kenji deixa sua influência. Como jovem, com apenas 28 anos, tenta mostrar à sua geração a capacidade que possuem para gerar impacto local e até mesmo global, independente da área que atuam ou que foram preparados para atuar. Seu trabalho em variados setores ao mesmo tempo demonstra a capacidade do jovem de se adaptar.

 

Sobre Rafael Kenji 

Rafael Kenji Fonseca Hamada é um médico e empreendedor mineiro, especialista em investimentos. Speaker do TEDx FCMMG, Rafael é também palestrante e professor do MBA de Gestão em Saúde 4.0 do BBI of Chicago. É CEO da FHE Ventures, venture builder pioneira em health techs, e fundador da edtech Academy Abroad, que tem foco em impulsionamento de carreira. Rafael Kenji é conhecido por seu trabalho no setor de saúde, particularmente em relação ao uso da tecnologia para melhorar a qualidade da assistência médica. Ex-Gerente Médico da Conexa e Ex-Diretor Comercial do Jaleko, é mentor e palestrante sobre os temas inovação, empreendedorismo, health techs, telemedicina e gestão em saúde. 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp