27/10/2023 às 11h05min - Atualizada em 28/10/2023 às 00h10min

Procura pelo curso de Agronomia cresce impulsionada pela expansão do agronegócio no Brasil

Levantamento realizado pelo Pravaler nos principais estados de produção agrícola e agropecuária aponta aumento na busca pela graduação em 2023 graças ao mercado aquecido

Redação
Divulgação

Procura pelo curso de Agronomia cresce impulsionada pela expansão do agronegócio no Brasil

 

Levantamento realizado pelo Pravaler nos principais estados de produção agrícola e agropecuária aponta aumento na busca pela graduação em 2023 graças ao mercado aquecido 

 

São Paulo, outubro de 2023 — Um levantamento realizado pelo Pravaler, principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil, apontou um crescimento de 146% na procura pelo curso de Agronomia na plataforma no primeiro semestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2022. 

A análise foi feita em estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte, onde se concentram os principais polos de produção agrícola e agropecuária do país. O maior salto foi no Pará, em que a busca alcançou 1.400% pela especialização — 70% da produção total no território é creditada à agricultura familiar, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). 

O interesse dos estudantes por essa graduação vem ganhando cada vez mais destaque, impulsionado pelo crescimento do agronegócio. Cálculos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil (CNA) realizados no início do segundo semestre de 2023, estimaram que o Agronegócio pode alcançar a marca de R$ 2,65 trilhões até o fim do ano. Esse número representa um crescimento de cerca de 35,9% a mais que em 2022.

Para o professor Simas Ferreira Aragão, coordenador do curso de Engenharia Agronômica da UNITOLEDO, do Grupo Wyden, uma das instituições de ensino parceiras do Pravaler, a procura por profissionais capacitados na agricultura de precisão, agricultura 5.0 e tecnologias voltadas ao setor agropecuário é crescente e, quem escolhe seguir por este caminho, pode contribuir com o impulsionamento do próprio negócio. “O mercado está aquecido graças ao potencial econômico do agronegócio brasileiro para o mundo, como as exportações de cana-de-açúcar, soja, milho e proteínas animais. O bacharelado em Agronomia traz excelentes oportunidades de trabalho e ofertas atrativas com ótimos salários”. 

Além do território paraense, a plataforma do Pravaler também registrou um aumento na procura pela graduação de Agronomia no Rio Grande do Sul (312%), Mato Grosso do Sul (225%), Santa Catarina (167%) e Minas Gerais (155%). “Contamos com um banco de dados de milhões de alunos e 22 anos de história. Por meio dele, temos potencial para conseguir observar o comportamento do mercado e compartilhar informações relevantes a fim de nortear o setor de educação”, comenta Beto Dantas, COO do Pravaler.

De acordo com o professor Simas, os interessados em cursar Agronomia precisam levar em consideração os seguintes aspectos ao escolher uma universidade:
 

 

  • Qualidade e titulação dos professores; 
  • Existência de laboratórios atualizados para a realização de aulas práticas e pesquisas;
  • Ter um local com características rurais para atividades práticas, pesquisas e extensão;
  • Capacidade de formar um profissional habilitado à realidade do mercado de trabalho atual. 

O Pravaler tem parceria com mais de 500 instituições de ensino superior em todo o Brasil. Confira em quais universidades é possível cursar Agronomia utilizando o financiamento estudantil privado pelo site www.pravaler.com.br.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp