27/10/2023 às 15h34min - Atualizada em 28/10/2023 às 00h09min

Instituto do Autismo marca presença no TEArteiro, que acontece neste fim de semana na UNIP (SP)

Kadu Lins, especialista em psicomotricidade, diretor do IDA e comanda talk sobre a importância da atividade física no desenvolvimento das pessoas neuroatípicas

Débora Nogueira
divulgação

 
O Instituto do Autismo (IDA) marcará presença no TEArteiro 2023, que acontece nesta sexta-feira (27) e sábado (28), na UNIP/Vergueiro (SP). O seminário internacional mostrará como a arte pode permear o tratamento e a educação de pessoas autistas, promovendo a inclusão na sociedade e no mercado de trabalho. Na ocasião, Kadu Lins, diretor geral do IDA e especialista em psicomotricidade realizará talk para famílias, autistas, cuidadores e profissionais da área de saúde sobre o impacto positivo do exercício físico estruturado no desenvolvimento de pessoas neuroatípicas.
 
O especialista abordará os ganhos na qualidade de vida e desenvolvimento integrado das pessoas com TEA por meio da pratica de exercícios e movimentos em geral. “Sinto-me honrado com o convite para estar junto ao time do TEArteiro, um evento de propósito, engajamento e de real impacto junto aos movimentos sociais, estudiosos e profissionais envolvidos na causa TEA. Será uma oportunidade ímpar para falarmos sobre os imensos ganhos que as pessoas autistas têm na prática regular da atividade física e do trabalho transformador que temos desenvolvido no IDA, acolhendo as famílias de forma respeitosa e inclusiva”, comenda Kadu Lins, diretor geral do Instituto do Autismo.
 
O especialista abordará conteúdos sobre os ganhos na qualidade de vida e desenvolvimento integrado das pessoas autistas por meio da pratica de exercícios e movimentos em geral. O especialista aponta que atividades e modalidades diversas devem ser adaptadas e estruturadas para atender às necessidades e individualidades de cada quadro.  Circuitos de agilidade e equilíbrio, brincadeiras lúdicas estruturadas, e atividades esportivas, como natação e futebol, trazem benefícios psíquicos e motores às pessoas com TEA.
 
“Com um cronograma estruturado, e com execução supervisionada, o exercício físico realizado regularmente tem papel fundamental no processo na autonomia, na socialização, no desenvolvimento motor e na saúde como um todo dos autistas, complementando e potencializando as mais diversas abordagens de tratamento”, considera Kadu Lins.
 
Patrocinador do evento, o Instituto do Autismo também marcará sua presença no TEArteiro com espaço institucional e área de ativação com mini campo de futebol para interações recreativas entre famílias, profissionais de saúde e crianças.
 
SOBRE - Kadu Lins (35 anos), diretor geral do Instituto do Autismo (IDA), tem formação em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (2012) e ampla experiência acadêmica na área por meio de estudos em centros nos Estados Unidos e na Austrália. Especialista em psicomotricidade e referência na abordagem respeitosa e inclusiva no tratamento do autismo, segmento que atua há mais de 10 anos, o pernambucano tem como meta impactar mais de 3.000 famílias até 2023 com seu trabalho em assistência e treinamentos sobre o autismo.
 
Com forte habilidade em comunicação e vasto conhecimento técnico sobre o funcionamento e as potencialidades do exercício físico para o corpo humano, Kadu teve seus principais passos profissionais voltados ao cuidado com o próximo ao transformar vidas por meio da atividade física, do respeito e da disciplina. Especializou-se em diversas áreas, mas se encontrou na psicomotricidade. Foi neste campo que o recifense desenvolveu o senso crítico para seu propósito de mercado: impactar na qualidade de vida das pessoas por meio do trabalho voltado à reabilitação através da visão integrada entre psiquismo, relações socioemocionais e motricidade.
 
Em dezembro de 2020, iniciou a operação do Instituto do Autismo (IDA), imergindo 100% na área e, com pouco tempo, passou a ser entendido pelo mercado como referência na assistência inclusiva, respeitosa e multidisciplinar a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e necessidades específicas em neurodesenvolvimento.
 
Com pouco mais de dois anos de funcionamento, o centro é apontado como ícone no setor pela abordagem amplificada e oferta de programa diferenciado de desenvolvimento esportivo, englobando quase 10 modalidades. O IDA assiste diretamente mais de 200 crianças e adolescentes autistas, entre dois e 17 anos. Gerando mais de 300 empregos diretos e indiretos, o instituto passa por acelerado processo de expansão, com perspectiva de crescimento em torno de 200% até 2023.
 
SOBRE O IDA - Fundado em 2020, o Instituto do Autismo é referência no tratamento inclusivo a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A rede conta com seis unidades em operação em Pernambuco, sendo três no Recife, uma em Igarassu e uma Carrpina. Em todas as operações são disponibilizadas equipes multidisciplinares formadas por fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, educadores físicos, nutricionista, além de especialistas em ABA – Análise do Comportamento Aplicada. Os serviços do IDA podem ser acessados por meio de atendimento particular ou de planos de saúde das redes conveniadas (Cassi, Fusex, Campe, Geap Saúde, Fundação Assefaz e Amil).
 
IDA NO SEMINÁRIO INTERNACIONAL TEARTEIRO 2023
Data: 27 e 28 de outubro de 2023.
Horário: 7h30 às 19h30
Local: UNIP | Rua Vergueiro, nº 1211, Aclimação, São Paulo-SP.
Informações: tearteiro.com
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp