27/06/2016 às 13h54min - Atualizada em 27/06/2016 às 13h54min

A influência positiva da decoração no home office

Débora Ramos
iStock

Trabalhar em casa tem sido a opção para muitas pessoas e as vantagens são várias. Horário flexível, não ter que se locomover ou enfrentar o trânsito, mais conforto e privacidade. Mas também possui suas desvantagens: fica mais fácil se distrair e postergar o trabalho. Nessa hora, a decoração, arquitetura e objetos podem ser a solução.

 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de quatro milhões de pessoas já aderiram ao home office. O que demonstra que a alternativa tem se tornado mais comum. Seja no escritório ou em casa, a decoração e arquitetura do espaço deve ser planejada, de modo a influenciar positivamente na produtividade do trabalhador.

 

Um espaço organizado, limpo, confortável e com objetos ergonômicos permite que a pessoa mantenha o foco, tenha sua criatividade estimulada e não se distraia com facilidade. Para quem mora sozinho, fica mais fácil dividir e separar os cômodos. Para quem mora com a família ou com outras pessoas, separar esses espaços é fundamental para tornar o trabalho eficiente e manter a privacidade.

 

Então, o primeiro passo é escolher uma mesa com o espaço necessário para que o indivíduo possa exercer todas as suas atividades. Amplo e limpo, esse espaço pode ser decorado do seu jeito. Aposte na simplicidade e em objetos criativos que vão te dar energia para trabalhar. A cadeira também é item importante. Existem diversos modelos confortáveis e acessíveis para todos os bolsos. A escolha deve se basear em ter um apoio para as costas e braços, rodinhas para tornar a locomoção mais rápida e regulagem da altura para se adaptar ao usuário.

 

A organização deve ser tarefa diária. Isso torna o trabalho mais prático e sem perda de tempo. Nesse sentido, as prateleiras ou pastas podem ser usadas de acordo com o espaço disponível. E também a quantidade de arquivos que o trabalho demanda, o que depende do tipo de atividades que são feitas. Escolha a opção que mais se encaixa com o trabalho e isso irá tornar as atividades mais estimulantes.

 

A temperatura e iluminação também desempenham papel importante na hora do trabalho. Já que é o lugar onde a pessoa vai passar a maior parte do tempo, ele deve ter a temperatura ideal para não atrapalhar as atividades profissionais. Ter um ar-condicionado ou ventilador sempre perto para quem mora em lugares quentes é uma mão na roda. E para quem sofre com o frio, um espaço ventilado e quentinho, deixa o cômodo mais aconchegante.

 

Já a iluminação pode ser natural, dependendo do período do dia em que a pessoa trabalha. Além de aproveitar a luz do dia, o ambiente natural estimula o trabalho. Se isso não é possível, usar lâmpadas de LED são a melhor alternativa. Elas não esquentam, por isso ajudam a deixar o ambiente em temperatura constante. Posicione o computador em um lugar que não seja atingido diretamente pela luz das lâmpadas, para não sofrer com os reflexos na tela.

 

A última dica é fazer um rascunho de como gostaria que o seu home office fosse. Deixe ele com a sua personalidade, o que vai tornar o ambiente mais íntimo e irá servir como incentivo para as horas de trabalho. Escolha objetos que você gosta e faça a decoração, sem lotar com coisas desnecessárias. Siga as nossas dicas e bom trabalho!


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »