27/06/2016 às 12h11min - Atualizada em 27/06/2016 às 12h11min

Plastivida e Instituto do PVC participarão da 15ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas com o tema reciclagem dos plásticos

O evento contará com a campanha Recicle Cartões de Plástico e a coleta do EPS (Isopor®*) para destinar para reciclagem

Mfree Comunicação
Papa Cartão® vai receber cartões plásticos para reciclagem

A Plastivida e o Instituto do PVC participarão da 15ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo, que será realizada dia 30 de junho na Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas – APCD, pelo vereador Gilberto Natalini (PV). O evento visa intermediar o diálogo entre cidadãos, instituições, iniciativa privada e governo, para aprofundar a discussão sobre os três pilares da sustentabilidade: ambiental, econômico e social.

A participação das entidades tem por objetivo abordar a importância dos plásticos na vida das pessoas, além de mostrar que seu consumo responsável, descarte adequado e reciclagem são fundamentais para a sociedade e o meio ambiente. Para isso, contarão com um estande no qual apresentarão produtos fabricados com diversos tipos de plásticos reciclados, assim como pontos de coleta de EPS (conhecido como Isopor®*) e de cartões de plástico (débito, crédito, seguro-saúde, fidelidade, telefônico, cartões-presente, bilhete único e outros, inclusive os que contêm chip e tarja magnética).

Segundo Miguel Bahiense, presidente da Plastivida e do Instituto do PVC, a participação neste evento tem sido constante pela importância de se estabelecer o diálogo com a sociedade sobre o uso responsável, descarte adequado e preservação ambiental. “A cada ano procuramos evidenciar para as pessoas que a sua relação com os plásticos pode trazer benefícios para a sua qualidade de vida, bem-estar, à economia e ao meio ambiente”, afirma o executivo. E completa; “a partir da informação adequada, as pessoas descobrem que além de fundamentais em seu dia a dia, ações como a coleta seletiva e reciclagem geram emprego, renda e ajudam a preservar o Planeta”.

Para o vereador, Gilberto Natalini as informações sobre uso e descarte responsáveis dos plásticos acrescentam muito ao evento como um todo. “É fundamental que a informação correta chegue até o cidadão para que ele possa atuar de forma responsável, contribuindo com o meio ambiente”, firma o vereador.  

Reciclagem de cartões - A interação com o público da Conferência também se dará por meio da coleta de cartões. Para tanto, a Plastivida e o Instituto do PVC disponibilizarão uma máquina Papa Cartão® em seu estande, que tritura os cartões com toda a segurança e os prepara para serem transformados em novos produtos (porta-copos, placas de rua, capa de caderno, entre outros). Os visitantes poderão conhecer produtos fabricados a partir da reciclagem deste material.

Reciclagem de Isopor®* - Em sequência à edição anterior da Conferência, a Plastivida, por meio de seu Comitê de EPS, terá um ponto de coleta no evento para receber embalagens, assim como os pratos e copos de EPS usados no evento, que serão compactados e encaminhados para serem transformados em novos produtos. Molduras, rodapés e outros produtos, frutos dessa reciclagem, estarão expostos no evento.

A importância da coleta seletiva e da reciclagem dos plásticos - Os plásticos são materiais 100% recicláveis e no Brasil esta atividade gera emprego, renda e benefícios ambientais. O país recicla cerca de 20% do total dos plásticos pós-consumo, índice que nos aproxima dos grandes recicladores do mundo. Para se ter uma ideia, a média da União Europeia está em 26% de reciclagem mecânica de plásticos pós-consumo. O Brasil está à frente de países como Reino Unido (20%), França (19%), Finlândia (18%) e Grécia (17,6%). A indústria de reciclagem mecânica do Brasil recicla 717 mil toneladas de plástico pós-consumo, fatura R$ 2,5 bilhões e emprega diretamente 19,1 mil pessoas.

 

Serviço: 15ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo

30 de junho de 2016, das  8h30 às 17h00 

Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas – APCD

Rua Voluntários da Pátria, 547, Santana (próx. estação Tietê do Metrô)
Inscrições gratuitas –
www.natalini.com.br

 

Sobre a Plastivida – A Plastivida é o instituto socioambiental dos plásticos e atua de maneira colaborativa, por meio da educação ambiental, para disseminar informações precisas e científicas sobre os plásticos - suas propriedades, aplicações, reciclabilidade, além do uso responsável e descarte adequado - a fim de contribuir com o desenvolvimento social e ambiental. Para mais informações: www.plastivida.org.br

Sobre o Instituto PVC - O Instituto do PVC representa a união de todos os segmentos da cadeia produtiva do PVC, desde os fabricantes de matéria-prima, até os recicladores. Seu compromisso é orientar as empresas associadas a adotarem posturas socialmente responsáveis, difundindo suas qualidades técnicas e ambientais, bem como sua versatilidade e reciclabilidade. Para mais informações: www.institutodopvc.org

 

Informações adicionais para a imprensa

M.Free Comunicação

Tel (11) 3171-2024 - r. 2

Roberta Provatti, Cristiane Peixoto

 

*Marca registrada da empresa Knauf Isopor.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »