27/10/2023 às 16h00min - Atualizada em 28/10/2023 às 00h02min

Depressão e ansiedade: relembre famosos que já sofreram com doenças ligadas à saúde mental

Especialista cita como lidar com os principais sintomas através da meditação e elenca os principais benefícios da prática no tratamento de doenças ligadas à saúde mental

Comunicação Conectada
Banco de imagem canva
 

A saúde mental é um tema que tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos, principalmente após a pandemia de covid-19, onde milhares de pessoas ao redor do mundo se depararam com o adoecimento e sobrecarga mental. 

Dados da Organização Mundial de Saúde revelam que o Brasil tem 18,6 milhões de ansiosos e 13,5% deprimidos, sendo estes dois os transtornos mais recorrentes no mundo. E, como sabemos, os famosos podem sofrer ainda mais com sentimentos de angústia e mal-estar, devido ao excesso de exposição e assédio durante o dia a dia.

Em setembro deste ano, o cantor, produtor musical e empresário de 35 anos, Wesley Safadão, precisou pausar sua agenda  para cuidar da saúde mental. Com uma carreira sólida de mais de 20 anos, o artista revelou que foi diagnosticado com ansiedade, causada pela exaustão mental por conta de uma agenda lotada de shows. 

Luísa Sonza, Adele, Jim Carrey e Tina Turner são só algumas de outras centenas de celebridades que já sofreram com alguma doença mental. No caso da cantora norte-americana, Tina Turner, a artista revelou em documentário que vinha lidando com “uma série de enfermidades físicas e mentais ao longo dos anos”.

Segundo Gabriela Frantz, especialista em meditação e formada em terapia quântica com mais de 30 cursos voltados à área, os pacientes ainda precisam lidar com outros sintomas ligados aos diagnósticos de ansiedade e depressão, como: a dificuldade de concentração, irritabilidade e fadiga. “A meditação aparece justamente como uma das melhores terapias para auxiliar no processo de controle da ansiedade e para minimizar estes sintomas”, revela.

“A prática diária te permite ingressar em um processo de auto-observação onde todos os pensamentos, emoções e atitudes não mais passam despercebidos. E isso conduz a um processo natural de transformação”, destaca Gabi. “Através da meditação, o paciente tem acesso a ferramentas e desenvolve habilidades emocionais para lidar com esses sentimentos”, ressalta.

Segundo Gabi, existem diferentes tipos de abordagens, mas todas trabalham a auto-observação; auto aceitação; auto consciência e auto transformação. “Dentro da minha metodologia e de tudo o que acredito ser eficiente no universo da meditação, eu diria que o principal é o despertar da consciência e ativação certa de determinadas regiões do seu cérebro e do seu sistema nervoso. E por isso as práticas não precisam ser personalizadas. Você só precisa de um método que seja eficiente”, diz.

 

A especialista elenca sete dos principais benefícios da prática para pessoas que estão enfrentando dificuldades ligadas à saúde mental. Confira:

  • Relaxamento do cérebro e do corpo;
  • Sensação de calma, bem-estar e tranquilidade;
  • Cria uma maior conexão com você mesmo;
  • Traz mais clareza para a resolução de problemas;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Aumenta a concentração e o foco;
  • Diminui os sintomas da ansiedade.

“A meditação tem esse efeito tão poderoso e pode até diminuir o uso de medicamentos por uma série de fatores. Dentre eles, podemos pontuar duas questões como as mais importantes: a meditação te torna uma pessoa mais consciente e estimula o sistema nervoso parassimpático, ou seja, acaba causando um relaxamento do corpo e da mente”, explica.

Conforme explica a pós-doutoranda, estudos dizem que 10 a 15 minutos por dia é o tempo necessário para obter os benefícios da meditação. “E mais do que aprender a meditar, é importante manter o hábito. Então é essencial encontrar um horário com o qual você possa se comprometer a meditar todos os dias”, conclui Gabi Frantz.

 

Sobre Gabi Frantz

Conheceu a meditação aos 15 anos, e ao notar as mudanças que a prática trazia para sua vida, decidiu se aprofundar ainda mais nesse mundo. Atualmente seu currículo conta com mais de 30 cursos voltados para a área e está finalizando seu PhD em Medicina Natural pela Quantum University.

Em 2003, criou seu primeiro grupo de meditação guiada, que hoje conta com mais de 2.500 participantes todos os dias. Mestre em meditação, seu perfil ativo no Instagram conta com mais de 85 mil seguidores, além disso é dona do canal no YouTube “Meditar com vc”, que tem mais de 75 mil inscritos, e do site meditar.com.vc, onde oferece cursos gratuitos e de meditação.

 

Acesse:

 

https://meditar.com.vc/

https://www.instagram.com/meditar.com.vc/

https://www.linkedin.com/in/gabifrantz/


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp