27/10/2023 às 17h38min - Atualizada em 28/10/2023 às 00h00min

Construir relação de confiança com as comunidades é estratégia efetiva para mineração

Em todo o mundo, companhias dedicam atenção especial às boas relações com a sociedade, refletindo a importância do compromisso com a agenda ESG, e na edição 2023 do Simpósio do Ouro, o assunto é abordado por executivo da Aura Minerals

Juliete Lino dos Santos
Carlos Borges
Especialistas em gestão e governança são unânimes em declarar que entender que as organizações são engrenagens que impactam diretamente a vida de pessoas, comunidade e até mesmo o meio ambiente é o primeiro passo para estabelecer um plano de gestão focado em construir relações verdadeiramente saudáveis e harmoniosas. E este tem sido o propósito que mobiliza companhias dos mais diversos segmentos para apoiar projetos, iniciativas e ações que ajudam a transformar as realidades de diversas comunidades mundo a fora.

No Brasil não é diferente. A missão já está inserida na tomada de decisão e nas estratégias corporativas de organizações dos mais diversos ramos. São empresas que se posicionam como partes atuantes da sociedade e compreendem as consequências do seu negócio nos empregos, na movimentação de renda e nos possíveis impactos ao meio ambiente. Porém, quando se trata de mineradora, há um fator a ser levado em consideração.

Diferentes de outras atividades, a mineração acontece onde o minério está. Não há possibilidade de transferir uma mina de ouro para os grandes centros empresariais ou mesmo desenvolver uma cava no coração das grandes capitais. Essa particularidade agrega à atividade um aspecto essencial e marcante: a relação com as comunidades ao redor das operações”. A observação é do gerente de projetos da Aura Minerals, Pitágoras Costa, que será representante da Aura Minerals no Simpósio do Ouro 2023.

Realizado na cidade de Belém, de 16 a 18 deste mês, o evento vai reunir empresas do setor para discutir experiências e promover debates sobre os problemas e soluções que melhorem a competitividade do setor. Representando a Aura Minerals nesta agenda, Pitágoras vai participar do painel “Como desenvolver vínculos com as comunidades?”. Uma oportunidade de explicar como o assunto é presente e importante para toda a atividade minerária da companhia.

O executivo destaca que o cuidado, a parceria e a criação de laços com a sociedade, são premissas que norteiam as estratégias da empresa, por meio da cultura Aura 360.

“Aura 360 propõe um olhar amplo e cuidadoso sobre os impactos e benefícios de tudo o que fazemos. Um olhar atencioso das nossas ações junto aos nossos colaboradores, às comunidades e ao meio ambiente, até chegar à companhia. Esses são os parâmetros que nos permitem a construção de uma relação ética, transparente e de confiança com todas os atores presentes na nossa atividade”.

Ainda segundo o executivo, dentro das duas unidades em operação da mineradora no Brasil, Aura Apoena (MT) e Aura Almas (TO), e no projeto Aura Borborema (RN) é possível identificar e comprovar que as ações são guiadas pela agenda ESG.

Pitágoras destaca a parceria da Aura Almas com o Sistema S de ensino, que promove a capacitação da mão de obra local, incluindo jovens aprendizes. Já a Aura Apoena, realizou o projeto Agronegócio Sustentável, que teve como objetivo a implementação de hortas verticais em bairros em situação de vulnerabilidade no município de Pontes e Lacerda .

No Rio Grande do Norte, onde a empresa desenvolve o projeto Aura Borborema, a Aura Minerals é um case de sucesso para a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Rio Grande do Norte (SEMARH-RN), pelo sucesso da reposição florestal realizada na região que está em processo de desertificação. Além disso, seguindo o viés de sustentabilidade a unidade utilizará como fonte de água para a operação a água de reuso da cidade de Currais Novos. Uma iniciativa importante para região, pois além de não utilizar água destinada à população, a Aura será parceira do município no tratamento do esgoto.

“A Aura é comprometida em conhecer, entender e se integrar nas comunidades onde atua. Estabelecemos uma comunicação direta com as pessoas, comércio, governos e todos os envolvidos. As nossas ações chegam para as comunidades através de iniciativas reais, oportunidades, investimentos e nos reflexos positivos que um investimento dessa magnitude pode proporcionar para a região”, finaliza Pitágoras.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp