26/10/2023 às 11h22min - Atualizada em 27/10/2023 às 00h10min

Transformando a realidade: as startups que estão mudando a cara da longevidade

Apesar de a porcentagem de startups que alcançam esse patamar ser ínfima, muitas pessoas começam a empreender fascinadas com a ideia de se tornarem um unicórnio

Da Redação
www.sheepcomunicacao.com.br
Cristián Sepúlveda, CEO da Silver Hub - Crédito - Mauro Stanichesk
 

Cristián Sepúlveda, CEO da Silver Hub - Crédito - Mauro Stanichesk

 

Por Cristián Sepúlveda 

 

“Ser um Unicórnio!” - Nos últimos anos, o mundo empresarial tem testemunhado o surgimento de um fenômeno: as startups unicórnios. Essas empresas emergentes têm encantado a imaginação de empreendedores, investidores e entusiastas do setor tecnológico devido ao seu rápido crescimento e valorização extraordinária. O termo "unicórnio" foi cunhado para descrever startups avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares. 

Apesar de a porcentagem de startups que alcançam esse patamar ser ínfima, considerando o total de empreendimentos, muitas pessoas começam a empreender fascinadas com a ideia de se tornarem um unicórnio.

Eu costumo dizer que empreender é como pular numa piscina sem saber a quantidade de água que tem dentro. As estatísticas reforçam essa ideia, considerando que cerca de 70% das startups fecham antes de completar 20 meses de funcionamento, e outras 50% não apresentam resultados. Os dados são da Associação Brasileira de Startups, a Abstatups.

Ou seja, a probabilidade de que não dê certo é muito alta. Não se trata de ser pessimista, mas sim de ser realista para poder suportar o caminho do empreendedorismo com expectativas mais realistas. É por isso que se fala que um dos principais skills que um empreendedor deve ter é a sua capacidade de resiliência.

Mas fracassar ou falhar é um termo simplista para definir isso, já que independentemente do resultado do negócio, o que se aprende nessa jornada é transformador, tanto do ponto de vista técnico, mas principalmente do ponto de vista do desenvolvimento das soft skills.

As tendências

O avanço da tecnologia e da medicina está possibilitando uma mudança significativa na expectativa de vida. Por outro lado, existe a tendência de que as pessoas estão tendo menos filhos. Esses aspectos estão invertendo radicalmente a pirâmide etária, ou seja, nossas sociedades estão começando a envelhecer aqui na américa latina.

Enquanto a população envelhece, surgem novas oportunidades para inovadoras startups atuarem no mercado da longevidade, oferecendo soluções surpreendentes que desafiam os limites do tempo e proporcionam uma nova perspectiva sobre o envelhecimento. São as chamadas Agetech. Elas vão revolucionar a forma como vivemos e envelhecemos.

As startups unicórnios que atuam no mercado da longevidade estão desbravando um caminho fascinante rumo a um futuro em que viver mais e com qualidade é uma realidade tangível. Suas inovações estão desafiando as fronteiras do conhecimento científico e tecnológico, trazendo esperança para uma população que deseja desfrutar de uma vida longa e saudável. O sucesso dessas startups é um testemunho da capacidade humana de inovar e transformar o mundo em que vivemos, redefinindo o que é possível no campo da longevidade. No entanto, é essencial que a sociedade acompanhe de perto esses avanços e garanta que eles sejam utilizados de maneira ética e responsável, garantindo que todos possam se beneficiar desse novo paradigma da longevidade.

 

Campos de atuação das Agetech

As startups unicórnios da longevidade não se concentram apenas em aumentar a expectativa de vida, mas também em melhorar a qualidade de vida à medida que envelhecemos, oferecendo, entre outras:

Tecnologias Médicas Avançadas: Algumas startups estão desenvolvendo tecnologias médicas revolucionárias, como terapias genéticas, medicina regenerativa e inteligência artificial aplicada à saúde. Essas tecnologias prometem tratar doenças relacionadas à idade e melhorar as capacidades do corpo.

Assistência Domiciliar Inteligente: Startups estão criando dispositivos inteligentes e plataformas de monitoramento para permitir que os idosos vivam de forma independente por mais tempo. Isso inclui desde sensores de movimento até assistentes virtuais que ajudam nas tarefas diárias.

Nutrição e Suplementos: Algumas estão pesquisando e desenvolvendo suplementos alimentares e dietas personalizadas para promover a saúde e prevenir doenças associadas ao envelhecimento.

Saúde Mental e Bem-Estar: Algumas delas estão focadas em abordar questões de saúde mental, fornecendo terapias online, aplicativos de meditação e outras soluções para melhorar o bem-estar emocional.

 

Unicórnios do mercado de longevidade

 

Startups unicórnios que atuam no mercado de longevidade:

 
  • InnovAge – Valorização R$ 2,8 bilhões: A InnovAge ajuda os idosos a viver a vida de forma independente, pelo maior tempo possível;
 
  • True Link – Valorização no momento do IPO R$ 2,8 bilhões: Uma empresa de serviços financeiros diversificados dedicada a fornecer serviços para grupos demográficos em risco, como idosos e deficientes;
 
  • Care.com – Valorização USD $ 550 milhões: Cuidados com idosos;
 
  • Pillpack – Vendida para Amazon USD $ 1 bilhão: Farmácia digital;
 
  • Greatcall – Adquirida pela Best Buy por USD $ 800 milhões: O fornecedor líder de serviços de monitoramento remoto passivo para cuidados contínuos de idosos;
 
  • Papa – Valorização 1,4 bilhões: Combina adultos mais velhos com “Papa Pals” treinados para combater a solidão e o isolamento;
 
  • Honor – Valorização $1,25 bilhões: Cuidados em casa para idosos.
 

Os Desafios e o Futuro

Embora os unicórnios estejam trazendo inovação e esperança para o mercado da longevidade, ainda enfrentam desafios complexos, como questões regulatórias, éticas e financeiras, além de garantir que suas tecnologias e serviços sejam acessíveis a todos.

Vemos que há um mercado promissor e muito ainda a ser explorado, as startups estão fazendo avanços significativos em várias áreas. Pouco a pouco este mercado, que já está em ascensão, entregará muito mais e fará diferença real na vida das pessoas, além de atraentes dígitos aos investidores e empreendedores.

 

Sobre o autor: Cristián Sepúlveda, CEO da Silver Hub. 

Especialista em Mercado de Longevidade, segundo a Fundação Getulio Vargas. Executivo com mais de 25 anos de experiência internacional (LATAM), ocupando cargos de direção em empresas multinacionais dos setores de Telecomunicações, BPO, Startup, Tecnologia e Serviços. Especialista na gestão das áreas de Transformação Digital, Inovação e Financeira. Também conhece as dores de empreender, já que co-fundou startups e, atualmente, participa de conselhos consultivos de algumas delas.

 

Sobre a Silver Hub

A Silver Hub é uma aceleradora de startups que atua no mercado de soluções e produtos para o mercado da longevidade, aportando capital e mentorias para as agetech. Cofundada por Cristián Sepúlveda (CEO), Ex-Diretor Executivo da Atento - Telefônica; Marcos Eduardo Ferreira, ex- CEO da MAPFRE Seguros no Brasil e América do Sul, conselheiro e investidor e a executiva e empreendedora Arine Rodrigues, CEO do marketplace, Vida60Mais.

A Silver Hub continuamente está selecionando startups adequadas ao propósito de inovação de soluções e produtos para o público sênior. Terão prioridade as startups que tenham base tecnológica, potencial de escala e que estejam faturando. Para apresentar seu projeto contacte pela  página da Silver Hub


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp