26/10/2023 às 08h06min - Atualizada em 27/10/2023 às 00h08min

Startup ESG Katalisar capacita catadores com ensino de Inteligência Artificial no Rio de Janeiro

Ação acontece no dia 31, nas Cooperativas de Reciclagem da Rocinha e na Coopama

Conceito Noticias
www.katalisar.com.br
Katalisar
A Startup ESG Katalisar está expandindo sua iniciativa de capacitação a catadores de materiais recicláveis por meio do uso de inteligência artificial. No próximo dia 31, a equipe da Katalisar realiza o Seminário de IA na Cooperativa Rocinha Recicla e na Coopama, trazendo ferramentas avançadas para melhorar a eficiência operacional e comunicação destas cooperativas.
Este evento segue o sucesso de ações anteriores da Katalisar em Manaus, na Associação dos Catadores ARPA, e em Juiz de Fora, na Associação Anjos da Natureza. Até o momento, 35 catadores já foram beneficiados por esta iniciativa voluntária.
Durante o seminário, a equipe da Katalisar ensina os catadores a utilizarem ferramentas de inteligência artificial, incluindo ChatGPT e Bard, bem como outras ferramentas inovadoras de processamento de imagem, como Midjourney, Dall-E e Stable Doodle. “A introdução dessas tecnologias tem o potencial de transformar a forma como as cooperativas de reciclagem operam, trazendo benefícios significativos para os catadores e as comunidades que servem”, explica Marcos Albuquerque, Diretor Operacional da Katalisar.
Segundo Marco Antonio Barros, Diretor Executivo da Katalisar, as diversas ferramentas já existentes, muitas de acesso gratuito, podem contribuir para que os grupos vulneráveis possam se desenvolver e ampliar suas áreas de atuação. “Muitos catadores, por exemplo, possuem dificuldades e limitações, como dificuldade de escrever um email, analisar um contrato, elaborar um projeto e, mais ainda, em produzir conteúdo para divulgar o trabalho realizado pela cooperativa. Com o uso adequado das ferramentas de IA existentes, essa lacuna pode ser diminuída e, com isso, desenvolver e empoderar esses grupos”, avalia.
“As ferramentas de IA não apenas aprimoram a eficiência na comunicação, mas também auxiliam na coleta de informações cruciais e no desenvolvimento de estratégias para otimizar as vendas e a operação das associações de catadores de materiais recicláveis”, pontua Albuquerque. Segundo ele, a aplicação da IA nesse contexto pode melhorar a interface com compradores de resíduos, tornando as operações mais eficazes e sustentáveis.
O ensino, nesse projeto, está perfeitamente alinhado com o propósito fundamental da Katalisar de construir uma Economia Circular Inclusiva. “Essa visão nasceu da dedicação ao desenvolvimento de cooperativas de catadores, promovendo a importância de empoderar as comunidades marginalizadas, promovendo a reutilização e a reciclagem responsável de recursos. Acreditamos que ao capacitar indivíduos e comunidades para prosperar por meio de práticas sustentáveis, estamos construindo um futuro mais equitativo e ambientalmente consciente, onde cada um de nós desempenha um papel vital na construção de uma sociedade mais justa e sustentável”, explica Marcos.
“É gratificante fazer história nas comunidades levando uma iniciativa de responsabilidade social e ambiental, acreditando que a tecnologia e a inovação podem ser aliadas na promoção da sustentabilidade e no fortalecimento das comunidades”, enaltece Albuquerque. A ideia, segundo ele é expandir essa ação em outras cidades brasileiras. “Temos muito a explorar e muitas cooperativas de catadores podem ser beneficiadas com essa ação”, finaliza.
Para mais informações sobre o projeto e o ESG Katalisar, entre em contato com www.katalisar.com.br.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp