25/10/2023 às 21h52min - Atualizada em 27/10/2023 às 00h02min

Emenda de Mara Gabrilli na Reforma Tributária garante alíquota reduzida e possibilidade de isenção para itens de saúde

Dispositivos médicos, de acessibilidade para pessoas com deficiência, medicamentos e produtos de cuidados básicos à saúde menstrual terão alíquota reduzida em 60%

Bruna Fasano
Marcelo Camargo
Foi apresentado hoje (25) no Senado Federal a primeira versão do relatório da Reforma Tributária. O relator, senador Eduardo Braga, incluiu uma emenda de autoria da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) já acatada ao texto que diz respeito a alíquotas reduzidas e a possibilidade de isenção de tributos em itens essenciais à saúde.

A emenda garante que dispositivos médicos, de acessibilidade para pessoas com deficiência, medicamentos e produtos de cuidados básicos à saúde menstrual tenham alíquota reduzida em 60%. O dispositivo de autoria de Gabrilli também prevê que esses itens poderão ter redução de 100% na alíquota caso sejam incluídos na Lei Complementar que regulamentará as isenções de impostos depois da publicação da lei.

Mara, que já havia apresentado seis emendas ao texto, reforça a importância de uma Reforma Tributária com olhar social e que visa atender a população vulnerável do Brasil: "Não podemos ter uma reforma que pensa apenas na indústria, comércio e serviços - é preciso olhar também para o contribuinte, em especial aqueles que necessitam da assistência do Estado", afirmou Mara. 

O relator, senador Eduardo Braga, deverá analisar as novas emendas que ainda serão protocoladas até o encerramento da discussão da matéria. A expectativa é que o relatório final seja votado em 8 de novembro na Comissão de Constituição e Justiça e depois seguirá para deliberação em Plenário.

“Continuo acompanhando e participando ativamente desse processo de aprimoramento da Reforma para que não haja retrocessos em direitos já adquiridos, principalmente pelos mais vulneráveis”, afirmou a senadora paulista. 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp