26/10/2023 às 14h24min - Atualizada em 27/10/2023 às 00h01min

90 mil atendimentos e 6 mil cirurgias: minha vida dedicada à oftalmologia em Santa Catarina

A medicina não é apenas uma profissão, é uma vocação, um chamado para cuidar da vida, e esse mês nos lembra que, para os médicos, o Dia do Médico é todos os dias.

Target Estratégia em Comunicação
Dr. Fernando Ramalho - oftalmologista e especialista em cirurgia refrativa na Oftalmos - Hospital de Olhos
Divulgação

Por Dr. Fernando Ramalho*

Ainda no mês de outubro, em que celebramos o Dia do Médico, parei para fazer uma reflexão fundamental sobre a importância de uma profissão que toca vidas, alivia dores, traz esperança e, muitas vezes, dita os rumos do presente e do futuro das pessoas. A medicina não é apenas uma profissão, é uma vocação, um chamado para cuidar da vida, e esse mês nos lembra que, para os médicos, o Dia do Médico é todos os dias


Hoje, enquanto celebro o mês dos médicos, não posso deixar de refletir sobre minha jornada na medicina e, mais especificamente, na oftalmologia. Minha carreira tem sido uma busca constante por proporcionar às pessoas o dom da visão e uma melhor qualidade de vida. Por conta disso, através dos anos, tenho sido testemunha das transformações significativas que a oftalmologia trouxe às vidas de inúmeras pessoas, e é uma honra fazer parte desse processo:

Olho para o futuro com cautela e esperança. O Brasil enfrenta desafios complexos na área da saúde, e a oftalmologia não é exceção. Com um crescente número de casos de miopia, a expansão de tecnologias médicas e a necessidade de acesso igualitário à atenção oftalmológica, a jornada à frente será desafiadora.

Minha jornada na medicina é muito mais do que uma profissão; é uma paixão, um compromisso de preservar e restaurar vidas, de fazer a diferença na saúde das pessoas. Na oftalmologia, encontrei o meu propósito, um campo complexo e desafiador que lida com a visão, um dos sentidos mais preciosos do ser humano.

Nasci em Recife, Pernambuco, e após a graduação na Universidade de Pernambuco (UPE), segui um caminho de especialização que me levou ao Canadá, mais precisamente a Montreal, onde me aprimorei nas áreas de córnea, doenças externas, uveítes e cirurgia de catarata.

No entanto, o destino muitas vezes nos reserva surpresas incríveis. Em uma conversa reveladora com três amigos oftalmologistas, todos compartilhando o sonho de morar e trabalhar em Santa Catarina, decidimos que era hora de transformar esse desejo em realidade. Foi assim que, em 2005, compramos um terreno e, em 2009, inauguramos o Oftalmos - Hospital de Olhos, um projeto ousado que se tornou uma referência em saúde ocular não apenas em Balneário Camboriú, mas em toda a região sul.

Nos últimos 14 anos, tive a honra de servir a comunidade de Balneário Camboriú e região, realizando cerca de 90 mil atendimentos e 6 mil cirurgias oftalmológicas. A contribuição de toda a equipe do Oftalmos foi fundamental para estabelecer o hospital como um centro de excelência na área.

Quando cheguei a Balneário Camboriú, fui calorosamente acolhido pelos catarinenses, e me apaixonei por Santa Catarina, que considero o melhor estado do país.

Minha carreira na oftalmologia é uma homenagem à medicina e a Santa Catarina e, por meio dela, homenageio todos os médicos e demais profissionais de saúde. Através do trabalho incansável e da paixão pela saúde ocular, espero que possamos continuar a preservar a visão e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Minha jornada é uma celebração da medicina, da dedicação e, acima de tudo, da empatia para com os pacientes.

Aproveito para destacar a oftalmologia que, apesar de sua importância, nem sempre é celebrada como se deve. Essa especialidade desempenha um papel fundamental em Santa Catarina, proporcionando um cenário mais claro e nítido para a vida dos catarinenses. Com um estado abençoado por paisagens deslumbrantes, essa especialidade médica assume um papel crucial na preservação da visão, permitindo que as pessoas apreciem a beleza natural e as riquezas culturais da região. Além disso, a oftalmologia contribui para a saúde e o bem-estar da população, atuando não apenas na correção de problemas visuais, mas também na detecção precoce de doenças oculares que podem afetar a qualidade de vida.

*Dr. Fernando Ramalho é oftalmologista e especialista em cirurgia refrativa na Oftalmos - Hospital de Olhos, em Balneário Camboriú, e membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, da Associação Pan Americana de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Catarata e Refrativa.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp