26/10/2023 às 15h04min - Atualizada em 27/10/2023 às 00h00min

Sustentabilidade e Saúde Mental no Offshore são pautas discutidas na OTC Brasil 2023

Um dos principais eventos sobre tecnologia do setor do mundo e o maior do país reuniu especialistas e lideranças no RJ

Lattari Comunicação
Leo Miers (COO BR MED), Thiago Cezar (CEO BR MED) , Pedro Ghiatã (CEO Infotec) e Dan Contente (CMO BR MED) (Divulgação)

Considerada uma das conferências mais importantes do setor Offshore do mundo, e a maior do Brasil, OTC Brasil 2023 encerra sua edição na quinta-feira (26). Durante três dias, o evento reuniu especialistas offshore E&P e empresas de tecnologia na Expo Mag, na Cidade Nova, Rio de Janeiro. Idealizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) em parceria com a organização internacional OTC, a edição deste ano teve como objetivo compartilhar conhecimento, gerar novos negócios e mostrar as melhores práticas, tendências emergentes e métodos que soluções comprovadas estão surgindo no cenário em evolução do mundo.

Entre as pautas discutidas, a sustentabilidade recebeu grande destaque. Alinhada com os compromissos da sociedade global de promover uma transição energética justa e viável, a OTC Brasil incorporou discussões sobre tecnologias e inovações necessárias para criar um futuro mais limpo e sustentável. E os estandes das principais empresas acompanharam a tendência. A Infotec Brasil, por exemplo, adotou a descarbonização no projeto, identificando potenciais impactos ambientais e ações de mitigações relacionadas. 

A empresa especializada em terceirização de Serviços, Processos (BPO) e Pessoas também promoveu o projeto “Eu Já Fui um EPI” que evita o descarte e incineração de uniformes transformando as peças em ecobags e estojos, distribuídos durante o evento. Todos os itens são produzidos através de organização sem fins lucrativos que realiza oficinas de corte e costura para mulheres. “Somos lideranças comprometidas com uma transformação sustentável. Há muito tempo a indústria do petróleo já manifesta essa iniciativa. Vejo um momento de busca, união e novas trocas, como a própria OTC propõe. Por isso tudo no nosso estande foi pensado sob a ótica da sustentabilidade”, explica Pedro Ghiatã, CEO da Infotec Brasil. 

Outro assunto que ganhou destaque durante a conferência internacional foi a importância do cuidado com a saúde mental dos trabalhadores e políticas preventivas sobre o uso de psicotrópicos nas plataformas. No primeiro dia de evento, o estande do IBP recebeu o médico Fabrício Netto, gerente de Saúde da BR MED — empresa líder em saúde corporativa no segmento de óleo e Gás — que promoveu a palestra “Ações Preventivas nas Políticas de álcool e Drogas nas atividades offshore”. Após a palestra o público ainda pôde passar por uma experiência sensorial que simulava a visão e reflexo de um trabalhador sob efeito de álcool e drogas. “No encontro falamos muito sobre as tendências do cuidado do trabalhador; assim como sobre o aumento do uso de Álcool e Drogas pré e durante o trabalho (colocando em risco operações). Também propomos uma reflexão em cima da percepção sobre o Adoecimento Mental no quadro de funcionários. A indústria de Óleo e Gás tem urgência em avaliar essas pautas não só pela saúde de seus trabalhadores, mas também pela segurança de toda a equipe e crescimento das empresas”, declara o médico do trabalho.

Estima-se que durante os três dias de evento, a OTC Brasil tenha recebido um público total de 25 mil pessoas, distribuídos em uma área de 9.400m² com 180 expositores. 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp