23/06/2016 às 12h42min - Atualizada em 23/06/2016 às 12h42min

Daihatsu colabora com designers japoneses para oferecer design customizado de carros com impressão 3D Stratasys

O criador do Copen, da montadora japonesa, trabalhou com top designers locais para desenvolver um exterior original e personalizado, com “Efeito Skin”, para o modelo de duas portas conversível

Clezia Martins Gomes

A Stratasys (Nasdaq:SSYS), empresa de soluções de impressão 3D e manufatura aditiva, é considerada, pela montadora Daihatsu Motor Co. Ltd, uma dos primeiros fabricantes a cumprir a visão de impressão 3D como forma de personalização em massa de peças para uso final. Esta constatação resulta do trabalho conjunto da Stratatsys com designers japoneses para viabilizar diferentes customizações para o modelo Copen, com duas portas, conversível.

Nos últimos três anos, a manufatura aditiva, ou impressão 3D, como é conhecida, tem ampliado seu uso da prototipagem para o ferramental da indústria, viabilizando produções de curto prazo, com a expectativa de ser usada para personalização em massa de bens de consumo.

Com sede em Ikeda, em Osaka, no Japão, a Daihatsu, uma importante montadora automotiva japonesa, fez parceria com a Stratasys com o objetivo de utilizar suas soluções de impressão 3D para tornar realidade as criações de Kota Nezu, principal designer industrial da Znug Project, Inc. e criador Junjie Sun.

Os designers da Junjie Sun criaram 15 padrões geométricos diferentes de "Efeitos Skin", em 10 cores diferentes, que são impressos em 3D nas impressoras Stratasys Fortus. O objetivo é permitir que os clientes ajustem os parâmetros dos próprios projetos, aumentando exponencialmente o número de opções e possibilitando uma personalização verdadeiramente única para cada consumidor.

As peças para modificar o design do Copen podem ser encomendadas para o para-choque traseiro ou para-lamas dianteiro

As peças com “Efeito Skin” impressas utilizando os sistemas Fortus® da linha Production  da Stratasys, são manufaturadas no material termoplástico ASA, que é mais durável, tem resistência UV e boa estética. "Antes, nós demoraríamos de dois a três meses para desenvolver estas peças customizadas, mas agora elas podem ser produzidas em duas semanas", afirma Osamu Fujishita, Gerente Geral de Planejamento de Produtos da Daihatsu.

O método tradicional de manufatura consiste em reduzir os custos com a produção em massa de peças idênticas, para aproveitar as economias de escala. Mas este projeto de “Efeito Skin” ilustra o poder da impressão 3D quando se trata de criar peças sob demanda para os produtos com alta de personalização e propriedades ricas de design. "Este projeto não teria sido viável com métodos de fabricação de ferramentas tradicionais", explica Kota Nezu, principal designer da Znug Project. 

“Acreditamos que a produção sob demanda,com impressão 3D, oferece benefícios precisos para a eficiência de toda a cadeia de fornecimento”, afirmou Osamu Fujishita. “Além de facilitar o acesso para os clientes.”

O projeto “Efeito Skin” está sendo testado em 2016  em mercados selecionados, e seus planos de comercialização estão previstos para o início de 2017.

Sobre a Stratasys

Stratasys (NASDAQ:SSYS) por mais de 25 anos tem sido uma das forças motrizes de inovação e líder mundial no desenvolvimento de tecnologias de impressão 3D e manufatura aditiva – moldando a forma como as coisas são feitas. Com sedes em Minneápolis, no Estado de Minnesota, nos EUA, e em Rehovot, no Distrito Central de Israel, a empresa dedica-se a contribuir para que os clientes de uma extensa gama de mercados verticais possam criar novos paradigmas para a concepção e fabricação de objetos para as mais diversas finalidades. As soluções da empresa dão aos clientes uma liberdade de design incomparável e flexibilidade de produção, reduzindo de forma expressiva o tempo de colocação no mercado e os custos de desenvolvimento, por meio de melhorias significativas de design e de comunicação.

Entre suas subsidiárias estão a MakerBot e a Solidscape. Seu portfólio inclui impressoras 3D para prototipagem e produção em uma ampla gama de materiais de impressão 3D; impressão de peças sob demanda por meio da Stratasys Direct Manufacturing; consultoria estratégica e serviços profissionais. Participa das comunidades Thingiverse e GrabCAD, que contam com mais de 2 milhões de arquivos de projetos livres para impressão em 3D. A Stratasys tem mais de 2.700 funcionários e 800 patentes de manufatura aditiva, entre concedidas e pendentes. Sua atuação no mercado já foi reconhecida por mais de 30 prêmios por suas tecnologias inovadoras e liderança. Visite-nos on-line em: www.stratasys.com/br ou blog.stratasys.com/pt-br/ e siga-nos no LinkedIn.

 

Mais informações para a imprensa de Stratasys:

GPCOM Comunicação Corporativa

(11) 3129-5158

Clezia Martins Gomes - [email protected]

Mário Cesar de Mauro – [email protected]

Giovanna Picillo

www.gpcom.com.br

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »