25/10/2023 às 12h14min - Atualizada em 26/10/2023 às 00h01min

Fundada por dois médicos, Volcà Foods traz saúde e conveniência para a mesa dos brasileiros

Foodtech inova no mercado de caldos em caixinha com apoio da Tetra Pak e CNPq

Catalina De Vera
https://www.volcafoods.com/
Volcà Foods

São Paulo, 25 de outubro de 2023 – Caldos nutritivos, saborosos e convenientes, sem comprometer a qualidade: essa é a proposta inovadora da Volcà Foods, marca fundadada em 2021, pela médica radiologista formada pela Santa Casa de São Paulo, Laise Kuryura, e o médico de família, professor e pesquisador, José Valladão Júnior. A ideia nasceu durante o auge da pandemia. Passando mais tempo em casa, os dois começaram a cozinhar com uma frequência ainda maior.

À medida que se aventuravam na preparação de refeições caseiras, ficou evidente o desafio de encontrar caldos que fossem verdadeiramente saborosos, saudáveis e feitos com ingredientes naturais – já que as opções disponíveis no mercado estão carregadas de sódio e aditivos artificiais.

"Foi nesse momento de frustração e inspiração culinária que nasceu a a Volcà Foods, com a missão de oferecer caldos que atendessem a essas necessidades fundamentais de sabor, saúde e qualidade dos ingredientes, principalmente para pessoas com agendas ocupadas.", explica Laise Kuryura, fundadora e CEO da foodtech, a mente criativa por trás dos produtos da Volcà. A empresa adota um modelo inovador que combina sustentabilidade e economia circular, promovendo responsabilidade social e ambiental em todas as etapas de produção de seus caldos culinários.

O nome da marca, Volcà Foods, é uma homenagem à língua catalã, um dos idiomas da Catalunha, uma região espanhola conhecida por sua cultura rica e paixão pela gastronomia. O nome significa "vulcão", refletindo assim a ideia de que os alimentos são como a energia transformadora que emana dos vulcões, essenciais para uma vida vigorosa e saudável.

Sustentabilidade, qualidade e praticidade

Com o compromisso de promover práticas ambientalmente responsáveis, a Volcà Foods usa vegetais que não costumam cumprir os requisitos estéticos exigidos pelo varejo como cor, tamanho, formato, entre outros. "Acreditamos que a verdadeira qualidade não reside apenas na aparência, mas também no sabor e nos nutrientes intrínsecos aos ingredientes. Portanto, ao resgatar e utilizar esses vegetais considerados imperfeitos, mas ainda repletos de sabor e de valor nutricional, estamos combatendo o desperdício de alimentos de forma eficaz. ", diz Laise.

Mas esse caminho não foi simples. Foram dois anos de intenso desenvolvimento, esforço e inúmeros desafios enfrentados por toda a equipe da Volcà. Desde estudos de receita e análises sensoriais até a construção da fábrica em Sorocaba, no interior de São Paulo, e o desenvolvimento próprio de equipamentos específicos para a produção em larga escala de caldos culinários.

A Volcà Foods optou por desenvolver um caldo de "longa-vida", embalado em caixinhas que podem ser facilmente transportadas e armazenadas na despensa. Essa escolha estratégica visa simplificar o dia a dia dos clientes, proporcionando uma solução culinária que está sempre à mão e contribui para a redução do desperdício alimentar, uma vez que os produtos têm uma vida útil mais longa, minimizando as chances de que os alimentos se estraguem antes de serem consumidos.

"Nossa premissa é que a praticidade não deve existir à custa da qualidade. É por isso que escolhemos cuidadosamente ingredientes frescos e naturais em vez de recorrer a aditivos químicos para realçar o sabor. Acreditamos que nossos consumidores merecem experimentar o sabor autêntico e nutritivo que só ingredientes de verdade podem oferecer, ao mesmo tempo em que desfrutam da praticidade", explica Laise.

Apoio da Tetra Pak: A Embalagem que Faz a Diferença

"Começamos a refletir sobre como esse caldo poderia ser armazenado e preservado sem comprometer sua qualidade e sabor. Nós, particularmente, tínhamos um desejo fervoroso de garantir que as embalagens utilizadas fossem completamente recicláveis. Foi exatamente por isso que buscamos uma parceria com a Tetra Pak. Queríamos a expertise deles para nos ajudar a encontrar uma embalagem que não apenas preservasse a qualidade e o sabor autêntico dos caldos, mas também pudesse ser facilmente reciclável", explica Laise.

As embalagens da Tetra Pak permitem que os caldos da Volcà Foods sejam armazenados de forma segura e preservem sua qualidade sem o uso de conservantes ou de aditivos artificiais. Além disso, essas embalagens são totalmente recicláveis, demonstrando o compromisso conjunto da Volcà Foods e da Tetra Pak com a sustentabilidade.

A Volcà capitalizou as vantagens oferecidas pela Tetra Pak, adotando o modelo de negócios conhecido como "copacking", um modelo de crescente relevância no mercado nacional. O processo envolve a colaboração de um fabricante, que fornece a formulação e os insumos necessários para a produção de alimentos, enquanto terceiriza a etapa de envase para um parceiro especializado, uma empresa copacker, que dispõe de infraestrutura e equipamentos Tetra Pak.

Além do apoio da Tetra Pak, é importante destacar que a Volcà Foods também foi vencedora de um edital promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia e a Secretaria de Empreendedorismo e Inovação. O edital tinha como objetivo fomentar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P, D&I) de empresas no âmbito das Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável, sobretudo no campo da Bioeconomia.

A Volcà Foods também ostenta a distinção "DNA USP" da Agência e Hub USP de Inovação, solidificando assim seu compromisso em promover a união entre ciência, nutrição e tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Sobre a Volcà Foods

Fundada em setembro de 2021, em Sorocaba, interior de São Paulo, a Volcà Foods é uma foodtech que tem como missão produzir caldos culinários nutritivos e sem conservantes em embalagem longa-vida. Criada para revolucionar a maneira como nos relacionamos com os alimentos, a empresa adota um modelo inovador que combina sustentabilidade e economia circular, promovendo responsabilidade social e ambiental em todas as etapas de produção de seus caldos culinários. Os produtos da Volcà Foods estão disponíveis para compra no site oficial da marca: https://www.volcafoods.com/


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp