25/10/2023 às 15h49min - Atualizada em 25/10/2023 às 20h10min

O uso de curcuminoides nos processos inflamatórios crônicos

Estudos apontam a capacidade da curcumina ajudar na saúde de quem sofrem de dor

Assessoria
Endogen

*Por Daniel Pereira Medical Science Liaison da Endogen

Com o avanço da ciência e as profundas contribuições das tecnologias sobre as plantas medicinais, a sociedade tem se beneficiado com o resultado dos esforços de diversos pesquisadores, os quais geraram suas contribuições em produtos baseado em evidência científica, aplicáveis na saúde humana, em especial, a população que sofre de processos inflamatórios crônicos e dano celular como na dor crônica e infertilidade masculina.

A inflamação crônica é a resposta do organismo frente a uma “agressão” que a célula sofre mais de 3 meses sem reparo do dano celular, enquanto o dano celular é caracterizado pela incapacidade da célula em se adaptar a tanta agressão sofrida (estresse), dificultando a reação da sua função. Algumas plantas medicinais, como a Cúrcuma longa L. contém curcuminoides, como a curcumina que ajuda a célula a combater as agressões sofridas, promovendo saúde e trazendo equilíbrio ao organismo.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), uma planta medicinal é uma espécie vegetal, cultivada ou não, utilizada com propósitos terapêuticos; no caso da espécie Cúrcuma Longa, são os curcuminoides responsáveis pela atividade biológica no organismo, entre eles a curcumina, que tem sido estudada nos últimos anos devido ao seu efeito no organismo humano tanto nos processos inflamatórios quanto no dano celular, mostrando que a planta usada na culinária tem aplicação na saúde.

Muitos estudos apontam a capacidade da curcumina ajudar na saúde dos pacientes que sofrem de dor e de doenças promovidas pelos danos celulares, além disso, a ciência mostrou que pessoas saudáveis também podem se beneficiar das propriedades biológicas da curcumina para melhorar a sua qualidade de vida. Um artigo publicado na revista Artery Research, elucidou a capacidade da curcumina em melhorar a complacência da arterial carótida em mulheres na pós-menopausa. 

Um outro estudo clínico foi publicado pela revista Age (Omaha), no qual os pesquisadores avaliaram 30 voluntários saudáveis durante 60 dias, suplementando-os com curcumina em comprimidos, na perspectiva de entender os efeitos antioxidante. Os resultados evidenciaram que a ingestão diária de curcumina, diminui significativamente os danos celulares, melhorando a sua função, impactando positivamente no tecido, órgão, sistema e consequentemente no organismo como um todo, mostrando que este suplemente alimentar (curcumina) pode auxiliar o organismo a restabelecer o equilíbrio e manter a homeostase em evidência.

Por fim, a curcumina apresenta diversas propriedades farmacológicas, dentre elas, destacam-se a ação anti-inflamatória e antioxidante. Além disso, este composto ajuda a reduzir o nível de colesterol, também pode colaborar na saúde do sono devido ao efeito sedativo. Os danos celulares podem desenvolver no indivíduo a doença de Alzheimer, por causa disso, a comunidade científica considera a curcumina bastante atraente como um forte aliado na prevenção e tratamento desta doença, devido ao efeito de proteção aos células do sistema nervoso central como os neurônios. para doença de Alzheimer devido ao efeito de proteção ao neurônio. 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp