25/10/2023 às 17h58min - Atualizada em 25/10/2023 às 20h02min

BASF está selecionando projetos culturais, esportivos e sociais com incentivo fiscal

Inscrições estão abertas até o dia 30 de outubro no website Banco de Incentivados da Prosas (BIP) para instituições que queiram submeter à avaliação seus projetos

Larissa Batalha
Divulgação: BASF
A BASF, por meio das leis federais de incentivo, pretende investir em projetos culturais, esportivos e socioambientais com objetivo de promover educação científica, ambiental, geração de renda e proteção dos recursos naturais. As iniciativas devem ser implementadas nos municípios onde a companhia tem unidades produtivas ou relacionamentos diretos com as comunidades locais, como Camaçari e Dias D´Avila (BA), Guaratinguetá, Indaiatuba, Jacareí, São Bernardo do Campo, São Paulo e Santo Antônio de Posse (SP) e Jaboatão dos Guararapes (PE).

Os proponentes interessados devem cadastrar seus projetos no Banco de Incentivados da Prosas (BIP) até o dia 30 de outubro. Podem participar desta seleção iniciativas de pessoas físicas ou pessoas jurídicas - com ou sem fins lucrativos -, Organizações da Sociedade Civil (OSCs), Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, além de Fundos do Idoso, desde que estejam aprovados pelos respectivos órgãos municipais, estaduais e federais, e com toda a documentação liberada para receber os patrocínios.

Para patrocínio, os projetos também precisam contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), com foco em:
 
  • Empregabilidade: impactar positivamente as pessoas por meio da qualificação de mão-de-obra, geração de oportunidades de trabalho e renda ou estratégias semelhantes. Oficinas, cursos, capacitação para elaboração de projetos, orientações para o mercado de trabalho cultural e esportivo, para aprendizados que podem impactar e proporcionar oportunidades são alguns dos exemplos.
 
  • Educação Científica: projetos que visam a realização ou apoio a atividades de educação científica, ambiental, tecnológica, em engenharia e matemática (STEM).
 
  • Educação Ambiental e Proteção dos Recursos Naturais e da Biodiversidade: projetos que visam a realização ou apoio a atividades de educação ambiental, proteção aos recursos naturais e à biodiversidade, como a realização de exposições e mostras elaboradas com uso de materiais recicláveis, livros, filmes e outras manifestações culturais que contribuam para a conscientização ambiental e a valorização da biodiversidade.

Outro critério determinante para a escolha das iniciativas é o impacto causado por elas na promoção e valorização da diversidade, prioritariamente a grupos socialmente minoritários, como mulheres, população negra, povos indígenas, pessoas com deficiência, comunidade LGBTI+ e pessoas acima de 60 anos.

Um exemplo foi a parceria da empresa com a Sociedade Rosas de Ouro no carnaval de São Paulo, no início do ano, com objetivo de apoiar o trabalho envolvido na produção do desfile da instituição. O projeto auxiliou a geração de renda para costureiras, cenógrafos, marceneiros, além servir como oportunidade para a empresa desenvolver uma formação em educação antirracista para os colaboradores. A escola de samba debateu no sambódromo as conquistas do povo negro através dos tempos, desde seus ancestrais escravizados até os dias atuais.

Ivânia Palmeira, consultora de Sustentabilidade da BASF, conta que o objetivo de escolher os projetos por meio de uma plataforma e assegurar a transparência e conexão das iniciativas com o propósito da empresa, que busca tratar os principais desafios socioambientais do nosso tempo, como a mudança climática e o respeito à diversidade, com soluções práticas que possam gerar valor à sociedade e para seus negócios. Ela cita um exemplo. “Se pretendemos criar química para um futuro sustentável, a proteção dos recursos naturais é um imperativo para podermos melhorar a situação do meio ambiente e também gerar possibilidades de negócios a partir dessa premissa”, diz.

Em 2022, mais de 603 mil pessoas foram beneficiadas pelas mais de 237 ações de sociais e ambientais de engajamento da BASF na América do Sul. O impacto partiu tanto da rede de parceiros da empresa, como também de seu programa de voluntariado, que conta com cerca de 1 mil colaboradores em todo o continente.

 
Parceria BASF e PROSAS

A BASF realizou uma parceria com a Prosas, que é uma plataforma e uma empresa de consultoria, que possibilita para as empresas parceiras o acesso ao Banco de Incentivados da Prosas. Dessa forma, a plataforma auxiliar na captação de projetos para viabilizar a destinação de recursos para projetos selecionados pelas empresas. A startup promove o fomento do empreendedorismo social, apoiando a busca por patrocinadores para projetos aprovados na Lei Rouanet, Lei do Esporte, Infância e Adolescência ou Fundo do Idoso.

Serviço:

O cadastro de projetos no BIP é gratuito e deve ser realizado até dia 30 de outubro pelo endereço: https://bip.prosas.com.br/.

Os projetos já cadastrados no BIP serão considerados neste processo de seleção e não necessitam fazer novo cadastro.

Dúvidas sobre a inscrição dos projetos no BIP deverão ser encaminhadas pelo e-mail [email protected] e [email protected].

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp