24/10/2023 às 11h45min - Atualizada em 25/10/2023 às 00h09min

Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos recebe autoridade máxima da cultura dos Ovimbundu da Angola

A visita de Sua Majestade à Secretaria Municipal de Educação teve como objetivo estreitar os laços entre Brasil e Angola, promovendo diálogos sobre a importância da preservação e valorização das tradições culturais africanas.

Luzia Moraes
Sua Majestade Soma Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI


No dia 23 de outubro, a Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos teve a honra de receber Sua Majestade Soma Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI, que é uma autoridade máxima da cultura dos Ovimbundu, sua comitiva e o autor Freddy Carlos todos vindos, de Angola. O encontro, que teve início às 9:00, foi organizado por Isidro Sanene, presidente autor e idealizador da Casa de Cultura da Angola, juntamente com seu diretor Wilson Xavier, contando com o apoio institucional do Consulado da Angola. A visita aconteceu a convite da Secretaria da Educação e da Secretaria de divisão técnica de políticas para adversidade e inclusão educacional.

A visita de Sua Majestade à Secretaria Municipal de Educação teve como objetivo estreitar os laços entre Brasil e Angola, promovendo diálogos sobre a importância da preservação e valorização das tradições culturais africanas. A recepção contou com uma apresentação especial do Canto das Três Raças, interpretado pela renomada cantora Célia Nascimento. 
Na sequência, uma reunião foi realizada na sala de reuniões com a presença do Secretário da Educação, Alex Literale, a Subsecretária Adjunta Fabia Costa, a presidente do COMPIR, Luiza Owhoka, além de Cláudia Lucena, Lucília Ribeiro, Marlucia Vieira e Sueli Mariana, todas da divisão técnica, e Solange Turgante, diretora do DOEP.

Após a visita à Secretaria Municipal de Educação, Sua Majestade e sua comitiva dirigiram-se ao Paço Municipal, na Prefeitura de Guarulhos, onde se encontraram com o prefeito da cidade, Gustavo Henrique Costa (Guti). 
Em seguida, participaram da atividade intitulada "Africanidades: Vivências Bantu e Angolana", realizada na EPG Dorcelina de Oliveira Folador.

O evento, que faz parte do Projeto Dorcelina em Ação: 20 Anos da Lei 10.639/03, teve como objetivo proporcionar aos alunos um contato mais próximo com a cultura africana, suas tradições e contribuições para a sociedade. 
Durante a atividade, os alunos do período vespertino realizaram uma apresentação cultural de ciranda de roda. Sua Majestade também proferiu uma palestra, respondendo a diversas perguntas e permitindo que os estudantes mergulhassem no universo das africanidades, enriquecendo seu conhecimento e promovendo a valorização da diversidade étnico-cultural.

A presença de Sua Majestade Soma Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI em eventos como esse fortalece os laços entre as nações e enriquece o processo educativo, proporcionando uma vivência única aos estudantes. A Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos sente-se honrada em receber Sua Majestade e reafirma seu compromisso com a valorização da cultura africana e o respeito à diversidade étnica e cultural.

A atividade "Africanidades: Vivências Bantu e Angolana" foi um momento enriquecedor e inspirador, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a igualdade e a justiça social.

Endereços: Secretaria Municipal de Educação. Rua Claudino Barbosa, 313 - Macedo, Guarulhos - SP

EPG Dorcelina de Oliveira Folador. Rua Umuarama, 290 Parque Jurema Guarulhos, São Paulo

Texto. Zenaide dos Santos, jornalista colunista

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp