24/10/2023 às 14h05min - Atualizada em 25/10/2023 às 00h08min

Associação de Organizações da Sociedade Civil, Integra Campinas, realiza apresentação institucional em reunião com a prefeitura de Campinas (SP)

Criada há menos de um ano para atuar no assessoramento e na gestão das entidades filantrópicas, Integra já conta com 50 entidades associadas

Redação
Equipe da Integra Campinas se encontrou com o prefeito e poder executivo da cidade para apresentar suas ações - Crédito: Firmino Piton

Nesta terça-feira (17), a Integra Campinas, associação de entidades filantrópicas da região, realizou uma reunião com a Prefeitura Municipal de Campinas para apresentar sua atuação junto às organizações da sociedade civil (OSCs) que trabalham com assistência social, educação, saúde, proteção do meio ambiente, entre outras, em prol do desenvolvimento social. Participaram da apresentação a diretoria da Integra; o Prefeito de Campinas, Dário Saadi; a secretária adjunta de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Clébia Oliveira; a gestora da Área de Vigilância Socioassistencial, Gisleide Abreu Viana; a coordenadora municipal de Saúde, Sara Sgobin; a coordenadora setorial de Educação Básica, Patricia Furlan; o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes; e o coordenador setorial de Planejamento e Gestão Ambiental, Geraldo Ribeiro Neto. 

Criada em novembro de 2022, a Integra atua no assessoramento e gestão das OSCs, oferecendo apoio jurídico, administrativo, técnico, financeiro e de compliance, a fim de colaborar com o desenvolvimento das entidades. A associação também cuida da defesa de causas e reivindicação de direitos, sendo uma voz forte para ampliar o reconhecimento da importância social das entidades de Campinas. A Integra promove, ainda, o desenvolvimento de parcerias, a mobilização social e a articulação em rede, fortalecendo o Terceiro Setor na região.

Lúcia Decot Sdoia, vice-presidente de Comunicações e Relações Institucionais da associação, comenta que o objetivo da Integra Campinas é possibilitar que as entidades cumpram sua função de maneira mais efetiva e, assim, colaborar com o desenvolvimento social de maneira plena e integral. “Este encontro com o prefeito representa a voz que queremos ser para as organizações. Nos apresentar para o gestor máximo do Executivo da cidade fortalece ainda mais a associação”, diz.

Lúcia Decot Sdoia, vice-presidente de Comunicações e Relações Institucionais da associação, destacou que o papel da Integra junto às OSCs - Crédito: Firmino Piton

Hoje, a Integra já conta com 50 organizações associadas e tem buscado ações com a sociedade civil e o poder público, fortalecendo a ação social na região de Campinas. “A Integra quer congregar, mobilizar, assessorar e ser representante das entidades filantrópicas da região. O prefeito entendeu a razão de ser da associação e nos prometeu apoio nas futuras discussões para o bem de Campinas e região”, conta Dettloff von Simson Junior, presidente da Integra Campinas.

Dettloff von Simson Junior, presidente da Integra, diz que a meta para o próximo ano é alcançar ainda mais OSCs - Crédito: Firmino Piton

Durante a reunião, foram apresentados os pontos de atuação da associação junto às OSCs e levantadas sugestões por parte do poder público sobre como podem ajudar e ampliar a atuação da Integra. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, parabenizou a iniciativa dos diretores. “As OSCs da nossa região fazem um trabalho maravilhoso, mesmo com pouco orçamento. Deixo a nossa gestão à disposição para ajudar no que cabe a ela”, completou.

O prefeito Dário Saadi se colocou à disposição da associação - Crédito: Firmino Piton

Sobre a Integra

Foi fundada em 09 de novembro de 2022 a Integra Campinas - Associação das Entidades Filantrópicas de Campinas e Região, em assembleia no Instituto Padre Haroldo, com a presença de 43 entidades atuantes na cidade. A identidade, finalidade e estatuto social da associação foram desenhados e validados em um coletivo de entidades, que se reuniu ao longo de 18 meses em 2021 e 2022. O processo de construção da Integra Campinas e a abrangência das organizações que lhe dão sustentação, com o apoio da Fundação FEAC, são evidências de alguns dos elevados princípios que a embasam, como a transparência, a equidade e a colaboração com autonomia.

A diretoria conta com a presença de Dettloff von Simson Junior (presidente do CPTI e Diretor Financeiro do PROGEN), Lúcia Decot Sdoia (presidente do Instituto Padre Haroldo), Raquel de Castro Duarte Martins (presidente do SPES - Serviço Social da Par. São Paulo Apóstolo), Joaquim Paulino de Oliveira Neto (diretor da Creche Menino Jesus de Praga) e Roberto Batista da Silva (presidente do Centro Comunitário do Jardim Santa Lúcia), além de suplentes e conselheiros, cada um de uma organização diferente.

Todas as entidades filantrópicas são convidadas a se associarem ou a requererem o registro através do e-mail [email protected]


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp