24/10/2023 às 11h28min - Atualizada em 25/10/2023 às 00h03min

Cine Infância: cineclube itinerante nas escolas encerra programação de 2023 com sessão aberta em Campinas

Projeto integra Mostra Cultural da Escola Municipal Raul Pila, no Jardim Flamboyant, no dia 1º de novembro

A2N Comunicacão
A2N
O Cine Infância é um projeto cineclubista voltado para a infância que, ao longo do ano, tem visitado diversas escolas públicas de Campinas, exibindo curtas-metragens brasileiros para o público infantil, em sessões que envolvem rodas de conversa e atividades artístico-culturais planejadas especialmente para este público. O projeto conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas - FICC 2022, e vai terminar sua programação de 2023 na Mostra Cultural Raul Pila em 1º de novembro, de modo bem especial, pois as sessões são abertas, além de gratuitas.

A Mostra Cultural organizada pela EMEFEI/EJA Raul Pila acontece nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, na própria escola, que fica na Rua Promissão, 230, Jd. Flamboyant, em Campinas. Trata-se de um evento pedagógico que tem como objetivo trazer experiências diversas para os alunos da unidade escolar, trabalhando o respeito à diversidade e a construção de novos conhecimentos, além de estimular suas percepções de pertencimento. Alguns eventos são voltados somente para os alunos, mas há programação aberta à comunidade, no Dia da Escola Aberta, que será em 1º de novembro.

É neste dia que o Cine Infância faz suas exibições na escola, em dois horários: das 8h30 às 10h e das 10h às 11h. O filme escolhido é "O Dono de Casa", dirigido por Anderson Lima, uma produção mineira de 2018. Na história, um menino pede para brincar com as meninas. No início ele é dono de uma oficina, mas sem carros para consertar, ele precisa encontrar outro papel na brincadeira. A projeção contará com interpretação em Libras e legendas. A entrada é aberta e gratuita.

Todos os filmes exibidos pelo Cine Infância integram o catálogo da tradicional Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, e foram selecionados priorizando, além das temáticas, recursos de acessibilidade, como audiodescrição e Libras. Para a escolha das atividades relacionadas aos filmes e a forma de trabalhá-las com as crianças, o Cine Infância conta com a colaboração de Pâmela Raizia, pedag
oga voluntária no projeto, arte-educadora, artista, poetisa e mestra em Artes da Cena. Neste ano, o projeto passou por outras 07 escolas públicas e envolveu mais de 500 crianças de Campinas.


Especial para Professores
Além da sessão aberta na escola Raul Pila, outra ação especial planejada pela equipe do  Cine Infância em Campinas será uma oficina de formação sobre cineclube nas escolas destinada a professores. Essa ação tem o objetivo de apresentar os resultados das exibições realizadas nas escolas e fornecer aos docentes informações sobre o uso de filmes em sala de aula. Os participantes terão acesso a aspectos de curadoria, análise fílmica e estruturação de atividades cineclubistas e artístico-culturais, a fim de que possam desenvolver propostas semelhantes com seus alunos.

A formação ocorrerá no dia 11 de novembro, das 09h às 12h, na Casa de Cultura Aquarela, que fica na Rua Antônio Carlos Neves, 338 - Chácaras Campos Elíseos, em Campinas. A oficina é gratuita, aberta a qualquer interessado, mas é preciso se inscrever até o dia 05 de novembro por este link.

O Cine Infância foi contemplado e patrocinado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas - FICC 2022, pertencente à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas e que tem como finalidade fomentar a produção artística local.

O projeto é idealizado por Fernanda Teodoro Viana, formada em Letras - Inglês/Literaturas pela UERJ e Cinema (UFSC), com pós-graduações em Literatura Inglesa e Americana e em Direito do Entretenimento. Fernanda tem experiência na produção de curtas-metragens de ficção e documentários, bem como de mostras e festivais de cinema. Ela também está envolvida na área de exibição, distribuição e licenciamento de filmes, e no desenvolvimento de projetos audiovisuais. Membro da Câmara Temática do Audiovisual de Campinas, que produz a Mostra Amilar Alves em Campinas desde 2018, também é membro do ICINE (Fórum do Cinema do Interior Paulista).

Em 2022, lançou o documentário de curta-metragem "Haitianas", vencedor do Prêmio Estímulo à Produção de Curtas, no qual atuou no roteiro, direção e produção. Sua experiência com atividade cineclubista inclui o projeto Cine Resista em Campinas/SP, voltado à exibição de documentários brasileiros, com participação de artistas de diversas modalidades para promover a cultura local e a diversidade cultural de Campinas. Com o Cine Infância, já aconteceram atividades em Campinas, que foram pausadas durante a pandemia. A circulação por escolas de Campinas, portanto, marca a retomada do projeto em sua configuração original. Para acompanhar a agenda e as novidades do Cine Infância, o canal do instagram é @cineinfancia.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp