24/10/2023 às 18h08min - Atualizada em 25/10/2023 às 00h03min

5 erros comuns na hora de limpar a casa

Especialista da Camesa explica como alguns detalhes que muitas vezes acabam passando despercebido na hora da faxina fazem toda a diferença no resultado final

Thaiane Muniz
Powermaid

Faxinar a casa é fundamental para manter o ambiente sempre limpo e organizado. Além de proporcionar um espaço visualmente agradável, a limpeza ajuda a prevenir a proliferação de germes, bactérias e alérgenos que podem afetar a saúde dos moradores. A remoção de poeira, sujeira e resíduos é importante para diminuir o risco de problemas respiratórios e alergias, por exemplo.  

Segundo Camila Shammah, gerente de produtos da Camesa, manter o lar limpo e arrumado também promove um bem-estar psicológico. “Um ambiente desorganizado e sujo pode afetar diretamente a saúde mental da pessoa, gerando situações de desconforto e incomodo visual perante aquela situação”, afirma. 

Abaixo, o especialista indica como fugir de 5 erros comuns que acontecem na hora da limpeza e arrumação do lar. Confira:
 

Não usar produtos adequados para cada superfície

Usar o mesmo produto de limpeza em todas as superfícies pode causar danos, principalmente em materiais mais sensíveis como mármore, granito ou madeira. “Sempre leia os rótulos dos produtos de limpeza e escolha os adequados para cada tipo de local, um exemplo de itens que não funcionam em pisos de madeira, são a água sanitária e esponja de aço, que podem riscar o revestimento e acelerar o desgaste do material”, indica.

Não deixar os produtos agirem

Muitas vezes, as pessoas passam um produto de limpeza e logo já o retiram da superfície aplicada, sem esperar o tempo suficiente para que ele faça seu efeito sobre a sujeira ou germes. “Deixe as substâncias agirem pelo tempo indicado nas instruções antes de esfregar ou enxaguar, desta forma terá um resultado mais eficiente”, pontua.

Não usar ferramentas adequadas

Utilizar a mesma vassoura para todos os ambientes ou não trocar panos de limpeza com frequência, pode acabar resultando em uma limpeza ineficaz. “Use sempre as ferramentas certas para cada tarefa, como aspiradores de pó com filtros apropriados e panos de microfibra para evitar a redistribuição de poeira. As vassouras devem ser separadas, mesmo que de uma forma mais geral entre os ambientes. Não use a mesma vassoura utilizada no banheiro, para limpar o quarto de uma criança”. 

Limpar apenas a superfície visível

Focar apenas nas áreas visíveis pode resultar em uma limpeza superficial e ignorar locais onde a sujeira e os germes se acumulam, como cantos, atrás de móveis e embaixo de tapetes. “Tente alcançar essas áreas menos visíveis regularmente, isso faz toda a diferença na hora do resultado final. Limpar apenas o que está em fácil acesso ou com maior visibilidade não é o suficiente, pois a sujeira escondida vai aumentando cada vez mais, gerando a proliferação de germes, bactérias e até mesmo animais, como formigas e baratas”, sinaliza.

Não estabelecer uma rotina de limpeza

Limpar a casa de forma irregular ou esperar até que a bagunça esteja maior, pode tornar o processo mais demorado e desafiador. “Crie uma rotina de higienização regular, distribuindo tarefas ao longo da semana para manter a casa organizada e limpa de maneira mais eficaz. Faça uma tabela separando os lugares da casa e dias da semana que vão receber a limpeza, de forma que se encaixe na rotina, para não sobrecarregar nenhuma função”, conclui.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp