23/10/2023 às 16h48min - Atualizada em 23/10/2023 às 20h01min

Programas de saúde integral e bem-estar melhoram qualidade de vida de empregados da Albras

Maior produtora de alumínio primário do país realiza programa voltado para orientação nutricional, estímulo à prática de atividade física e acompanhamento psicossocial. Mais de 520 pessoas estão beneficiadas com a adoção de novos hábitos e mais saúde

Renata Grieco
Divulgação Albras
Estudos demonstram a importância de valorizar a saúde e o bem-estar dos colaboradores e como esse trabalho impacta diretamente na motivação, satisfação e produtividade dos funcionários e, consequentemente, nos resultados das empresas. Tendo o cuidado com seus empregados como um pilar, a Albras, joint-venture entre a Hydro e a NAAC - Nippon Amazon Aluminium Co. Ltd, criou o programa Vida Saudável, cujo objetivo é cuidar da saúde física, emocional e mental dos empregados. Hoje, mais de 520 pessoas participam da iniciativa, entre empregados próprios e terceirizados.

“Estimulamos diversas iniciativas como impulsionadoras hábitos saudáveis, com foco em viver mais e melhor. Para isso, sugerimos a adoção de medidas simples, como realizar um exercício físico de forma regular, melhorar hábitos alimentares, evitar o excesso de bebidas alcóolicas e realizar exames de saúde de forma preventiva. Além disso, atuamos no combate ao tabagismo e ao consumo de drogas. O programa também trabalha aspectos relacionados à preservação da saúde mental, com práticas diárias que possam fortalecer os empregados nos aspectos familiares, sociais e ocupacionais”, explica Flavia Santos, gerente de Saúde na Albras.

Focado na promoção da Saúde Integral, o programa abrange questões como: orientação nutricional, estímulo à prática da atividade física, apoio emocional e mental, entre outras ações.  As ações são desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais das áreas da medicina, enfermagem, assistência social, nutrição, educação física e nutrição.
 
Vida Saudável Movimente: estímulo à atividade física
          No último ano, foi lançado o Vida Saudável Movimente, voltado para estimular a prática regular de exercícios físicos e o combate ao sedentarismo e obesidade, como outros fatores de risco de doenças cardiovasculares. Em 15 meses, o Movimente conquistou resultados de redução no número total de obesidade e sobrepeso entre os empregados da Albras, além de redução de casos de triglicerídeos e colesterol elevados.

          O acompanhamento é feito por meio de exames laboratoriais e, de acordo com a demanda clínica do empregado, são monitorados os demais riscos de adoecimento cardiovascular. Mensalmente, todos passam por exames periódicos ocupacionais e seus dados são avaliados e planilhados, com ações estabelecidas de acordo com os indicadores de saúde.

Além de oferecer ginástica laboral e apoio nutricional, a Albras firmou parcerias com academias para beneficiar os empregados da empresa com condições diferenciadas. A empresa ainda oferece o benefício de aderir à plataforma Gympass, que conta com parceiros credenciados em todo o país. Assim, a pessoa pode escolher um plano, de acordo com suas necessidades, e realizar aulas presenciais em academias e estúdios, atividades ao vivo online e aplicativos com conteúdo sobre bem-estar, meditação, terapias holísticas, apoio psicológico, nutricionista, entre outros.
 
Olímpiadas Albras: socialização e promoção da prática esportiva
Como parte do estímulo à prática da atividade física e à socialização dos empregados, o programa Vida Saudável promoveu as Olímpiadas Albras, entre 19 de agosto e 30 de setembro. Os participantes se inscreveram para competir nas seguintes modalidades: Beach Tennis, Circuito de CrossFit, Futebol Feminino e Masculino, Futsal Master, Jogos de Mesa e Tênis.

A competição contou com premiação dos participantes com o melhor desempenho e a eleição da Miss e Mister Olimpíada. A programação incluiu uma gincana para crianças de 6 a 10 anos, todas filhas de empregados da Albras, acompanhados dos pais ou responsáveis. Os uniformes foram oferecidos pela empresa e os jogos ocorreram às terças e quintas-feiras, além do sábado, no Cabana Clube, em Barcarena.
 
Saúde Mental e qualidade de vida
O Vida Saudável apoia no mapeamento dos agentes que geram estresse na empresa e contribui, por meio de programas preventivos e assistenciais, para que o funcionário possa gerenciar essa situação e garantir o equilíbrio físico e emocional. O programa contempla acompanhamento psicossocial e controle de fadiga.
Para auxiliar os empregados na organização e na priorização dos seus compromissos com a sua saúde e o seu bem-estar, a ferramenta “Roda da Vida”, auxilia na reflexão sobre os diversos aspectos que impactam na sua rotina, medindo sua satisfação em relação a sentimentos, relacionamentos, trabalho, finanças, tempo livre, assim como do seu propósito.
Outra frente na área de Saúde é o Avante, um programa de Prevenção e Tratamento do Uso Indevido de Álcool e Outras Drogas (PPTAD). A iniciativa é realizada pelos profissionais de saúde do Vida Saudável e tem como premissa o sigilo e preservação da vida.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp