23/10/2023 às 14h30min - Atualizada em 23/10/2023 às 16h10min

Ensaios comprovam eficácia de tecnologia no controle dos principais detratores de produtividade do algodoeiro

Tecnologia inédita no Brasil permite combater múltiplos alvos com menos aplicações, proporcionando crescimento sustentável na lavoura e melhor qualidade da fibra do algodão brasileiro

Julia de Souza Calaça
Ihara

A ascensão do Brasil à posição de terceiro maior produtor global de algodão na safra 2022/2023 demonstra que os cotonicultores têm investido em novas tecnologias para o manejo eficiente de pragas e doenças, garantindo assim o volume de produção e a qualidade da fibra, considerado um item importante principalmente pela indústria têxtil. Segundo estimativas da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), a safra 2023/204 deverá crescer em 8,4% na área plantada, podendo chegar a 1,81 milhões de hectares, com produção de 3,29 milhões de toneladas.

Para entregar produtividade e qualidade da fibra, o agricultor precisa estar atento aos cuidados da cultivar do algodão, desde o preparo do solo até a colheita. Nesse sentido, é fundamental que o cotonicultor escolha a variedade adequada, considerando a região em que o plantio será feito, além de realizar o manejo adequado para o controle de pragas e doenças, que podem ocasionar perdas em até 70% da produção, como é o caso do Bicudo (principal praga da cultura do algodão em função da sua alta capacidade de reprodução e elevado poder destrutivo) e da Ramulária (doença que atinge todas as fases de crescimento do algodoeiro, causando danos às folhas e reduzindo de forma significativa a qualidade da fibra).

“O controle de pragas e doenças tem se tornando ainda mais difícil nos últimos anos devido à resistência apresentada e, por consequência, depende de tecnologias cada vez mais eficientes e seguras no campo. Para atender essa necessidade no campo, o Chaser EW, solução inédita no Brasil que une em um único produto ação inseticida e fungicida, vem apresentando alta performance no combate de diversos alvos na cultura do algodão. O risco de resistência também é reduzido com essa nova formulação”, ressalta o engenheiro agrônomo e gerente de Marketing Regional da IHARA - empresa de pesquisa e desenvolvimento de defensivos agrícolas - Roberto Rodrigues.

O gerente destaca que o Chaser EW possibilita que o cotonicultor simplifique o manejo. “Para o controle de alvos como Bicudo, Complexo de Lagartas, Pulgões e Ácaros, o agricultor investe em média 26 aplicações de inseticidas durante o ciclo da cultura. No combate à doença, o cotonicultor faz uma média de oito aplicações de fungicidas por ciclo. Com um único produto que une ação inseticida e fungicida, como é o caso do Chaser EW, é possível combater múltiplos alvos com muito menos aplicações”, explica Rodrigues.

Tecnologia revoluciona manejo, garantindo produtividade e qualidade da fibra

De acordo com resultados de ensaios realizados pelo Instituto Mato Grosso do Algodão, em lavouras da região, o Chaser EW apresentou alta eficácia no controle do Bicudo e no combate a Ramulária.

Outros ensaios foram conduzidos pela equipe de pesquisadores da IHARA em lavouras de Mato Grosso, Bahia e São Paulo, onde foram constatados resultados significativos no controle de outros alvos: Ácaro Rajado (81% de eficácia) e Pulgão (93%). Na região de Rio Verde (GO), a tecnologia apresentou 70% na performance de combate ao Ácaro Rajado.

Um dos pontos fortes da fórmula do Chaser EW é a ação anti-feeding, que paralisa a alimentação das pragas de forma imediata. No caso dos ácaros, por exemplo, o Chaser EW tem efeito ovicida e controla todas as fases da praga.

“Desenvolver e tornar acessíveis essas soluções é o compromisso da IHARA com o agricultor brasileiro”, finaliza Rodrigues.

Sobre a IHARA

A IHARA é uma empresa de pesquisa e desenvolvimento que há 58 anos leva soluções para a agricultura brasileira, setor no qual é reconhecida como fonte de inovação e tecnologia japonesa como uma marca que tem a credibilidade e a confiança dos seus clientes. A empresa conta com um portfólio completo de fungicidas, herbicidas, inseticidas, biológicos, acaricidas e produtos especiais somando mais de 80 soluções que contribuem para a proteção de mais de 100 diferentes tipos de cultivos, colaborando para que os agricultores possam produzir cada vez mais alimentos, com mais qualidade e de forma sustentável. Em 2022, a IHARA ingressou no segmento de pastagem, oferecendo soluções inovadoras para o pecuarista brasileiro. Para mais informações, acesse o site da IHARA. 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp