20/10/2023 às 12h17min - Atualizada em 21/10/2023 às 00h03min

Mais de 700 milhões de pessoas no mundo não têm eletricidade

Sistema de energia fotovoltaica e luminárias solares levam luz e água a regiões remotas

Raquel Moreno
Na foto, Marcelo Takao, Gerente de Produtos da Signify (CRÉDITO: Divulgação Signify)
Atualmente, 733 milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso à energia elétrica e 90% desses indivíduos continuarão sem eletricidade até 2030, segundo o relatório “Tracking SDG 7: The Energy Progress Report”, produzido pelo Banco Mundial, Organização Mundial da Saúde (OMS), Divisão de Estatística das Nações Unidas (UNSD) e demais parceiros como a Agência Internacional de Energia (IEA) e a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA).

No Brasil, 99,8% da população tem energia elétrica, conforme a pesquisa PNAD Contínua do IBGE, contudo quase 1 milhão de pessoas continuam sem acesso ao serviço, dentre os quais mais de 42 mil domicílios são de Minas Gerais. “Sem eletricidade, moradores recorrem a combustíveis altamente poluentes e danosos para a saúde – carvão, querosene e madeira. Uma das soluções para a universalização do fornecimento elétrico é o sistema fotovoltaico, uma fonte sustentável e segura, e cada vez mais acessível graças às linhas de financiamento que podem subsidiar até 100% do investimento (materiais do gerador – painéis, inversores, estruturas –, projeto, instalação e homologação do sistema junto à concessionária)”, explica a coordenadora de iluminação do Grupo Loja Elétrica, Lorena Mattos.

A energia renovável evoluiu de tal maneira que há ainda uma alternativa simples que dispensa a instalação de placas solares. “Trata-se da luminária solar integrada com os LEDs para iluminação, bateria, controlador de carga e painel fotovoltaico. A solução armazena a energia solar durante o dia e acende automaticamente à noite. É um recurso durável, de longa vida útil, fácil de instalar e altamente eficaz para áreas rurais e demais regiões sem acesso à eletricidade, bem como para parques, indústrias, escolas e shoppings. Sua autonomia depende de alguns fatores, como o período de exposição à radiação solar, a eficiência e qualidade do sistema (controlador, painel, leds e bateria) e perfil de uso e dimerização, podendo ser de até duas noites de autossuporte”, descreve Marcelo Takao, Gerente de Produtos da Signify, empresa detentora das marcas Philips, Interact e ColorKinectis.

Segundo Marcelo, no mercado é possível encontrar diversos modelos que variam entre refletores, de chão, arandelas, com sensor de luminosidade e presença. “Algumas luminárias solares também funcionam como elemento decorativo em projetos de paisagismo”, finaliza.

Falta de energia elétrica dificulta acesso à agua

Outro impacto da ausência de serviço de energia elétrica, especialmente em localidades remotas, sem água encanada ou sem sistema de poço artesiano, é na captação e no tratamento de água, limitando o morador a utilizar gerador a diesel ou gasolina, o que contribui para a poluição do ar e o aquecimento global. “Além da emissão de gases nocivos, o gerador a combustível tem custo de instalação elevado, assim como a sua manutenção, e exige uma série de cuidados para prevenir incêndios, vazamentos e contaminação”, pondera Herbert Abreu, técnico eletrotécnico da Loja Elétrica.

Para solucionar o problema, o bombeamento de água alimentado por energia solar fotovoltaica é uma alternativa responsável e eficaz, como explica Herbert Abreu. “A bomba d’água solar é uma energia limpa, sem bateria, de custo baixo e simples de instalar. Seu uso pode ser residencial, na pecuária, para irrigar plantações e até mesmo reutilizar a água da chuva”, elucida.

Segundo o especialista, o sistema pode ser submerso, quando é instalado em um reservatório, poço ou rio; e para superfície, quando a bomba é implantada nas proximidades da superfície de fontes naturais da água.



 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp