20/10/2023 às 15h24min - Atualizada em 21/10/2023 às 00h01min

Fim de ano chegando? Especialista alerta para erros financeiros que devem ser evitados no período

Marcelo Pinho, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, explica os cuidados que os brasileiros devem ter com as finanças neste período 

Deiwerson Damasceno
Divulgação

O final do ano é uma época repleta de celebrações, festividades e momentos especiais com amigos e familiares. No entanto, essa temporada festiva também é frequentemente marcada por despesas extras, compras de presentes e viagens, o que pode levar muitas pessoas a enfrentarem desafios financeiros no início do próximo ano. 

Marcelo Pinho coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Unime Anhanguera, destaca a importância de analisar a necessidade das compras de fim do ano. “É um período que estamos mais emotivos e com o décimo terceiro na conta, o que faz com que as pessoas tenham a sensação de que a renda está maior e automaticamente vem o impulso de comprar algo”. 

Para evitar acúmulo de dívidas desnecessárias neste momento, Marcelo recomenda fazer um levantamento da situação financeira da pessoa e da família, priorizando primeiro o pagamento das dívidas antes de qualquer compra.

“Se tem uma dívida tem que assumir, não adianta entrar em desespero, as pessoas devem procurar os credores para fazer as negociações, e, atualmente, existem diversos feirões de negociação para parcelamentos, mas é importante tomar cuidado com parcelas muito altas”.

O especialista ressalta ainda que os principais erros que os brasileiros cometem no fim do ano são os excessos. “Ao invés de presentear todo mundo, faça uma lista com as pessoas que você quer mimar e tente dar um presente que seja significativo se atentando ao preço. Outro cuidado é com a compra de alimentos muito caros para as ceias; historicamente o brasileiro gosta de mesa farta, e é muito comum passarmos uma semana com aquelas comidas nesse período, portanto, ser cauteloso é fundamental. E para pessoas que ainda não se programaram para viajar no fim de ano, é importante que pesquisem os preços, qual destino vale mais a pena e se encaixa com seu orçamento, para evitar dívidas”.

No quesito poupar dinheiro, o docente explica que o ideal é que cada família ou indivíduo tenha de 6 a 12 meses do orçamento mensal como reserva em caso de alguma necessidade ou imprevisto como perda do emprego. 

Nesse sentido, Marcelo sugere fazer investimentos, sendo o ideal, colocar uma parcela dos ganhos numa aplicação, que terá um rendimento. 

Por fim, o especialista ressalta que é importante cada um saber o quanto ganha. “Alguns indivíduos acabam confundindo seus rendimentos com o crédito que têm no cartão, trazendo a percepção de que recebem muito mais. Então é preciso analisar e colocar em primeiro lugar as contas que têm que pagar, sonhos a realizar, produtos que almeja comprar e organizar tudo isso em uma planilha”.

Sobre a Anhanguera 

Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores. 

Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País. 

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todos os estados brasileiros. 

Acesse o site e o blog para mais informações. 

 

Deiwerson Damasceno
Assessoria de imprensa das Faculdades Anhanguera no Nordeste
(11) 98455-3620


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp