20/10/2023 às 15h45min - Atualizada em 21/10/2023 às 00h00min

Faltam 10 dias para a 1ª GLOBALG.AP Tour no Brasil

Os desafios da internacionalização de negócios é um dos temas do evento. PariPassu é a anfitriã do evento, que acontece entre os dias 30 e 31 de outubro, em São Paulo

Daniely Borges
Arquivo PariPassu - divulgação
O Brasil é um dos principais países produtores de alimentos do mundo e, na economia nacional, o segmento é responsável por quase 25% do Produto Interno Bruto, que ultrapassa US$ 500 bilhões - equivalente à soma de todos os bens e serviços da Argentina. Vale destacar que o Brasil segue avançando nos mercados internacionais. Segundo divulgado pelo Ministério da Agricultura, as exportações de produtos do agronegócio em julho alcançaram um valor recorde para o período, US$ 14,43 bilhões. A tecnologia também impulsiona essa grande cadeia produtiva, é o que revela o levantamento Agricultura Digital no Brasil, realizado pela Embrapa, INPE e Sebrae. Oitenta e quatro por cento dos produtores utilizam ao menos uma tecnologia digital no processo produtivo e 70% declararam fazer uso da internet para atividades gerais ligadas à produção. 

Neste contexto, a rastreabilidade de alimentos é uma estratégia de negócios essencial, haja vista que a tecnologia impacta positivamente na qualidade dos alimentos que chegam ao mercado e na validação de processos de qualidade exigidos pelos países importadores. “Investidores estão de olho em negócios que têm esse pensamento, dando preferência para mercados que já os possuem. Ou seja, esse investimento apresenta menor risco para realização de aportes”, aponta Pietro Schenardi, Customer Manager da PariPassu.

Diante da relevância internacional e de olho nas oportunidades de aprimoramento de boas práticas agrícolas e promoção da segurança alimentar, acontece pela primeira vez no país a GLOBALG.AP TOUR, promovida pela GlobalG.A.P., entidade responsável pelo sistema de certificação internacional para produção e comercialização de alimentos. A iniciativa, que passará por 44 países em 6 continentes, acontece de maneira inédita no Brasil em parceria com a PariPassu, nos dias 30 e 31 de outubro, em São Paulo. 

Os debates sobre exportação fazem parte da programação GLOBALG.A.P. TOUR STOP Brazil. No dia 30 de outubro, acontece o painel “Exportação de Frutas: como o Brasil está posicionado?” mediado por Jorge Souza, gerente de Projetos da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas); com a participação de Leonardo Machado (APEX); Guy Crouzet (Greenyard); Lígia Falanghe Carvalho (Abacates do Brasil) e moderação de Matheus Witzler (SBCERT). 

Ainda sobre internacionalização, o painel “Tendências no mercados internacionais e desafios para a produção agrícola”, será mediado por Giampaolo Buso (PariPassu); e contará com a participação dos especialistas Angelo Lazo e Petra Koehler, ambos da GLOBALG.A.P; Janine Basso Lisboa (AgroDTech); Ana Paula Vendramini Manieri (GS1 Brasil). 

“Será um grande encontro do setor!  Vamos reunir todos os elos da cadeia de alimentos, desde produtores, distribuidores, varejistas e também associações representativas, para olhar para as boas práticas agrícolas e aquilo que está sendo exigido pelo mercado local e internacional atualmente. É um encontro onde poderemos falar tecnicamente sobre essa demanda, comparar protocolos, debater exemplos nacionais e internacionais. Estamos com uma expectativa alta pelos conhecimentos e pessoas das diversas fases da cadeia de abastecimento que iremos encontrar e ouvir”, comenta Giampaolo Buso, diretor-executivo da PariPassu, associada anfitriã do GLOBALG.A.P. TOUR STOP Brazil.

SERVIÇO:
Data:  30 a 31 de outubro de 2023
Local: Hotel Meliá Paulista, Avenida Paulista, 2181 - Consolação - SP
Inscrições: aqui

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp